Cuiabá registra menos casos de dengue que em 2025 e já vistoriou mais de 805 mil imóveis

Erlan Aquino

publicidade

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém ações permanentes de prevenção e controle das arboviroses e já realizou 805.397 vistorias em imóveis do município em 2026. O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti ocorre paralelamente ao monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e Zika registrados na Capital.

De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 33/2026, atualizado nesta quarta-feira (16), na 36ª Semana Epidemiológica, Cuiabá contabiliza 878 casos autóctones confirmados de dengue, com três óbitos confirmados. Apesar dos registros, o acumulado de casos permanece abaixo dos valores observados no mesmo período de 2025. A média semanal em 2026 é de 51,2 casos, número 6% menor que a registrada no ano passado.

“Os dados mostram que temos casos sendo registrados e que a vigilância precisa permanecer ativa, mas também mostram que estamos abaixo dos números registrados no mesmo período do ano passado. Por isso, o trabalho de prevenção não pode parar. Nossas equipes estão nas ruas, vistoriando imóveis e eliminando possíveis criadouros, enquanto orientamos a população a fazer a sua parte dentro de casa”, destaca a secretária interina de Saúde, Loicy Cunha.

Leia Também:  Documentário "No Coração de Cuiabá" estreia com sessão exclusiva e gratuita no Cine Teatro

O resultado acompanha o trabalho de vigilância e controle vetorial desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. Além dos 805.397 imóveis vistoriados, as equipes já trataram 87.158 imóveis, realizaram o tratamento de 97.270 depósitos e eliminaram 23.268 depósitos que poderiam servir como criadouros do mosquito transmissor.

Para a secretária adjunta de Atenção Especializada, Najla Brito, o monitoramento dos casos e as ações de prevenção são fundamentais para reduzir a circulação das doenças e garantir que a população procure atendimento diante de sintomas.

“A prevenção começa antes do aparecimento dos sintomas. A vistoria dos imóveis, a eliminação da água parada e o acompanhamento dos casos pelas equipes de saúde são medidas que acontecem de forma contínua. Também orientamos a população a procurar uma unidade de saúde ao apresentar sintomas, evitando a automedicação e permitindo que o paciente receba a avaliação adequada”, afirma Najla Brito.

A atuação das equipes é considerada uma das principais estratégias para reduzir a circulação do Aedes aegypti, já que a eliminação de locais com água parada impede que o mosquito encontre condições para se reproduzir. A orientação da SMS é para que os moradores também façam a vistoria dos próprios imóveis e eliminem recipientes como garrafas, pneus, vasilhames e reservatórios que possam acumular água.

Leia Também:  Mutirão gratuito oferece vacinação canina e feira de adoção no Canil Municipal neste sábado

Em relação à chikungunya, Cuiabá registra 133 casos confirmados em 2026, sem óbitos. O número de notificações acumuladas é de 143 e a média semanal é de quatro casos, 98,7% inferior à registrada em 2025.

Já para Zika, foram registradas nove notificações e três casos confirmados, com incidência acumulada de 0,4 caso por 100 mil habitantes e sem registro de óbitos.

A Secretaria Municipal de Saúde também reforça a importância da vacinação contra a dengue. A vacina Qdenga está disponível para crianças de 10 a 14 anos, em esquema de duas doses. Em caso de sintomas ou suspeita de dengue, chikungunya ou Zika, a recomendação é não se automedicar e procurar uma unidade de saúde para avaliação profissional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade