O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, neste sábado (31.1), a retirada de um enxame de abelhas que estava em uma árvore em frente a uma residência localizada no bairro Morada do Sol, em Sorriso (397 km de Cuiabá).
A equipe do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) foi acionada via 193, após a solicitante relatar a presença de um grande enxame de abelhas no local.
Ao chegar ao endereço informado, a equipe constatou que os insetos não apresentavam comportamento agressivo naquele momento. Diante do cenário, os moradores foram orientados a manter cautela e distância da área, sendo informados de que a retirada seria realizada de forma segura, sem a necessidade de extermínio.
Para a execução do procedimento, foi acionado um apicultor, que auxiliou a equipe na ocorrência. A captura das abelhas foi realizada em dois momentos distintos, de forma técnica e segura.
No primeiro momento, durante o período da tarde, foi instalada uma caixa apropriada para permitir a migração espontânea da colmeia, possibilitando que as abelhas se deslocassem naturalmente para o interior do recipiente, preparado para o transporte. Já no período noturno, foi realizada a retirada da caixa contendo a colmeia, procedimento adotado para garantir que as abelhas campeiras, que saem durante o dia em busca de alimento, retornassem e migrassem juntamente com a colônia.
A retirada ocorreu de forma conjunta entre a guarnição do Corpo de Bombeiros e o apicultor, sem intercorrências. A colmeia foi encaminhada para um apiário em região rural, garantindo a segurança das abelhas, bem como da população urbana.
Retirada segura
O Corpo de Bombeiros Militar alerta que ocorrências de ataques de abelhas podem ser comuns, especialmente em áreas urbanas. Por isso, a corporação orienta a população a estar atenta ao ambiente antes de realizar limpezas em áreas com vegetação ou cortes de árvores.
Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outros insetos agressivos, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de emergência 193 para solicitar assistência profissional.
Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes graves. Para mais informações sobre como se prevenir de ataques de abelhas, vespas e marimbondos, acesse as orientações do CBMMT.
Fonte: Governo MT – MT




























