Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Siga-nos nas redes sociais:

Denatran passa a ser secretaria e terá mais autonomia, diz ministro

Secretaria Nacional de Trânsito passa a existir a partir de quinta 14/09/2021 - 17:48:20

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou, hoje (13), que a transformação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em Secretaria Nacional de Trânsito, a partir desta quinta-feira (16), dará mais autonomia aos gestores públicos responsáveis por definir as leis e normas para o setor.

“A ideia é dar maior destaque para o tema [trânsito] dentro da agenda política do governo federal e maior autonomia administrativa, o que resultará em mais celeridade nos processos decisórios, além de um reforço na estrutura funcional, sem que isto acarrete aumento de despesas”, afirmou Freitas ao participar, nesta manhã, de uma reunião pública da Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados.

A criação da Secretaria Nacional de Trânsito consta do Decreto n º 10.788, publicado no Diário Oficial da União do último dia 8. O decreto trata da nova Estrutura Regimental do Ministério da Infraestrutura e estabelece que a secretaria será composta pelos departamentos de Gestão Política de Trânsito; de Segurança no Trânsito e de Regulação e Fiscalização.

 

 

 
 
 
 
 
 
O Denatran mudará para Secretaria Nacional de Trânsito! A alteração entra em vigor nesta quinta (16). 🚦🚏 Além de valorizar o tema dentro do setor público, o órgão agora tem mais autonomia para tornar decisões de forma mais rápida e eficaz. 🚗
Imagem

“A decisão de transformar o departamento em secretaria vai ao encontro do pilar de fortalecimento institucional previsto no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, aprovado pelo Contran [Conselho Nacional de Trânsito]”, acrescentou o ministro. “Conseguiremos dar maior peso político, mais relevância e mais estrutura [ao setor] sem aumentar despesas, só a partir da conversão de transformação e o remanejamento de cargos.

Com a iniciativa, a secretaria nacional assumirá a condição de órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Praticagem
Ainda durante a reunião da comissão parlamentar de Viação e Transportes, o ministro comentou que os custos com a atividade de praticagem (realizada pelos práticos, profissionais encarregados de orientar a entrada e a saída de navios dos portos marítimos ou fluviais) encarecem muito os custos de navegar pela costa brasileira, afastando investimentos.

“Entendo que este é um tema que tem que ser discutido; algo que tem trazido muito transtorno e inquietação para o setor produtivo, sobretudo para o setor do turismo. Há um incômodo geral com os altos preços praticados pela praticagem. [Custos] que acabam sendo muito relevantes para a cabotagem e para o turismo, afastando navios de cruzeiros do Brasil”, disse Freitas.

“Vemos a praticagem atuando com muita força para manter uma situação, em tese, de livre mercado, mas que não é bem assim. Teremos que discutir em que medida é necessária uma regulação econômica desta atividade para evitar abusos e já temos conversado bastante com a Marinha, até porque esta é uma questão que envolve segurança. Teremos que administrar as visões conflitantes que existem até dentro do próprio Parlamento. Sabemos o peso que este item tem na conta, principalmente quando estamos falando de cabotagem e de turismo”, concluiu o ministro.

Edição: Lílian Beraldo

© Ministério da Infraestrutura

Fonte: AG Brasil / Alex Rodrigues -

Veja tambem

19/10/2021 | SAÚDE MENTAL

Secretaria lança programação de pré-conferências para debater saúde mental em Sinop

19/10/2021 | TRE MANDATO CATTANI

Por unanimidade, TRE extingue ação que pedia perda de mandato de Cattani

_Corte não entendeu que houve infidelidade partidária e manteve vaga com bolsonarista_

19/10/2021 | OPERAÇÃO CAPISTRUM

Contratações irregulares da saúde geram afastamento de Emanuel

Em nota, prefeito se disse "surpreso" com decisão do Poder Judiciário

19/10/2021 | OPERAÇÃO CAPISTRUM

TJ afasta Emanuel da prefeitura de Cuiabá; chefe de gabinete é preso

Primeira-dama e assessores diretos do gestor também são alvos do Naco

19/10/2021 | PAGAMENTOS DE R$ 61 MILHÕES

Justiça torna réus Silval, Eder e mais 8; Blairo e mais 2 se livram

Caso se refere a uma das fases da Operação Ararath, sobre esquema de lavagem de dinheiro

18/10/2021 | CIRURGIAS GINECOLÓGICAS

Prefeitura faz mutirão de consultas pré-cirúrgicas em mulheres e define cirurgias

15/10/2021 | GOVERNO DO MATO GROSSO/ BOLÍVIA

Governador assegura fornecimento de gás natural a MT em reunião com ministro de Hidrocarburos e presidente da YPFB

Durante a reunião, nesta sexta-feira (15.10), Mauro Mendes também tratou da ampliação no fornecimento de gás para o Estado

15/10/2021 | MELHORIAS NO TRÂNSITO

Secretaria de Trânsito de Sinop busca implantar sistema usado na PRF

14/10/2021 |

Mães assistidas pela Assistência Social falam da importância dos serviços dos Cras para as famílias

14/10/2021 | LEGISLATIVO SINOP VEREADOR

VEREADOR APROVA PL QUE INSTITUI A “SEMANA DO EMPREENDEDORISMO”.

14/10/2021 | POLÍTICA DEPUTADO CATTANI

PL que concede incentivos fiscais para empresas que utilizam matéria-prima da agricultura de MT é aprovado

Proposta do deputado Gilberto Cattani estimula o empreendedorismo e fortalece economia

14/10/2021 | CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Dia 'D' de multivacinação será neste sábado em Sinop