Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Siga-nos nas redes sociais:

divórcio extrajudicial online vai continuar disponível em cartórios de todo o país.

Primeiro divórcio online foi realizado no Distrito Federal 20/06/2022 - 09:36:06

No ano passado, com as restrições do segundo ano da pandemia de covid-19, a convivência de muitos casais foi colocada à prova, e os cartórios brasileiros registraram mais de 80 mil divórcios extrajudiciais. Mas 2021 foi também o primeiro ano completo em que o ato oficial de separação pôde ser feito inteiramente pela internet, fator que pode ter contribuído para esse número recorde.

Com o impulso dado pelo distanciamento social e a regulamentação dos serviços cartoriais por meio online, feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda no primeiro ano de pandemia, os casais passaram a ter a opção de resolver toda burocracia sem precisar se encontrar.

O primeiro divórcio extrajudicial inteiramente online foi realizado por um cartório de Sobradinho, no Distrito Federal, em junho de 2020. A partir daí, a ideia de se separar sem precisar se encontrar com a outra parte veio para ficar. Ainda que pandemia perca força, o divórcio extrajudicial online vai continuar disponível em cartórios de todo o país. 

“Os benefícios para os casais que adotam essa modalidade são diversos, como, por exemplo, a celeridade no procedimento e a prevenção ao próprio casal que não deseja se encontrar pessoalmente em razão de brigas e desentendimentos, evitando discussões desnecessárias no momento da assinatura”, explica o advogado Benito Conde, especializado em Direito de família. “A adesão a esse sistema é mais saudável para ambas as partes”, avalia ele, que disse sempre indicar o procedimento a seus clientes. 

O serviço já se encontra incorporado à plataforma e-Notariado, que viabiliza os atendimentos virtuais pelos cartórios. Ainda assim, nem todos os estabelecimentos estão aptos a realizar o divórcio online, e os interessados devem buscar algum que tenha aderido ao sistema e possua a estrutura necessária.

Condições
O divórcio extrajudicial em cartório existe desde 2007. O procedimento é, em geral, mais barato e mais rápido que um divórcio levado à Justiça, onde as partes ficam à mercê de prazos processuais, recursos, agenda de audiências e outras contingências que podem levar o procedimento a durar anos.

Na versão online, ainda mais rápida, as exigências são as mesmas de qualquer divórcio extrajudicial. É obrigatório, por exemplo, que ao menos um advogado participe do processo, sendo o profissional responsável pela redação de um acordo extrajudicial entre o casal. O defensor pode ou não ser compartilhado entre as partes, e deve estar presente também na videoconferência necessária para selar o ato.

Outra exigência é que a separação seja inteiramente consensual, estando as partes em plena concordância sobre cada um dos termos do acordo. “Sejam eles acerca da partilha dos bens, arbitramento ou não de pensão alimentícia e eventuais indenizações”, afirma o advogado. Qualquer divergência, por mínima que for, impede a realização extrajudicial do divórcio e o processo passa a exigir a intermediação de um juiz.  

O divórcio extrajudicial, seja online ou presencial, também não pode ser feito se o casal tiver algum filho menor de idade, ou algum dependente maior de idade considerado incapaz. Nesses casos, é preciso que o Ministério Público dê seu parecer sobre os termos do divórcio, defendendo os interesses dos menores ou incapazes.

O mesmo ocorre caso haja uma mulher grávida envolvida, pois o nascituro também precisa ter seus interesses preservados pelo Ministério Público. Em alguns estados, como São Paulo, é possível realizar o divórcio extrajudicial mesmo com filhos menores, desde que a situação da guarda já tenha sido resolvida judicialmente.

Justiça online
Ainda que implique um processo mais caro e demorado, é possível que separação pela via judicial também seja realizada de forma online. Isso porque, em função da pandemia, muitas audiências foram transferidas para o formato de videoconferência, e a tendência é que esse movimento se mantenha ou mesmo se intensifique daqui por diante.

O processo judicial pode ser a alternativa mais viável para casais com poucos recursos financeiros, pois é possível pleitear o benefício da Justiça gratuita, que pode ser concedida pelo juiz, afastando a necessidade do pagamento das custas do processo.

Edição: Kleber Sampaio

© Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom

Fonte: Agencia Brasil - Felipe Pontes

Veja tambem

06/08/2022 | Bruno Pereira Dom Phillips

PF prende três suspeitos de ocultar corpos de Dom e Bruno

Operação cumpriu sete mandados de prisão preventiva Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin

03/08/2022 | Agronegócio - BIO SOLUTIONS

Multinacional francesa ingressa no mercado de biológicos do país

De Sangosse Brasil acaba de lançar a Linha Bio Solutions, com sete soluções biológicas para a agricultura

03/08/2022 | Agronegócio - BIO SOLUTIONS

Multinacional francesa ingressa no mercado de biológicos do país

De Sangosse Brasil acaba de lançar a Linha Bio Solutions, com sete soluções biológicas para a agricultura

03/08/2022 | Agronegócio - BIO SOLUTIONS

Multinacional francesa ingressa no mercado de biológicos do país

De Sangosse Brasil acaba de lançar a Linha Bio Solutions, com sete soluções biológicas para a agricultura

02/08/2022 | CONCURSO 2.506

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília

31/07/2022 | SACOLAS PLASTICA

DF proíbe distribuição de sacolas plásticas a partir de segunda-feira

Apenas sacolas feitas com material biodegradável estão autorizadas

26/07/2022 | SAÚDE NO TRABALHO

Palestra sobre Saúde e Segurança no Trabalho será realizada em Sinopa sobre Saúde e Segurança no Trabalho será realizada em Sinop

19/07/2022 | NA FRONTEIRA COM A BOLÍVIA

Operação conjunta fiscaliza entrada de animais sem procedência sanitária no país

Ação foi realizada pelos fiscais do Indea, Exército Brasileiro e Polícia Militar

18/07/2022 | COVID-19

Segunda-feira (18): Mato Grosso registra 800.599 casos e 15.103 óbitos por Covid-19

Há 58 internações em UTIs públicas e 74 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 65% para UTIs e em 15% para enfermaria

06/07/2022 | MEC SISU - 2022

MEC divulga hoje resultado de 2ª edição do Sisu 2022

Serão preenchidas 65.932 vagas para cursos de graduação

27/06/2022 | UNIÃO DO SUL - MT SINDUSMAD

União do Sul sedia reunião de diretoria do Sindusmad nesta sexta-feira (24)

A reunião contou com a participação da maioria dos diretores e dos empresários associados do município.

21/06/2022 | POLICIA CRIME RACISMO

Escritor é vítima de racismo e reage a insultos de rapaz na entrada da bilheteria de cinema em Sinop

Kerley Carvalhedo registrou queixa na polícia por injúria racial.