Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Siga-nos nas redes sociais:

Safra atual e próxima, manejo e resultados de pesquisa serão debatidos no XIV Encontro Técnico Algodão

O evento da Fundação MT, que tem como objetivo disseminar informações, acontecerá de 29 a 31 de agosto e está com inscrições abertas 28/07/2022 - 13:38:48

O XIV Encontro Técnico Algodão da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) já tem data marcada. O evento, que reúne cotonicultores, consultores e técnicos junto a pesquisadores e especialistas convidados, vai acontecer de 29 a 31 de agosto, no hotel Gran Odara, em Cuiabá/MT. Serão três dias de programação com o objetivo de debater aspectos da última safra e prover informação técnica imparcial e confiável para o planejamento da próxima.
 
O Encontro Técnico Algodão volta ao formato presencial nesta edição, mas também será online. As inscrições para os dois formatos já podem ser feitas através do site da instituição, no www.fundacaomt.com.br. Ainda na página, é possível conferir a programação que terá oito painéis. A abertura, no início da tarde do dia 29, será com o tema 'Desafios da cultura do algodão e tendências para o futuro', com a participação do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Buzatto, do produtor rural, Alexandre Bottan, e moderação da jornalista Renata Maron, do Canal Terraviva.
 
O 'Cenário de pragas na cultura do algodão na safra 21/22 e uso de biotecnologias para controle de lepidópteros' é o segundo painel, com participação de Guilherme Ohl, da Ceres Consultoria, empresas convidadas e moderação da pesquisadora da Fundação MT, Mariana Ortega. O terceiro painel será baseado em relatos sobre a safra 21/22, com a participação de profissionais que atuam na cultura em diferentes regiões do Estado e da Bahia, com a moderação do profissional Marcio Souza do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt). Já o professor doutor da Esalq/USP, Ederaldo Chiavegatto, vai contribuir com o tema 'Impactos dos estresses ambientais na safra 21/22', no painel 4.
 
Na sequência, o painel 5 traz 'Manejo de plantas daninhas na cultura do algodão' e o painel 6 'Manejo de doenças na cultura do algodão', com participações do IMAmr, Embrapa Algodão e Embrapa Sinop. No último dia de evento, dois painéis fecham a programação: 'Desafios de cultivo de algodão em solos arenosos nas principais regiões produtoras' e 'Aphelenchoides Bessey e Rotylenchulus Reniformis - grandes desafios na cultura do algodão'.
 
Serviços
 
Assim como no Encontro Técnico Soja, realizado em abril, os participantes poderão conhecer os serviços oferecidos pelos laboratórios de Entomologia, Fitopatologia e Nematologia da Fundação MT. As equipes da instituição ainda vão mostrar como funciona o trabalho de consultoria agronômica, com amostragem de solos, planejamento das culturas, recomendação de fertilizantes e corretivos, manejo fitossanitário, o posicionamento de variedades, acompanhamento dos campos, entre outros.
 
Luís Carlos Oliveira, gerente de marketing da Fundação MT, destaca que o Encontro Técnico é uma oportunidade para todos os profissionais que atuam na cultura do algodão adquirirem mais conhecimento e ainda fortalecerem relacionamentos. É ainda "um excelente momento para projetar novos caminhos para a cotonicultura", completa. Para dúvidas sobre inscrições ou sobre o evento, está disponível o WhatsApp (66) 9 9995-7814.
 
*Fundação MT:* Criada em 1993, a instituição tem um importante papel no desenvolvimento da agricultura, servindo de suporte ao meio agrícola na missão de prover informação técnica, imparcial e confiável que oriente a tomada de decisão do produtor. A sede está situada em Rondonópolis-MT, contando com três laboratórios e casas de vegetação, seis Centros de Aprendizagem e Difusão (CAD) distribuídos pelo Estado nos municípios de Sapezal, Sorriso, Nova Mutum, Itiquira, Primavera do Leste e Serra da Petrovina em Pedra Preta. Para mais informações acesse www.fundacaomt.com.br.

Fonte: Assessoria

Veja tambem

04/08/2022 | SOJA MILHO AGRONEGÓCIO

Brasil deve embarcar até 5,101 mi de t de soja em agosto, aponta ANEC

Em julho, o país embarcou 7,073 milhões de toneladas.

02/08/2022 | Agronegócio

Brasil tem papel importante na sustentabilidade e na segurança alimentar mundial

30/07/2022 | MILHO E SORGO

Além da China, mais um grande comprador quer milho brasileiro

Sem a presença da Ucrânia, seu principal fornecedor, o Brasil terá um grande programa garantido

21/07/2022 | ARROZ

Santa Catarina colhe 1,25 mi tons de arroz

A colheita do arroz em Santa Catarina iniciou em janeiro e já está encerrada

13/07/2022 | PRODUTIVIDADE

'Viptera 3': Tecnologia garante alta qualidade de híbridos de milho e maior estabilidade

Segundo produtores, os grãos oferecidos pela Startup Produce são eficientes mesmo em período de seca

08/07/2022 | Milho Agronegócio Agricultura

Colheita de milho de MT tem novo salto para 74,41% da área total, diz Imea

Nesta semana, o Imea estimou a safra de milho do Estado em 39,16 milhões de toneladas, o que seria uma máxima histórica.

06/07/2022 | SOJA AGRONEGÓCIO

Soja vira e passa a cair nesta 4ª com novo dia de alerta no financeiro, mas tem ampla oscilação

Wall Street diz que uma recessão está chegando; Petróleo perdia mais de 3% nesta tarde e levava outras commodities para o vermelho

29/06/2022 | SAFRA-2022/2023

Plantio de soja em Mato Grosso deve iniciar em 16 de setembro

Mapa divulgou o calendário de semeadura que deve ser seguido pelos Estados

28/06/2022 | MILHO E SORGO

Anec reduz projeções de exportações de milho, soja e farelo do Brasil em junho

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) reduziu nesta terça-feira suas projeções de embarques de soja, milho e farelo de soja do Brasil em junho, na comparação com estimativas da semana passada

28/06/2022 | Agronegócio Agricultura

Sinopec produz sua 1ª carga de biocombustível de aviação a partir de óleo de cozinha

13/06/2022 | SAFRA 2021/2022

Mato Grosso produz 73,50% do algodão brasileiro, segundo a Conab

A macroprodução da cotonicultura é escoada in natura por falta de fiação e tecelagem nos municípios

10/06/2022 | AGRONEGÓCIO SOJA

DATAGRO: soja brasileira da safra 2021/22 está 69,9% comercializada

Vendas do milho de verão do mesmo ano comercial alcançam 58,6%