Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Siga-nos nas redes sociais:

Produção de algodão agroecológico em Canarana é destaque e atrai investidores do segmento

Representante da empresa Veja Vert, que fabrica calçados utilizando fibras naturais e exporta para a França ficaram surpresos e gostaram da qualidade da pluma 21/09/2021 - 10:25:09

Com uma produção de quatro toneladas de algodão orgânico (agroecológico) neste ano, Canarana (a 823 km de Cuiabá) recebeu o ‘dia especial sobre a cultura do algodão’, evento promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Secretaria de Agricultura do município e Cooperativa Regional Agropecuária Portal do Xingu (Cooperportal).

O encontro ocorreu no Sindicato Rural, na semana passada, com a presença de 59 pessoas entre produtores, lideranças comunitárias e sindicais, técnicos das regionais de Barra do Garças e compradores. Foi estabelecido a meta de tornar a região do Vale do Araguaia uma referência nacional na produção de algodão agroecológico, por meio da agricultura familiar.

O técnico da Empaer, o extensionista Gildomar Avrella explica que esta safra foi produzida no assentamento Pa Guatapara e em uma Unidade Técnica de Referência de Algodão em Agrofloresta (URT), em trabalho conjunto com Secretaria de Agricultura municipal. 

Ele destaca que objetivo é tornar o algodão uma importante fonte de renda para os agricultores familiares, uma vez que a cultura não utiliza produtos químicos e a colheita é feita de forma manual. 

“Acreditamos que a região tem condições de se tornar destaque nacional, hoje a referência são os estados do Nordeste. Com 100 pequenos agricultores plantando um hectare, o resultado será de 300 mil quilos de algodão orgânico com 100% da venda garantida”.

Segundo o técnico, a Empaer, juntamente com as secretarias municipais do Araguaia auxiliam no apoio técnico e a Cooperportal irá beneficiar o algodão com uma máquina que está sendo adquirida.

“O foco é tirar o agricultor familiar da invisibilidade, oferecendo opções e oportunidades comerciais, trazendo renda e fomentando o tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental”. 

Como exemplo, o extensionista cita a visita de representante da empresa Veja Vert, que fabrica calçados utilizando fibras naturais e exporta para a França. “Eles ficaram surpresos e gostaram da qualidade da pluma. Na proposta comercial, ofereceram R$ 15 por quilo do algodão em pluma limpo para o produtor, mais a comissão da cooperativa, que irá beneficiar a produção”, frisa Gil. 

Ainda na ocasião, a produção de gergelim orgânico também foi apresentada. A cultura vem sendo desenvolvida nas cidades de Canarana e Gaúcha do Norte. Este ano já foram colhidos 22 mil quilos e vendido como sementes de plantio. O principal comprador é o Japão.

Foto Empaer

Fonte: Midia News

Veja tambem

06/12/2021 | SOJA

Brasil exporta em 3 dias de mais do que todo volume exportado em dez/20 e tem preços fortes

04/12/2021 | SINDUSMAD

Sindusmad participa da 2ª Edição do Enesf 2021

O evento que iniciou quarta-feira (01/12), trouxe um aprofundamento em temas relevantes para o setor

03/12/2021 | SOJA

Soja e derivados disparam nesta 6ª e acumulam bons ganhos na semana com clima preocupando na América do Sul

Somente no pregão desta sexta-feira (3) na CBOT, o derivado subiu quase 3% e o óleo, quase 2%.

02/12/2021 | SOJA

DATAGRO prevê produção de 142,63 mi de t de soja na safra brasileira de 2021/22

Em relação ao milho, consultoria projeta 120,93 mi de t nas duas safras

26/11/2021 | ADUBOS E FERTILIZANTES

Volume de importação de fertilizantes continua recorde

Nos próximos meses o país pode chegar a importar mais de 35 milhões de toneladas

25/11/2021 | OUTROS

MT busca na Argentina tecnologias para amendoim

Autoridades querem expandir o cultivo do grão no Estado

18/11/2021 | AGRONEGÓCIO

Aprosoja leva a Ciro Nogueira pautas prioritárias para garantir produção de alimentos

18/11/2021 | VARIEDADE DE SOJA CONVENCIONAL

Variedades de soja convencional devem ser lançadas na próxima safra de soja

Pesquisa trabalha para trazer ao produtor rural variedades precoces e de maior potencial produtivo

12/11/2021 | SOJA SAFRA

Brasileira: Soja safra 2020/21 está 92,8% comercializada, aponta DATAGRO

Vendas do milho de verão alcançam 93,8%

22/10/2021 | BOVINOS DE CORTE

Decisão do Mapa de suspender produção de carne bovina para China preocupa

A paralisação começou depois de uma decisão do governo brasileiro, que suspendeu os embarques após a ocorrência de dois casos atípicos de encefalopatia espongiforme bovina, conhecido como “mal da vaca louca”, nos estados de Mato Grosso e Minas Gerais

19/10/2021 | MILHO E SORGO

Mato Grosso deve ter safra recorde de milho em 2021/22, de 39,58 milhões de toneladas – Imea

A terceira estimativa de oferta e demanda de milho em Mato Grosso trouxe atualização na perspectiva para a safra 20/21 e a primeira estimativa para safra 21/22 do cereal

18/10/2021 | SINDUSMAD

Sindusmad desenvolve projeto para contratar mão de obra de reeducandos