Siga-nos nas redes sociais:

União Parlamentar conhece atuação do Consórcio Público de Saúde

Vereadores foram informados sobre trabalho que contribui para o acesso de mais de 450 mil pessoas à serviço de saúde em 15 municípios das regiões Médio-norte e Norte de Mato Grosso. 01/07/2019 - 06:10:37

Representantes das Câmaras Municipais dos 16 municípios que integram a Associação União Parlamentar Vale Teles Pires se reunião na manhã desta sexta-feira (28) com os dirigentes do Consórcio Público de Saúde Vale Teles Pires, sediado na cidade de Sorriso.

A reunião teve por objetivo apresentar aos parlamentares o funcionamento operacional do Consórcio que é responsável por gerir recursos dos municípios membros, destinado à compra de medicamentos e parte do tratamento de saúde que não são oferecidos na rede básica municipal.

Os vereadores puderam conhecer um pouco mais sobre a gestão do consórcio envolvendo os recursos destinados ao mesmo pelas prefeituras para gestão coletiva. A proposta com o montante de recurso que cada prefeitura destina anualmente à gestão via consórcio é aprovada pela Câmara Municipal que tem papel importante na fiscalização do serviço oferecido à população.

A Secretári Executiva Solimara Lígia Moura, e o Assessor Jurídico do Consórcio Jucimar Zuchi fizeram uma apresentação da forma de atuação do consórcio, envolvendo compre de medicamentos, exames clínicos, consultas e tratamentos médicos de especialidades, cirurgias eletivas e gestão de casas de apoio aos pacientes. Também foi explanado sobre o processo de regulação de pacientes para os tratamentos, a qual fica a cargo das secretarias municipais de saúde por meio de um sistema informatizado que liga o município, o Consórcio e os fornecedores dos serviços médicos e hospitalares e de medicamentos.

Segundo o prefeito de Itanhangá Edu Laudi, presidente do Consórcio, a reunião foi importante para informar aos vereadores o trabalho realizado pelo órgão no atendimento da população dos municípios por meio da gestão conjunta de recursos próprios dos municípios de forma mais ágio e a preços eficientes.

“Nesta reunião pudemos demostrar para os vereadores o trabalho que o Consórcio realiza no atendimento do máximo da população que precisa de saúde pública e que residem nos municípios membros. São os próprios vereadores que aprovam os recursos destinados ao Consórcio pelo município. Só que, muitas vezes, alguns vereadores têm dificuldade de entender o funcionamento e questionam os prefeitos e os secretários de saúde sem ter de fato conhecimento da realidade daquilo que estamos realizando via Consórcio”, disse o prefeito Edu Laudi.

Para o presidente da Câmara Municipal de Cláudia, Vereador Benézio dos Santo, a reunião do Consórcio com os presidentes das Câmaras membros da União Parlamentar, além de promover uma maior interação com os vereadores serviu para aproximar e estreitar os laços e fortalecer futuras ações para aumentar os recursos destinados, e com isso, aumentar a oferta dos serviços de saúde pública nos municípios onde existe demanda reprimida e longa espera por tratamentos em algumas especialidades médica, a exemplo de ortopedia na cidade de Cláudia.

“Em primeiro lugar quero aqui agradecer e parabenizar o presidente Edu por esta iniciativa em se reunir com as Câmara Municipais. Foi muito importante este convite para participarmos desta reunião aqui na cidade de Sorriso. A visão do prefeito Edu é salutar pois além dos prefeitos dos 15 municípios membros do Consórcio ele traz aqui hoje a voz da população que são os vereadores, representados pelos presidentes dos parlamentos. No meu caso represento aqui os 9 companheiros legisladores, Leo Rizzi, Marciel Ricarte, Lidia Vargas, Fernando Leitão, Amaral Carteiro, Arnaldo França, Marcos Feldhaus e o Adacir Anderle. E o que a gente, os presidentes das Câmara, levamos de informações para eles e à nossa população é que o trabalho do Consórcio Teles Pires é muito sério, uma gestão muito eficiente, que promove e leva aos nossos munícipes mais qualidade no atendimento e maior resolução dos problemas de saúde em nossos municípios, no meu caso em Cláudia”, declarou. “Agora o que precisamos é mais investimentos e mais políticas públicas de melhorias da saúde. E também neste ponto as Câmaras Municipais que fazem parte da União Parlamentar da região deste Consórcio vêm somar na busca de recursos para que as prefeituras e o Consórcio tenham mais condições de fazer um trabalho cada vez maior, melhor e de qualidade para nossa sociedade”, concluiu o vereador Benézio.

O prefeito de Santa Carmem Rodrigo Audrey, vice-presidente do Consórcio Teles Pires, Cláudio Oliveira, presidente da Câmara Sorriso, Antônio Pena, presidente da Câmara de Vera, Abimael dos Santos, presidente da Câmara de União do Sul, e Maria Mirdes, presidente da Câmara Municipal de Santa Carmem são algumas das lideranças políticas que também estiveram presentes na reunião.

Fonte: Da Ass: com Redação

Veja tambem

18/07/2019 | AÇÃO SOCIAL

Conselho recebe recursos doados ao Fundo da Criança e do Adolescente

17/07/2019 | SAÚDE

Agentes recebem capacitação sobre o ciclo biológico do Aedes

16/07/2019 | PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Sinop reafirma condição de cidade polo ao sediar Fórum Regional de Turismo e Desenvolvimento

11/07/2019 | SINOP-MT

Convênio para construção de novo Fórum é assinado

Com 12.666,27 metros quadrados, a edificação será construída em um terreno doado pela Prefeitura de Sin

10/07/2019 | SAÚDE

Representantes municipais participam da 9° Conferência Estadual de Saúde

10/07/2019 | FEX E RECEITA DO ESTADO

AL derruba veto e facilita o pagamento da RGA aos servidores

Com a medida, deputados incluem fundo no cálculo que prevê possibilidade de pagamento da revisão

09/07/2019 | POLÍTICA E FÉ

Sinop: TJ anula lei que obrigava uso da bíblia em Câmara de Vereadores

Desembargadores citaram que Constituição deixa claro que Brasil é um país laico

08/07/2019 | SAÚDE

Visera quer informações do contrato firmado com administradora da UPA

O instituto recebe mensalmente pouco mais de R$ 1,9 milhão para gerir UPA e mais 5 unidades de saúde.

08/07/2019 | INCRA

Maioria dos assentamentos da região sul de MT não estão regularizados

Cerca de 400 títulos foram emitidos nos assentamentos da região sul, sendo que 5.400 estão pendentes por não terem sido georreferenciadas

08/07/2019 | MEIO AMBIENTE

Câmara Municipal cobra do Governo do Estado liberação de recursos para o Parque Florestal de Cláudia

Proposta prevê ações visando proteção ambiental e criação de áreas de lazer e turística no Parque Florestal Municipal, investimento estimado em R$ 2,5 Milhões

05/07/2019 | ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura convoca parceiros e discute obras de esgoto no Nico Baracat

O serviço é considerado vital, pois, sem a execução, não há como ser efetivada a entrega dos 1.440 apartamentos.

05/07/2019 | ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura convoca parceiros e discute obras de esgoto no Nico Baracat

O serviço é considerado vital, pois, sem a execução, não há como ser efetivada a entrega dos 1.440 apartamentos.