Siga-nos nas redes sociais:

União Parlamentar conhece atuação do Consórcio Público de Saúde

Vereadores foram informados sobre trabalho que contribui para o acesso de mais de 450 mil pessoas à serviço de saúde em 15 municípios das regiões Médio-norte e Norte de Mato Grosso. 01/07/2019 - 06:10:37

Representantes das Câmaras Municipais dos 16 municípios que integram a Associação União Parlamentar Vale Teles Pires se reunião na manhã desta sexta-feira (28) com os dirigentes do Consórcio Público de Saúde Vale Teles Pires, sediado na cidade de Sorriso.

A reunião teve por objetivo apresentar aos parlamentares o funcionamento operacional do Consórcio que é responsável por gerir recursos dos municípios membros, destinado à compra de medicamentos e parte do tratamento de saúde que não são oferecidos na rede básica municipal.

Os vereadores puderam conhecer um pouco mais sobre a gestão do consórcio envolvendo os recursos destinados ao mesmo pelas prefeituras para gestão coletiva. A proposta com o montante de recurso que cada prefeitura destina anualmente à gestão via consórcio é aprovada pela Câmara Municipal que tem papel importante na fiscalização do serviço oferecido à população.

A Secretári Executiva Solimara Lígia Moura, e o Assessor Jurídico do Consórcio Jucimar Zuchi fizeram uma apresentação da forma de atuação do consórcio, envolvendo compre de medicamentos, exames clínicos, consultas e tratamentos médicos de especialidades, cirurgias eletivas e gestão de casas de apoio aos pacientes. Também foi explanado sobre o processo de regulação de pacientes para os tratamentos, a qual fica a cargo das secretarias municipais de saúde por meio de um sistema informatizado que liga o município, o Consórcio e os fornecedores dos serviços médicos e hospitalares e de medicamentos.

Segundo o prefeito de Itanhangá Edu Laudi, presidente do Consórcio, a reunião foi importante para informar aos vereadores o trabalho realizado pelo órgão no atendimento da população dos municípios por meio da gestão conjunta de recursos próprios dos municípios de forma mais ágio e a preços eficientes.

“Nesta reunião pudemos demostrar para os vereadores o trabalho que o Consórcio realiza no atendimento do máximo da população que precisa de saúde pública e que residem nos municípios membros. São os próprios vereadores que aprovam os recursos destinados ao Consórcio pelo município. Só que, muitas vezes, alguns vereadores têm dificuldade de entender o funcionamento e questionam os prefeitos e os secretários de saúde sem ter de fato conhecimento da realidade daquilo que estamos realizando via Consórcio”, disse o prefeito Edu Laudi.

Para o presidente da Câmara Municipal de Cláudia, Vereador Benézio dos Santo, a reunião do Consórcio com os presidentes das Câmaras membros da União Parlamentar, além de promover uma maior interação com os vereadores serviu para aproximar e estreitar os laços e fortalecer futuras ações para aumentar os recursos destinados, e com isso, aumentar a oferta dos serviços de saúde pública nos municípios onde existe demanda reprimida e longa espera por tratamentos em algumas especialidades médica, a exemplo de ortopedia na cidade de Cláudia.

“Em primeiro lugar quero aqui agradecer e parabenizar o presidente Edu por esta iniciativa em se reunir com as Câmara Municipais. Foi muito importante este convite para participarmos desta reunião aqui na cidade de Sorriso. A visão do prefeito Edu é salutar pois além dos prefeitos dos 15 municípios membros do Consórcio ele traz aqui hoje a voz da população que são os vereadores, representados pelos presidentes dos parlamentos. No meu caso represento aqui os 9 companheiros legisladores, Leo Rizzi, Marciel Ricarte, Lidia Vargas, Fernando Leitão, Amaral Carteiro, Arnaldo França, Marcos Feldhaus e o Adacir Anderle. E o que a gente, os presidentes das Câmara, levamos de informações para eles e à nossa população é que o trabalho do Consórcio Teles Pires é muito sério, uma gestão muito eficiente, que promove e leva aos nossos munícipes mais qualidade no atendimento e maior resolução dos problemas de saúde em nossos municípios, no meu caso em Cláudia”, declarou. “Agora o que precisamos é mais investimentos e mais políticas públicas de melhorias da saúde. E também neste ponto as Câmaras Municipais que fazem parte da União Parlamentar da região deste Consórcio vêm somar na busca de recursos para que as prefeituras e o Consórcio tenham mais condições de fazer um trabalho cada vez maior, melhor e de qualidade para nossa sociedade”, concluiu o vereador Benézio.

O prefeito de Santa Carmem Rodrigo Audrey, vice-presidente do Consórcio Teles Pires, Cláudio Oliveira, presidente da Câmara Sorriso, Antônio Pena, presidente da Câmara de Vera, Abimael dos Santos, presidente da Câmara de União do Sul, e Maria Mirdes, presidente da Câmara Municipal de Santa Carmem são algumas das lideranças políticas que também estiveram presentes na reunião.

Fonte: Da Ass: com Redação

Veja tambem

19/10/2019 | FORÇA NO INTERIOR

Sinop passa a contar com Superintendência da Caixa Econômica

Para o governador Mauro Mendes, inauguração mostra a grandeza de Sinop

16/10/2019 | DIAGNÓSTICO DE CÂNCER, EXAME DO SUS, SENADO

Senado aprova obrigação de exame em 30 dias para diagnóstico de câncer

Matéria segue para sanção presidencial

16/10/2019 | POLITEC

Credenciamento de médicos legistas vai beneficiar Campo Verde e Guiratinga

A informação do Governo é que em breve será lançado um edital para o credenciamento de médicos para atuarem como legistas em 17 municípios.

16/10/2019 | AUDIÊNCIA PÚBLICA

Procon Sinop participa de Audiência Pública na Assembleia Legislativa

14/10/2019 | CPI

CPI aponta irregularidades na execução das obras e pede ressarcimento do erário

Leonardo Visera (PP), fez a entrega do relatório final na tarde desta segunda-feira (14)

14/10/2019 | EDUCAÇÃO

População lota auditório da Câmara em discussão sobre implantação de Escola Militar em Juína

Os deputados estaduais, Delegado Claudinei e Sílvio Fávero, ambos do PSL, participaram do evento, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

14/10/2019 | SAÚDE

Unidades municipais de saúde estão atendendo em novo horário

13/10/2019 | BOLSONARO, TWITTER, AÇÕES, GOVERNO

Bolsonaro destaca ações do governo em outubro

presidente citou a deflação de 0,04% em setembro

12/10/2019 | CALENDÁRIO DO ORÇAMENTO

Botelho fixa cronograma e quer LOA aprovada até dezembro

Deputados devem trabalhar nas férias caso medida não seja aprovada dentro do prazo

11/10/2019 | MELHORIAS

Prefeitura recebe garantia do Estado quanto à resolução de problemas no Ganha Tempo de Sinop

Desde que iniciou os atendimentos em Sinop, o Ganha Tempo vem funcionando como um espaço descentralizado e onde o cidadão pode ter acesso a serviços diferentes.

10/10/2019 | POLICIA / SINOP-MT

Câmara recebe secretário da Sefaz para tratar sobre a arrecadação do Estado

Também teve a presença do Deputado Estadual Dilmar Dal'Bosco (DEM), representante do município e líder do governo na AL-MT.

10/10/2019 | REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Prefeitura entrega títulos de posse de imóveis a moradores do Jardim Conquista no sábado (12)