Siga-nos nas redes sociais:

Sinop reafirma condição de cidade polo ao sediar Fórum Regional de Turismo e Desenvolvimento

16/07/2019 - 10:24:43

Sinop reuniu no último sábado (13), representantes de oito municípios como prefeitos, secretários e servidores municipais para discutir o turismo da região no 1º Fórum Regional de Turismo e Desenvolvimento de Sinop e o IV Fórum Regional do Portal do Agronegócio. O evento foi um marco para este segmento, com a criação da Associação Turística do Portal do Agronegócio, com sede em Sinop. O evento contou com importantes nomes que ministraram palestras para reforçar o papel do turismo como fonte de desenvolvimento do norte do Estado.

A prefeita Rosana Martinelli esteve presente no evento e destacou a importância de Sinop no cenário regional. "É importante este fórum, porque consolida a potencialidade da nossa região tanto no turismo quanto no agronegócio, que são fontes de desenvolvimento e de riqueza. É necessário este trabalho em conjunto com os outros municípios, fortalecendo e se organizando para que atraia muitas empresas no setor turístico", ressaltou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, César Miranda, pontuou que o grande desafio da região é a logística. No entanto, o Estado tem buscado iniciativas para solucionar este problema. "O grande gargalo é a logística. Existe uma expectativa muito boa e que estão em andamento vários projetos, que eu diria ser uma realidade, como a Ferrogrão, por exemplo. A gente resolvendo a questão de logística e tendo incentivo fiscal para que a indústria venha, vai trazer desenvolvimento e agregar valor aos produtos primários, gerar empregos", garantiu.

O palestrante Romão Viana parabenizou o município pela iniciativa de trazer ao debate conceitos inovadores de gestão e excelência, como os praticados pela Disney. "Sinop está sempre na vanguarda e à frente, criando ondas. E essa é uma onda muito interessante que o poder público vem trazendo para Sinop e também para a macrorregião, liderando esse processo de gestão, de excelência, de eficiência e, como disse, um degrau a mais nesta cadeia da economia. Não é produto, não são commodities, e nem de serviços. São as experiências memoráveis que agregam valor e, sobretudo, fazem com que as pessoas retornem. O que queremos é acolher, mas também acolher pela segunda vez, uma possibilidade de investimento, de turismo e assim por diante", enfatizou.

Para a turismóloga da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, o momento agora é para políticos e gestores se dedicarem a direcionar seu foco de atuação e investimento em áreas que tem ligação com a atividade turística. "Esse é o momento de discutir metas, planejar essa movimentação de pessoas com a disponibilidade de novas rotas aéreas, facilidades na compra de passagens, informações sobre os destinos disponíveis, propostas de entretenimento e negócios. Precisamos destacar o que cada município tem para oferecer e trabalhar roteiros, dar destaque para nossa região".

Integram a Região Turística do Portal do Agronegócio além de Sinop, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Tapurah, Cláudia, Feliz Natal e Santa Carmem.   
 
Por: Andressa Amaral
Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

24/01/2020 | SINOP SEM DENGUE

Prefeitura inicia testes com drone para vistoria em imóveis fechados

Conforme o secretário da pasta, Gerson Danzer, a utilização do drone é para vistoriar os imóveis onde os agentes não tem acesso

22/01/2020 | DIEGO FREDERICI

Em MT, 500 mil eleitores podem não votar ao Senado; confira calendário

TRE abriu prazo até 21 de fevereiro para eleitores se regularizarem a tempo de votarem na eleição suplementar

21/01/2020 | NINHO TUCANO

Candidatura de Leitão ao Senado ainda é incerta

Nilson Leitão disputou o senado em 2018, ficando em 4º lugar

21/01/2020 | RENOVAR É PRECISO

Um novo nome para o cenário político mato-grossense.

Segundo Antoniolli, os nomes que estão sendo ventilados, são todos ligados à velha política.

20/01/2020 | DOCUMENTO DE PIARAÇU

Cacique Raoni é criticado pelos indígenas agricultores por evento contra Bolsonaro

Mais de 600 lideranças indígeas reunidas na Aldeia Piaraçu, que fica no Parque Nacional do Xingu, em Mato Gross

17/01/2020 | CARTÃO NORTÃO

TCE suspende pregão de R$ 3,8 milhões em cidade de MT por direcionamento; só 1 participante

Conselheiros faz uma série de críticas ao certame na gestão de Rosana Martinelli

17/01/2020 | FOSFOETANOLAMINA

Pacientes revivem esperança após indicativo de liberação da pílula do câncer

Bolsonaro aproveitou para destacar que a Anvisa, que chegou a indicar que vetaria a pílula, não pode protelar por tanto tempo sobre as liberações que são de interesses da sociedade.

17/01/2020 | ARTICULAÇÃO

Prefeitos e empresários aprovam projeto da Rota do Oeste para trevo de acesso de Sinop a Cláudia

O encontro foi realizado no Sindicato Rural, onde foram avaliados três projetos, sendo que um deles foi o escolhido pelas lideranças presentes.

17/01/2020 | ARTICULAÇÃO

Prefeitos e empresários aprovam projeto da Rota do Oeste para trevo de acesso de Sinop a Cláudia

O encontro foi realizado no Sindicato Rural, onde foram avaliados três projetos, sendo que um deles foi o escolhido pelas lideranças presentes.

17/01/2020 | CONSUMIDOR

Comissão aprova venda direta de etanol de usinas para postos de combustíveis

17/01/2020 | CIDADE LIMPA

CUIABÁ: Materiais recicláveis podem ser trocados por créditos para celular e vale-transporte

A troca pode ser feita em máquinas instaladas em oito pontos da cidade.

16/01/2020 | AGORA É LEI

Associação de Mulheres de Rondonópolis Sul é Declarada de Utilidade Pública

A lei foi uma iniciativa do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL). Em 2019, a Associação realizou mais de mil atendimentos