Siga-nos nas redes sociais:

Secretaria reforçará fiscalização para coibir excesso de velocidade em ruas e avenidas de Sinop

Os equipamentos para controle do excesso de velocidade serão instalados em diferentes ruas e avenidas do município 25/07/2018 - 12:31:29

Visando à construção de um trânsito mais seguro e a implementação de processos sistemáticos que aliem medidas educativas e a modernização das técnicas de fiscalização, a Prefeitura de Sinop investirá em uma série ações voltadas à gestão de trânsito e que contemplam a instalação de câmeras, equipamentos fixos e móveis de controle de velocidade, barreiras eletrônicas, registradores de velocidade, avanço semafórico e parada sobre faixa, Central de Inteligência de Controle de Trânsito, sistemas de processamento. 

Os equipamentos para controle do excesso de velocidade serão instalados em diferentes ruas e avenidas do município, em consonância com a proposta da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano e, ainda, com base nas indicações de estudos técnicos de engenharia preliminares. "Este projeto tem a finalidade de mensurar elementos necessários e suficientes para assegurar a viabilidade técnica, definição de métodos e prazo de execução, de forma a oferecer soluções racionais, ágeis, adequadas e capazes de suprir as necessidades dos registradores de imagens nas ruas e avenidas no município de Sinop", informa a Pasta.
 
Segundo a secretaria, esse escopo deverá ser unificado, também, através de captura de imagens e reconhecimento eletrônico de placas de veículos, vídeo monitoramento de infrações não metrológicas e monitoramento de imagens para gerenciamento de trafego e segurança em parceria com os entes municipais desta área, com a finalidade de permitir maior conhecimento sobre a circulação de veículos nas vias do município . As informações geradas serão de grande valia para a segurança e o planejamento do tráfego na cidade.
 
Uma licitação, na modalidade pregão presencial (39/2018), foi aberta pelo Poder Executivo objetivando a contratação de empresa especializada na prestação de serviços técnicos de engenharia e apoio na administração e gestão de trânsito, incluindo a locação, instalação, operação e manutenção de registradores de imagens nas vias da cidade. O credenciamento, recebimento de envelopes e propostas por empresas interessadas deve ser feito até o dia 03 de agosto, das 10h30 às 11h (Horário de Brasília).  A abertura dos envelopes ocorre no mesmo dia 03, mas às 11h, também pelo horário de Brasília. O documento pode ser acessado nos portais https://www.sinop.mt.gov.br/transparenciawww.portaldecompraspublicas.com.br, opção “Licitações”, bem como no Departamento de Licitações da Prefeitura de Sinop, localizado à Rua das Avencas, n° 1.491, Centro, das 7h às 13h.
 
"O município de Sinop possui locais críticos onde os veículos trafegam com excesso de velocidade e desrespeitam o semáforo aumentando consideravelmente a insegurança. Desta forma há a necessidade de a municipalidade intervir nestes locais que apresentam grande demanda de veículos e fluxo de pedestres, pontos estes, onde existem escolas, hospitais, centros comerciais, habitacionais e etc. Não bastassem os já citados, entre os motivos mais significativos para a adoção de tais políticas, está a redução dos acidentes provocados direta ou indiretamente pela circulação dos veículos de carga em locais de grande conflito com veículos de passeio e pedestres", informa, ainda, a Secretaria.
 
De acordo com a Pasta, as principais causas dos acidentes são o excesso de velocidade, a imprudência e a direção perigosa ou inábil. Ademais, a tendência de um grande aumento da quantidade de veículos motorizados em circulação no aglomerado urbano aliada a ausência de mecanismos para um amplo controle tendem a ocasionar conflitos com pedestres e ciclistas nos locais com maior adensamento populacional.             
Segundo o edital, são oito itens listados no processo licitatório. A quantidade de faixas e tipo de equipamentos e sistemas foi assim definida: 
 
1) Locação, instalação, operação e manutenção de 48 unidades de Equipamento Fixo de Controle de Velocidade. – método não intrusivo.
 
2) Locação, instalação, operação e manutenção de quatro unidades de Equipamento Fixo de Controle de Velocidade tipo Barreira Eletrônica. – método intrusivo.
 
3) Locação, instalação, operação e manutenção de oito unidades de Equipamento Fixo de Controle de Restrição Veicular (SAnMF) - método intrusivo.
 
4) Duas unidades de Registrador móvel de infração.
 
5) Locação, instalação, operação e manutenção de 24 unidades de Equipamento Fixo Híbrido com Registrador de Velocidade, Avanço Semafórico e Parada sobre a Faixa - método intrusivo. 
 
6) 20 unidades de Câmeras Específicas.
 
7) Uma unidade de CICT (Central inteligência de Controle de Trânsito).
 
8) Uma unidade de Sistemas de processamento, apoio, integrador, estatístico e atendimento ao munícipe. 
 
Os equipamentos fixos deverão ser instalados nas localidades Av. André Maggi, Av. Alexandre Ferronato, Av. dos Tarumãs, Av. das Itaúbas, Av. das Palmeiras, Av. Joaquim Socreppa, Rua das Caviúnas, Av. Principal, Jardim Roma, Av. Dom Henrique Froehlich, Av. das Figueiras, Rua das Orquídeas, Rua das Avencas, Av. dos Ingás, Av. dos Flamboyants.
 
Por sua vez, os equipamentos tipo barreira eletrônica dispostos nas Avenidas André Maggi e Tarumãs. Equipamentos tipo avanço semafórico distribuídos pelas Avenidas Gov. Júlio Campos. As câmeras específicas distribuídas entre Av. Alexandre Ferronato, Praça Plínio Calegaro, Av. das Itaúbas, Av. Dom Henrique Froehlich, Av. dos Ingás, Av. das Figueiras, Av. das Embaúbas, Av. dos Tarumãs, Av. das Palmeiras, Av. dos Pinheiros, Av. Joaquim Socreppa, Av. dos Jatobás e Av. Fox do Iguaçú. A Central está prevista para a Av. dos Jacarandás, no bairro Parque das Araras.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

13/12/2018 | ASSISTÊNCIA SOCIAL

Famílias começam a receber alimentos da campanha Natal Presente

A campanha Natal Presente, foi realizada pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e a TV Cidade SBT.

12/12/2018 | REVISÃO SALARIAL

Botelho: Governo ultrapassou o limite da lei e não pode dar RGA

Presidente da AL diz que Executivo está amparado em lei federal e não está impedido de agir

12/12/2018 | EDUCAÇÃO

Proerd forma 346 estudantes da rede pública municipal de Sinop

Além da entrega de certificados para os cursistas, a PM também entregou bicicletas aos estudantes que se destacaram na escrita de uma redação sobre o programa.

12/12/2018 | POLÍTICA VOTAÇÃO RELÂMPAGO

Comissão da Câmara aprova fim do foro privilegiado

Aprovado pelo Senado em maio do ano passado, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) segue para análise do plenário da Câmara

11/12/2018 | REUNIÃO DE TRANSAÇÃO

Governador eleito entrega proposta de reforma administrativa ao chefe do Executivo

Pedro Taques recebeu a documentação, que será analisada antes de encaminhar à Assembleia Legislativa, que deve apreciar a proposta somente em janeiro de 2019.

11/12/2018 | SAÚDE DO TRABALHADOR

Projeto sobre hanseníase atendeu todas as unidades municipal de saúde em 2018

O projeto orientou e examinou durante o ano todos os profissionais que trabalham no setor da saúde.

11/12/2018 | PEIXOTO DE AZEVEDO-MT

Vereadores brigam durante sessão em Câmara Municipal

Parlamentar de Peixoto de Azevedo registrou boletim de ocorrência contra colega

11/12/2018 | ASSISTÊNCIA SOCIAL

Campanha Natal Presente arrecada mais de 16 mil quilos de alimentos

A gincana foi realizada com a participação de oito escolas particulares e 16 municipais

11/12/2018 | DIPLOMAÇÃO

Bolsonaro é diplomado e prega ruptura com a velha política: “Não mais a corrupção”

O presidente eleito Jair Bolsonaro e a presidente do TSE, ministra Rosa Weber

11/12/2018 | POLÍTICA INVESTIGAÇÃO

PF cumpre mandados de buscas em imóveis de Aécio Neves

Ação também ocorre na casa da irmã do senador, Andréa

10/12/2018 | NATAL SEM SUSTO

Procon leva atendimento itinerante para o Boa Esperança e Sebastião de Matos

Ao todo, foram pelo menos 300 atendimentos de pessoas buscando soluções mais rápidas.

10/12/2018 | ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Prefeitura investe R$ 1,7 milhão na compra de parques infantis para escolas e praças

Quarenta e um aparelhos vão atender as necessidades das escolas municipais, tanto de nível Fundamental quanto Infantil