Siga-nos nas redes sociais:

Secretaria reforçará fiscalização para coibir excesso de velocidade em ruas e avenidas de Sinop

Os equipamentos para controle do excesso de velocidade serão instalados em diferentes ruas e avenidas do município 25/07/2018 - 12:31:29

Visando à construção de um trânsito mais seguro e a implementação de processos sistemáticos que aliem medidas educativas e a modernização das técnicas de fiscalização, a Prefeitura de Sinop investirá em uma série ações voltadas à gestão de trânsito e que contemplam a instalação de câmeras, equipamentos fixos e móveis de controle de velocidade, barreiras eletrônicas, registradores de velocidade, avanço semafórico e parada sobre faixa, Central de Inteligência de Controle de Trânsito, sistemas de processamento. 

Os equipamentos para controle do excesso de velocidade serão instalados em diferentes ruas e avenidas do município, em consonância com a proposta da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano e, ainda, com base nas indicações de estudos técnicos de engenharia preliminares. "Este projeto tem a finalidade de mensurar elementos necessários e suficientes para assegurar a viabilidade técnica, definição de métodos e prazo de execução, de forma a oferecer soluções racionais, ágeis, adequadas e capazes de suprir as necessidades dos registradores de imagens nas ruas e avenidas no município de Sinop", informa a Pasta.
 
Segundo a secretaria, esse escopo deverá ser unificado, também, através de captura de imagens e reconhecimento eletrônico de placas de veículos, vídeo monitoramento de infrações não metrológicas e monitoramento de imagens para gerenciamento de trafego e segurança em parceria com os entes municipais desta área, com a finalidade de permitir maior conhecimento sobre a circulação de veículos nas vias do município . As informações geradas serão de grande valia para a segurança e o planejamento do tráfego na cidade.
 
Uma licitação, na modalidade pregão presencial (39/2018), foi aberta pelo Poder Executivo objetivando a contratação de empresa especializada na prestação de serviços técnicos de engenharia e apoio na administração e gestão de trânsito, incluindo a locação, instalação, operação e manutenção de registradores de imagens nas vias da cidade. O credenciamento, recebimento de envelopes e propostas por empresas interessadas deve ser feito até o dia 03 de agosto, das 10h30 às 11h (Horário de Brasília).  A abertura dos envelopes ocorre no mesmo dia 03, mas às 11h, também pelo horário de Brasília. O documento pode ser acessado nos portais https://www.sinop.mt.gov.br/transparenciawww.portaldecompraspublicas.com.br, opção “Licitações”, bem como no Departamento de Licitações da Prefeitura de Sinop, localizado à Rua das Avencas, n° 1.491, Centro, das 7h às 13h.
 
"O município de Sinop possui locais críticos onde os veículos trafegam com excesso de velocidade e desrespeitam o semáforo aumentando consideravelmente a insegurança. Desta forma há a necessidade de a municipalidade intervir nestes locais que apresentam grande demanda de veículos e fluxo de pedestres, pontos estes, onde existem escolas, hospitais, centros comerciais, habitacionais e etc. Não bastassem os já citados, entre os motivos mais significativos para a adoção de tais políticas, está a redução dos acidentes provocados direta ou indiretamente pela circulação dos veículos de carga em locais de grande conflito com veículos de passeio e pedestres", informa, ainda, a Secretaria.
 
De acordo com a Pasta, as principais causas dos acidentes são o excesso de velocidade, a imprudência e a direção perigosa ou inábil. Ademais, a tendência de um grande aumento da quantidade de veículos motorizados em circulação no aglomerado urbano aliada a ausência de mecanismos para um amplo controle tendem a ocasionar conflitos com pedestres e ciclistas nos locais com maior adensamento populacional.             
Segundo o edital, são oito itens listados no processo licitatório. A quantidade de faixas e tipo de equipamentos e sistemas foi assim definida: 
 
1) Locação, instalação, operação e manutenção de 48 unidades de Equipamento Fixo de Controle de Velocidade. – método não intrusivo.
 
2) Locação, instalação, operação e manutenção de quatro unidades de Equipamento Fixo de Controle de Velocidade tipo Barreira Eletrônica. – método intrusivo.
 
3) Locação, instalação, operação e manutenção de oito unidades de Equipamento Fixo de Controle de Restrição Veicular (SAnMF) - método intrusivo.
 
4) Duas unidades de Registrador móvel de infração.
 
5) Locação, instalação, operação e manutenção de 24 unidades de Equipamento Fixo Híbrido com Registrador de Velocidade, Avanço Semafórico e Parada sobre a Faixa - método intrusivo. 
 
6) 20 unidades de Câmeras Específicas.
 
7) Uma unidade de CICT (Central inteligência de Controle de Trânsito).
 
8) Uma unidade de Sistemas de processamento, apoio, integrador, estatístico e atendimento ao munícipe. 
 
Os equipamentos fixos deverão ser instalados nas localidades Av. André Maggi, Av. Alexandre Ferronato, Av. dos Tarumãs, Av. das Itaúbas, Av. das Palmeiras, Av. Joaquim Socreppa, Rua das Caviúnas, Av. Principal, Jardim Roma, Av. Dom Henrique Froehlich, Av. das Figueiras, Rua das Orquídeas, Rua das Avencas, Av. dos Ingás, Av. dos Flamboyants.
 
Por sua vez, os equipamentos tipo barreira eletrônica dispostos nas Avenidas André Maggi e Tarumãs. Equipamentos tipo avanço semafórico distribuídos pelas Avenidas Gov. Júlio Campos. As câmeras específicas distribuídas entre Av. Alexandre Ferronato, Praça Plínio Calegaro, Av. das Itaúbas, Av. Dom Henrique Froehlich, Av. dos Ingás, Av. das Figueiras, Av. das Embaúbas, Av. dos Tarumãs, Av. das Palmeiras, Av. dos Pinheiros, Av. Joaquim Socreppa, Av. dos Jatobás e Av. Fox do Iguaçú. A Central está prevista para a Av. dos Jacarandás, no bairro Parque das Araras.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

17/10/2018 | ALERTA SEFAZ

Mais de três mil micro e pequenas empresas poderão ser excluídas do Simples Nacional

Contribuintes têm opção de pagar débitos à vista ou parcelados para não serem retirados do sistema a partir de janeiro de 2019

17/10/2018 | LEI DOS 15 MINUTOS

Aprovado projeto que endurece punição para agências que descumprirem lei da espera em banco

Proposta abrange as agências dos Correios e institui cassação de alvará da empresa que sofrer cinco sentenças por descumprimento da Lei vigente.

17/10/2018 | MAIS OBRAS

Prefeita se reúne com presidente do BNDES na busca de recursos para obras em Sinop

O encontro foi intermediado e teve apoio do senador Wellington Fagundes (PR).

16/10/2018 | PROJETO DE LEI

Debortoli propõe que prefeitura divulgue motivo de paralisação de obras

16/10/2018 | COBRANÇA DA TAXA

Produtores querem ter controle sobre o Fethab 2

Antônio Galvan afirma que a categoria só aceitará a continuidade da cobrança da taxa se ela própria puder administrar os recursos e decidir em quais rodovias eles serão aplicados.

15/10/2018 | ELEIÇÕES 2018

Bolsonaro tem 59% dos votos válidos e Haddad 41%, diz Ibope para segundo turno

Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 52%, e Haddad, 37%. Pesquisa é a primeira do Ibope no segundo turno das eleições.

13/10/2018 | MATO GROSSO

Ex-senadora, vice-governador e deputados não conseguem retomar carreira política

Na lista dos “barrados na urna” estão ex-deputados, vice-governador, prefeito de Cuiabá e senadora.

13/10/2018 | ELEIÇÕES 2018

Bolsonaro diz que aceita realizar debate com Haddad, com condições

Ele afirmou ainda que num governo Haddad quem escolheria os ministros seria Lula.

13/10/2018 | DISCURSO AMENO

PSDB descarta oposição raivosa a Mauro

Borges disse que Wilson e Maluf é que serão os responsáveis por discutir o assunto.

12/10/2018 | DISPUTA PELA MESA

Dal’Bosco: Não pode virar reinado; tem 14 novos deputados na AL

Aliado de Mauro Mendes se diz interessado em concorrer ao comando da Assembleia

12/10/2018 | 75% DE AUMENTO

Prefeito cria verba indenizatória e passa receber R$ 27 mil em MT

Souza reside em Várzea Grande, mas comanda prefeitura livramentense

11/10/2018 | UTILIDADE PÚBLICA

Prefeita recebe representantes de associações e confirma concessão de títulos

O encontro foi intermediado pelo vereador Hedvaldo Costa (PR)