Siga-nos nas redes sociais:

Professores já cobram juros dos salários atrasados e ameaçam greve em MT

Cerca de 40 mil profissionais da Educação ainda não receberam dezembro de 2017 11/01/2018 - 07:44:10

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso foi convidado para uma reunião na tarde de quarta-feira com a Casa Civil e a Secretaria de Estado da Educação para ser comunicado que os 40 mil servidores do setor não receberão dentro do limite previsto na Constituição Estadual, que é o dia 10 do mês subsequente. Na reunião, o Governo pediu compreensão do Sintep e solicitou que o sindicato fizesse uma proposta para que fosse firmado um acordo.

Neste mês, os salários foram pagos por secretaria, com prioridade para as de Saúde, Segurança e Justiça e Direitos Humanos. Ainda não foi anunciada a data para os pagamentos.

Mas o governador Pedro Taques afirmou que a intenção é pagar até a próxima segunda-feira (15). “Nunca celebraremos um acordo para que o governo possa descumprir a legislação e, com o atraso dos salários, deverão ser pagos juros. Já é sabido que todo ano as arrecadações caem no primeiro trimestre, porém, mas uma vez o Governo não se planejou e irá afetar os educadores e educadoras próximas ao início do ano letivo. O que se vê é a falta de prioridade”, afirma o presidente do Sintep, Henrique Lopes.

Ele afirmou que a categoria deve se reunir nos próximos dias sinalizando que pode haver paralisação caso ocorra novos atrasos salariais. “Situações dessa natureza servem para acirrar os ânimos e que nós iremos tomar as decisões no âmbito coletivo para decidirmos quais serão os rumos que iremos tomar caso tenhamos uma constante na lógica do atraso no pagamento dos salários”, disse.

O sindicalista colocou que o atraso salarial dos servidores da Educação não ocorre em função da queda de arrecadação por parte do Estado. “Deixamos claro de que se é verdade que não temos recursos suficientes para pagar a totalidade da folha, isso está em função daquilo que o Estado tem tratado como prioridade. Somos sabedores que o que mais se tem é desvios de finalidade das receitas da Educação”, assinala.

Lopes confirmou que na próxima terça-feira (16) haverá outra reunião para tratar outros pontos de pauta, como a implantação de novas escolas militares, das escolas plenas e problemas identificados no processo de contagem de pontos. “Não estamos tendo notícias animadoras neste início de ano letivo vindo do Palácio Paiaguás", salientou.

Segundo informações passadas pelo secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, dos 100 mil servidores ativos e inativos, os 30 mil aposentados receberam na terça-feira (09), e dos 70 mil ativos, 40 mil são trabalhadores da Educação e ficaram para a segunda etapa de pagamento

Fonte: Folha Max

Veja tambem

21/09/2018 | ELEIÇÕES 2018

Líderes da Região Coxipó declaram apoio a Nilson Leitão ao Senado

20/09/2018 | POLÍTICA ATAQUE

PF pede prorrogação de inquérito sobre facada em Bolsonaro

Segundo a corporação, o objetivo é ir atrás de elementos probatórios que confirmem a autoria do crime por parte de Adélio Bispo de Oliveira

20/09/2018 | SELMA

MPE autoriza candidatura de Selma, mas quer proibir o uso de 'juíza'

Impugnação será julgada pelo Pleno do órgão no dia 24 de setembro.

19/09/2018 | DIAP

Nilson Leitão aparece entre os 12 novos 'cabeças' da Câmara Federal

19/09/2018 | FARMÁCIA SOLIDARIA

Célio Garcia homenageia idealizadores da Farmácia Solidária com moção de aplausos

O projeto disponibiliza mendicamentos sem nenhum custo para a população de baixa renda com receita médica

19/09/2018 | SINOP-MT

Leonardo Visera quer padronização de rotatórias para organizar trânsito em Sinop

Visera quer a implantação de tartarugas no traçado que divide a via, para evitar acidentes.

19/09/2018 | CLAUDIA-MT

Cláudia investe em empresa de assessoria educacional para melhorar ainda mais o IDEB

A empresa referência nacional em educação realizou diversas palestras e diagnostico do município para a reorganização da gestão educacional

19/09/2018 | OLIMPÍADA

Em noite de festa, craques da matemática das escolas municipais são premiados

Ao todo, estudantes do 5º ao 8º anos de Ensino Fundamental de dez escolas municipais de Educação Básica (EMEB) participaram da Olimpíad

18/09/2018 | ELEIÇÕES 2018

Ibope: Bolsonaro tem 28%; Haddad, 19% e Ciro, 11%

Alckmin aparece com 7% e Marina Silva, com 6%

18/09/2018 | VICE-PRESIDENTE

"Nilson será meu sucessor no Senado", aponta Ana Amélia

17/09/2018 | DEBATE TBO

Nilson destaca representatividade, combate à corrupção e enxugamento da máquina pública

17/09/2018 | INCLUSÃO

Seminário da Educação Especial confirmado entre os dias dias 24 e 28 deste mês