Siga-nos nas redes sociais:

Professores já cobram juros dos salários atrasados e ameaçam greve em MT

Cerca de 40 mil profissionais da Educação ainda não receberam dezembro de 2017 11/01/2018 - 07:44:10

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso foi convidado para uma reunião na tarde de quarta-feira com a Casa Civil e a Secretaria de Estado da Educação para ser comunicado que os 40 mil servidores do setor não receberão dentro do limite previsto na Constituição Estadual, que é o dia 10 do mês subsequente. Na reunião, o Governo pediu compreensão do Sintep e solicitou que o sindicato fizesse uma proposta para que fosse firmado um acordo.

Neste mês, os salários foram pagos por secretaria, com prioridade para as de Saúde, Segurança e Justiça e Direitos Humanos. Ainda não foi anunciada a data para os pagamentos.

Mas o governador Pedro Taques afirmou que a intenção é pagar até a próxima segunda-feira (15). “Nunca celebraremos um acordo para que o governo possa descumprir a legislação e, com o atraso dos salários, deverão ser pagos juros. Já é sabido que todo ano as arrecadações caem no primeiro trimestre, porém, mas uma vez o Governo não se planejou e irá afetar os educadores e educadoras próximas ao início do ano letivo. O que se vê é a falta de prioridade”, afirma o presidente do Sintep, Henrique Lopes.

Ele afirmou que a categoria deve se reunir nos próximos dias sinalizando que pode haver paralisação caso ocorra novos atrasos salariais. “Situações dessa natureza servem para acirrar os ânimos e que nós iremos tomar as decisões no âmbito coletivo para decidirmos quais serão os rumos que iremos tomar caso tenhamos uma constante na lógica do atraso no pagamento dos salários”, disse.

O sindicalista colocou que o atraso salarial dos servidores da Educação não ocorre em função da queda de arrecadação por parte do Estado. “Deixamos claro de que se é verdade que não temos recursos suficientes para pagar a totalidade da folha, isso está em função daquilo que o Estado tem tratado como prioridade. Somos sabedores que o que mais se tem é desvios de finalidade das receitas da Educação”, assinala.

Lopes confirmou que na próxima terça-feira (16) haverá outra reunião para tratar outros pontos de pauta, como a implantação de novas escolas militares, das escolas plenas e problemas identificados no processo de contagem de pontos. “Não estamos tendo notícias animadoras neste início de ano letivo vindo do Palácio Paiaguás", salientou.

Segundo informações passadas pelo secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, dos 100 mil servidores ativos e inativos, os 30 mil aposentados receberam na terça-feira (09), e dos 70 mil ativos, 40 mil são trabalhadores da Educação e ficaram para a segunda etapa de pagamento

Fonte: Folha Max

Veja tambem

16/12/2018 | COMO FAZER

Conheça os caminhos para tirar a primeira habilitação

O serviço é oferecido na sede da autarquia, nas Ciretrans e nas Agências Vip de Sinop e Sorriso.

15/12/2018 | RESPOSTA A TAQUES

Não sou marinheiro de primeira viagem na administração pública

Recentemente, ao falar sobre a crise financeira do Estado, Pedro Taques disse: “treino é treino, jogo é jogo”

15/12/2018 | CONCLUSÃO DE OBRAS

Governador e prefeito vistoriam finalização nas obras da Trincheira na MT-251

14/12/2018 | SAÚDE

Prefeitura entra com ação contra Estado e OS para que pacientes sejam recebidos no Hospital Regional

Segundo o procurador Geral do Município, Ivan Schneider, a ação foi protocolada na quarta-feira (12/12).

14/12/2018 | CLÁUDIA-MT

Eleita nova mesa diretora da Câmara de Cláudia, Benézio será o novo presidente.

O vereador Benézio dos Santos (MDB) foi eleito presidente com oito votos e uma abstenção.

13/12/2018 | POLÍTICA EDUCACIONAL

Conselho Municipal de Educação de Sinop ganha sede própria

13/12/2018 | MESA DIRETORA

Vereadores de Cláudia elegem amanhã a nova mesa diretora da Câmara, Benézio encabeça chapa única

Caso a chapa recebe pelo a menos o voto de mais um vereador já estará eleita.

13/12/2018 | ASSISTÊNCIA SOCIAL

Famílias começam a receber alimentos da campanha Natal Presente

A campanha Natal Presente, foi realizada pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e a TV Cidade SBT.

12/12/2018 | REVISÃO SALARIAL

Botelho: Governo ultrapassou o limite da lei e não pode dar RGA

Presidente da AL diz que Executivo está amparado em lei federal e não está impedido de agir

12/12/2018 | EDUCAÇÃO

Proerd forma 346 estudantes da rede pública municipal de Sinop

Além da entrega de certificados para os cursistas, a PM também entregou bicicletas aos estudantes que se destacaram na escrita de uma redação sobre o programa.

12/12/2018 | POLÍTICA VOTAÇÃO RELÂMPAGO

Comissão da Câmara aprova fim do foro privilegiado

Aprovado pelo Senado em maio do ano passado, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) segue para análise do plenário da Câmara

11/12/2018 | REUNIÃO DE TRANSAÇÃO

Governador eleito entrega proposta de reforma administrativa ao chefe do Executivo

Pedro Taques recebeu a documentação, que será analisada antes de encaminhar à Assembleia Legislativa, que deve apreciar a proposta somente em janeiro de 2019.