Siga-nos nas redes sociais:

Procon lança campanha de natal em prol de consumidor e fornecedor

A diretora do Procon Sinop lembra que o Natal sem Susto é, também, uma ação orientativa. 06/11/2018 - 19:06:25

O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon – Sinop) deu star essa semana ao “Natal sem Susto”, uma campanha que já chega em sua terceira edição, mas que esse ano veio reformulada e será, também “Natal sem Dívida”: uma ação que objetiva diminuir o superendividamento do consumidor.

Segundo a diretora do Órgão, Juliana Baptista, o Procon será o intermediador/mediador entre o fornecedor e o consumidor na busca pela negociação para quitação dos débitos com juros e condições acessíveis sem comprometer o orçamento e, assim, garantindo um natal tranquilo.

Ainda de acordo com a diretora, o objetivo da ação desse ano (Natal sem Susto, Natal sem Dívida” é garantir e oferecer meios ao consumidor e ao fornecedor para que cheguem à quitação dos débitos, reinserindo esse consumidor, antes superendividado, ao mercado de consumo.

Do dia 05 a 25 de novembro os consumidores que tiverem interesse em negociar suas dívidas com os juros e condições previstos na legislação deverão procurar o Procon levando os documentos pessoais e documentos das dividas ( carnes, boletos, contratos). Já os fornecedores, poderão aderir a ação “Natal sem Susto, Natal sem Dividas” através do termo de adesão que está será encaminhado pelo Procon e pelos parceiros Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Sinop) às empresas.

Do dia 03 ao dia 12 de dezembro, serão realizados os acordos administrativos na sede do Procon, das 8h às 17h. As empresas que não aderirem à ação poderão ser notificadas administrativamente a oferecerem proposta para que o consumidor quite sua dividas de acordo com os preceitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O Superendividamento vem sendo tratado pelos especialistas como um problema social, uma vez que o consumidor impossibilitado de quitar suas dividas, acaba comprometendo seu orçamento mensal e restringindo o seu crédito.

Isso ocorre, geralmente, pelos altos juros cobrados ou contratos abusivos, além da falta de informação e planejamento do consumidor que, na maioria das vezes, gasta mais do que ganha e consome sem controle, sem planejamento, comprometendo a renda familiar.

Baptista salienta, ainda, que: “os Órgãos de Defesa do Consumidor devem proteger e auxiliar o consumidor endividado, melhorando a qualidade e lealdade nas relações de consumo, oferecendo transparência e segurança ao mercado, combatendo a abusividade e os conflitos entre fornecedor e consumidor”.

O período, mês de novembro e dezembro, foi escolhido para realização da ação por ser uma época onde os consumidores recebem seus salários, férias e, ainda, o 13º salário, possibilitando que o maior volume e circulação de dinheiro facilite a negociação com os fornecedores e com os pagamentos dos débitos atrasados o consumidor possa fazer um planejamento para as compras do Natal.

A ação teve inicio no mês de maio de 2018 com as palestras de orientação para o consumo ministradas nas escolas publicas do município e durante o ano todo de 2.018 com os fornecedores.

A diretora do Procon Sinop lembra que o Natal sem Susto é, também, uma ação orientativa. “É válido ressaltar que estivemos desenvolvendo ações de orientação para o consumo durante todos esse ano, seja nas escolas ou diretamente aos fornecedores nas campanhas realizadas pelo comércio, ao invés de palestra será disponibilizado, aos interessados, o CDC virtual e Cartilha de Educação para o consumo nos sites de Prefeitura de Sinop, CDL e ACES.

O consumidor poderá obter mais informações sobre a ação “Natal sem Susto, Natal sem Dívida” na sede do Procon que fica na rua das Avencas 2292, esquina com rua dos Cajueiros ou através dos telefones (66) 3531-1512 / 151 / 99998-8585.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

18/07/2019 | AÇÃO SOCIAL

Conselho recebe recursos doados ao Fundo da Criança e do Adolescente

17/07/2019 | SAÚDE

Agentes recebem capacitação sobre o ciclo biológico do Aedes

16/07/2019 | PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Sinop reafirma condição de cidade polo ao sediar Fórum Regional de Turismo e Desenvolvimento

11/07/2019 | SINOP-MT

Convênio para construção de novo Fórum é assinado

Com 12.666,27 metros quadrados, a edificação será construída em um terreno doado pela Prefeitura de Sin

10/07/2019 | SAÚDE

Representantes municipais participam da 9° Conferência Estadual de Saúde

10/07/2019 | FEX E RECEITA DO ESTADO

AL derruba veto e facilita o pagamento da RGA aos servidores

Com a medida, deputados incluem fundo no cálculo que prevê possibilidade de pagamento da revisão

09/07/2019 | POLÍTICA E FÉ

Sinop: TJ anula lei que obrigava uso da bíblia em Câmara de Vereadores

Desembargadores citaram que Constituição deixa claro que Brasil é um país laico

08/07/2019 | SAÚDE

Visera quer informações do contrato firmado com administradora da UPA

O instituto recebe mensalmente pouco mais de R$ 1,9 milhão para gerir UPA e mais 5 unidades de saúde.

08/07/2019 | INCRA

Maioria dos assentamentos da região sul de MT não estão regularizados

Cerca de 400 títulos foram emitidos nos assentamentos da região sul, sendo que 5.400 estão pendentes por não terem sido georreferenciadas

08/07/2019 | MEIO AMBIENTE

Câmara Municipal cobra do Governo do Estado liberação de recursos para o Parque Florestal de Cláudia

Proposta prevê ações visando proteção ambiental e criação de áreas de lazer e turística no Parque Florestal Municipal, investimento estimado em R$ 2,5 Milhões

05/07/2019 | ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura convoca parceiros e discute obras de esgoto no Nico Baracat

O serviço é considerado vital, pois, sem a execução, não há como ser efetivada a entrega dos 1.440 apartamentos.

05/07/2019 | ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura convoca parceiros e discute obras de esgoto no Nico Baracat

O serviço é considerado vital, pois, sem a execução, não há como ser efetivada a entrega dos 1.440 apartamentos.