Siga-nos nas redes sociais:

Prefeitura inicia testes com drone para vistoria em imóveis fechados

Conforme o secretário da pasta, Gerson Danzer, a utilização do drone é para vistoriar os imóveis onde os agentes não tem acesso 24/01/2020 - 10:30:14

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na tarde dessa quinta-feira, dia 23, uma fase de testes com drone. O veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente deve ser inserido às estratégias de enfrentamento ao Aedes aegypti, face ao alto número de residências fechadas e que ficam fora das vistorias realizadas durante os mutirões contra a dengue.

Conforme o secretário da pasta, Gerson Danzer, essa é uma das alternativas encontradas para vistoriar os imóveis onde os agentes de combate a endemias não conseguem adentrar durante as ações de orientação/fiscalização. “Estamos fazendo um teste com essa empresa que se predispôs com um drone a visualizar os imóveis fechados, a buscar por larvas do mosquito transmissor para que, posteriormente, a gente possa realizar a abordagem, multar e fazer o que for necessário para eliminar o foco”, detalha o gestor.

O secretário, ainda, explica que será deixada nos imóveis fechados com quintais sujos uma notificação para que o morador entre em contato com o Centro de Endemias em, até, 24 horas, mostrando interesse e se dispondo à receber as equipes. Caso contrário, a lei municipal que permite a entrada dos agentes, juntamente com a Polícia Militar, será executada. “Não podemos deixar a população à mercê do mosquito”, frisa Danzer.

A engenheira florestal Cliviane Figadoli, que representou a empresa TopoVant Geotecnologia, diz que o intuito neste momento é trabalhar em conjunto com o setor público para identificar os focos em locais de difícil acesso. “Hoje é apenas uma demonstração da capacidade e trabalho que pode ser realizado com um drone e, a partir desta apresentação, iremos sentar com os responsáveis e montar um plano de ação para que possamos monitorar por tempo indeterminado esses possíveis criadouros do Aedes. A ideia é diminuir de 30% a 50% esses focos que estão trazendo muita preocupação para a nossa cidade”, relata a representante.

Na primeira semana de mutirão, aproximadamente 40% das residências foram encontradas fechadas ou houve resistência do morador em abrir as portas.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.

Foto Por Ademir Specht

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

19/02/2020 | ESCÂNDALO À VISTA

TCE proíbe 7 prefeituras de pagar taxa de 30% para Oscip em MT

O julgamento singular n° 092/DN/2020 foi disponibilizado na edição do Diário Oficial de Contas de sexta-feira (14).

18/02/2020 | CPI-UHE SINOP

CPI entrega relatório e aponta coerção por parte da usina contra os atingidos

17/02/2020 | LEGISLATIVO / SINOP

Vereadores votam 37 matérias durante Sessão Ordinária desta segunda-feira

Adenilson também colocou em discussão o PL 005/2020 que obriga a Concessionária de Água e Esgoto município de Sinop, a instalar o equipamento eliminador de ar nos cavaletes de água.

17/02/2020 | LEGISLATIVO / SINOP

Joaninha se afasta dos trabalhos legislativos para tratamento de saúde

O afastamento do parlamentar encerra no dia 14 de abril.

17/02/2020 | LEGISLATIVO / SINOP

Joaninha se afasta dos trabalhos legislativos para tratamento de saúde

O afastamento do parlamentar encerra no dia 14 de abril.

14/02/2020 | NO PARÁ

Vereadores de Sinop acompanham a inauguração do asfalto da BR-163

O evento é realizado no Marco do Salto do Curuá, no município de Cachoeira da Serra-PA.

14/02/2020 | NO PARÁ

Governador participa de inauguração da BR-163 e desafia Governo Federal a concluir BR-158

A solenidade de inauguração da conclusão da BR-163 foi realizada no Marco Zero da rodovia, localizado no Distrito de Cachoeira da Serra, em Altamira (PA)

14/02/2020 | NO PARÁ

Governador participa de inauguração da BR-163 e desafia Governo Federal a concluir BR-158

A solenidade de inauguração da conclusão da BR-163 foi realizada no Marco Zero da rodovia, localizado no Distrito de Cachoeira da Serra, em Altamira (PA)

14/02/2020 | POLITICA

Dilmar diz desejar Senado, mas não quer disputa contra Júlio

Deputado estadual disse que não teria qualquer restrição em apoiar uma candidatura do ex-governador

13/02/2020 | POLITICA

Juiz condena deputado e secretário de MT por desvio e retira direitos políticos por 5 anos

Para o magistrado, diante de todos os documentos probatórios, ficou evidente a prática de atos de improbidade administrativa, “bem como o conluio fraudulento visando o superfaturamento dos preços”.

12/02/2020 | MARCELÂNDIA-MT

Município do Norte de MT pode ter candidatura única ao Poder Executivo

11/02/2020 | CREDITO RURAL

Câmara aprova texto-base de MP sobre crédito rural

Proposta amplia em R$ 5 bi créditos de financiamento para agronegócio