Siga-nos nas redes sociais:

Parceiros levam qualificação em corte e costura a reeducandos

Produção de uniformes para os custodiados gera economia 07/01/2018 - 18:58:37

Em 2017, reeducandos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso receberam qualificação em corte e costura por entidades parceiras dos projetos de ressocialização realizados nas unidades prisionais, permitindo uma ocupação e uma nova perspectiva quando ganharem a liberdade. Além disso, a confecção dos uniformes utilizados nas unidades reduz custos, pois é necessária a aquisição apenas dos materiais e não há gasto com mão de obra.

Na penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, e na cadeia feminina de Nortelândia, 35 homens e mulheres receberam a qualificação por meio do Projeto Japuíra, desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt). Em outras unidades prisionais os cursos foram ofertados pelo Senar e Senai, com parceria dos sindicatos rurais e Ministério Público.

Na penitenciária, o grupo começou fazendo um treinamento voltado para a produção de calças e bermudas em jeans, porém, a experiência deu tão certo que os reeducandos estão recebendo um complemento voltado para camisetas de malha. Segundo Osmar Rodrigues de Sousa, coordenador do projeto, o treinamento oferecido na Mata Grande – uma experiência inédita – foi elogiado pela direção da penitenciária pela qualidade da capacitação, que atende às necessidades dos reeducandos. A qualificação durou quase cinco meses e todo o maquinário e insumos foram cedidos pelo instituto, além dos instrutores.

Emmanuel Carlos Rodrigues Silva, assistente administrativo que, em conjunto com a servidora Maria Leite, do mesmo setor, tomou a iniciativa de levar o Projeto Japuíra para a Mata Grande, afirma que os reeducandos capacitados trabalham no Setor de Produção da unidade, que conta ainda com uma malharia que produz uniformes para outras cadeias públicas do estado, assim como a oferta de serviços a entidades públicas. “A habilidade demonstrada pelos reeducandos trouxe a possibilidade de produção de outros itens de vestuário em parceria com empresários locais, como por exemplo, as peças de pijamas infantis que foram confeccionadas com material doado por comerciantes e depois entregues a crianças de creches locais”.

Após o curso do projeto Japuíra, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos firmou um convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia que cedeu 12 máquinas ampliando a capacidade da oficina da penitenciária para 17 maquinários.

J. S., 40 anos, é iniciante na costura, se formou no curso do projeto e vê na qualificação dentro dos muros da penitenciária uma chance para melhorar sua vida quando estiver em liberdade. “Aprendi alguma coisa de costura em casa, sei fazer à mão. Agora com o curso podemos caprichar mais nas peças”.

Nortelândia

O treinamento em costura industrial também foi ofertado a mulheres custodiadas na unidade prisional de Nortelândia, numa parceria com o IMAmt e a prefeitura da cidade. Um grupo de dez reeducandas fez a qualificação de costura em malha. O instituto forneceu as máquinas industriais, materiais necessários, como tecidos e linhas, e também instrutores capacitados.

De acordo com a diretora da unidade, Adriana Quinteiro, os critérios de seleção das recuperandas para participação no curso foram o bom comportamento e o desejo de novas perspectivas de vida. Finalizada a capacitação, elas começaram a confeccionar os uniformes para a cadeia de Barra do Bugres. 

Diamantino

Reeducandos da cadeia pública foram qualificados em corte e costura, numa parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Sindicato Rural do município, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT) e Promotoria do Ministério Público Estadual.

O curso envolveu 10 reeducandos, em 40 horas-aula, na confecção de peças como bermudas e camisetas.

Cáceres

Nas duas unidades prisionais do município, homens e mulheres reclusos receberam qualificação em corte e costura ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Na cadeia masculina, o projeto “Oficina para a Liberdade” capacitou 20 presos. Eles fizeram peças do vestuário utilizado por todos os presos da unidade.

Na unidade prisional feminina, o projeto de ressocialização envolveu 20 mulheres, permitindo o desenvolvimento de uma atividade laboral e capacitando as mulheres para uma atividade que pode ser exercida quando ganharem a liberdade.

O curso foi possível com a parceria do Conselho da Comunidade do município, que adquiriu tecido e linha, e com o Senai, responsável pela capacitação e cessão das máquinas.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

16/01/2018 | POLÍTICA DENÚNCIAS

MPF diz que Temer poderá ser responsabilizado por ilícitos na Caixa

Presidente da República não atendeu à recomendação de afastar os vice-presidentes do banco

16/01/2018 | SAÚDE

Governo nega dívida e explica relação do Estado com hospitais filantrópicos

O assunto foi abordado durante uma visita à obra da Escola Técnica Estadual de Cuiabá

15/01/2018 | POLITICA / CRIME

Silval destaca espírito colaborador e não estranha condenação: “decisão judicial é eles que comandam”

O depoimento ocorreu na Controladoria Geral do Estado, obedecendo pedido do próprio político.

15/01/2018 | EXERCÍCIO 2016

AL coloca contas de Taques em votação e base vai pedir vistas

Governador do Estado quer ganhar tempo para pagar parte das emendas impositivas até fevereiro

15/01/2018 | AGORA É OFICIAL

Taques confirma ex-secretário de Mauro para comandar o Detran de MT

Thiago França estava como assessor especial na Secretaria de Cidades

15/01/2018 | ELEIÇÕES 2018

PP admite Maggi candidato a vice-presidente

Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, no entanto, também aponta para Maggi como o nome do partido para a disputa presidencial.

13/01/2018 | ELEIÇÃO 2018

PT intensifica mobilização com atos de apoio à possibilidade da candidatura de Lula

Lula é o favorito nas intenções de voto para a Presidência da República em 2018. Eventual condenação em segunda instância pode complicar planos de candidatura do petista à Presidência

13/01/2018 | PSDB/2018

Taques diz que Leitão é ótimo candidato ao Senado e nega existirem divergências no ninho tucano

Os rumores existem por conta das articulações visando às eleições de outubro.

12/01/2018 | CONCESSÕES

Deputado Nininho destaca a importância do novo sistema de linhas intermunicipais

Com passagens mais baratas e uma frota nova de ônibus convencional e leito, Mato Grosso avança na qualidade dos serviços de transporte terrestre nas regiões de Rondonópolis e Alta Floresta.

12/01/2018 | COMPROMISSO

Taques afirma que honrou todos reajustes de servidores

12/01/2018 | RUMO 2018

Possíveis candidatos à presidência apostam em vídeos para impactar o público nas redes sociais

Lula, Bolsonaro, Doria e Alckmin foram os que mais interagiram por meio do Facebook, diz pesquisa

12/01/2018 | PORTA-VOZ

Governador espera que Dilmar siga na liderança e evita falar sobre substitutos; Max lembra do vice

Uma reunião deve ser agendada na próxima segunda (15) para tratar do assunto.