Siga-nos nas redes sociais:

Municípios atendidos na Caravana de Sinop recebem orientações sobre critérios

O projeto será realizado entre os dias 21 de maio a 2 de junho, no Estacionamento do Estádio Gigante do Norte, em Sinop. 11/05/2018 - 08:51:29

Representantes dos setores de regulação e vereadores dos municípios que terão pacientes atendidos na Caravana de Sinop receberam nesta quinta-feira (10.05), as orientações necessárias quanto ao processo de regulação, critérios de atendimento, vagas e processo de acolhimento dos pacientes.

A reunião faz parte da etapa que antecede a realização da Caravana. O projeto será realizado entre os dias 21 de maio a 2 de junho, no Estacionamento do Estádio Gigante do Norte, em Sinop. A programação conta com consultas e cirurgias agendadas de catarata, pterígio e yag laser, além de serviços de cidadania entre os dias 24 a 26 de maio. 

As instruções foram repassadas pela coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena e pelo coordenador-Geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira.

“O objetivo da Caravana não é fazer exames de vista e dar óculos, mas atender as pessoas com idade a partir de 55 anos cuja a tendência a catarata é maior. Fazemos questão de reforçar esse cuidado em todas as cidades que passamos, porque há uma grande procura por atendimento na área de oftalmologia e nosso objetivo zerar as filas de cirurgia em patologias específicas”, destacou o coordenador José Arlindo.

Além de Sinop, também serão atendidos pacientes regulados pelos municípios de Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera, Diamantino, Tabaporã e União do Sul.

“Levaremos mais de 200 pacientes que estão aguardando esta oportunidade desde 2016. Todos os dias eles nos cobram e, agora, vamos atender a todos de uma só vez”, afirmou Selma da Silva, chefe de departamento da Central de Regulação de Cláudia.

Para fazer o cadastro, é necessário ter idade a partir de 55 anos e apresentar o RG, Cartão do SUS e comprovante de endereço na Central de Regulação Municipal. O cadastramento pode ser feito até o dia 18 de maio.

Ao receber o comprovante, o paciente terá acesso a data e horário do agendamento da consulta. As cirurgias de catarata, pterígio e yag laser são marcadas após avaliação médica na Caravana. Nesta edição mais de 5 mil pessoas devem passar pelo procedimento cirúrgico, conforme estimativa da organização. As consultas, exames e cirurgias são realizadas sem custos à população. 

“Sabemos os custos gerados quando essas pessoas vão por conta própria em busca de cirurgia em outras cidades. A Caravana estará no nosso município e estamos à disposição para auxiliar no que for preciso”, disse o vereador Joacir Testa. 

As Prefeituras municipais são responsáveis pelo deslocamento dos pacientes até a cidade sede e também pela entrega dos coletes que auxiliam na identificação da cidade. Eles estão separados por cor. Além de auxiliar a população que não tem condições de pagar uma cirurgia ou consulta particular, a Caravana da Transformação é realizada com recursos próprios do Governo do Estado e todos os procedimentos são pagos com valores da tabela SUS.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

24/09/2018 | PROJETO DE LEI

Projeto de Leonardo Visera torna rígida Lei do tempo de espera em agências bancárias de Sinop

A proposta abrange também as agências dos Correios e todos os setores de atendimento ao público ficam sujeitos ao limite máximo de espera.

24/09/2018 | ELEIÇÕES 2018

Prefeitos do PDT e PR declaram apoio a Nilson Leitão

Nos últimos quatro dias Nilson Leitão visitou 13 municípios da região do Araguaia.

24/09/2018 | ELEIÇÕES 2018

Senador do ES faz ato por Bolsonaro em MT

A carreata Pró-Bolsonaro sairá às 9h30

24/09/2018 | INCLUSÃO

Seminário da Educação Especial começa nesta segunda (24) em Sinop

No dia 25, também às 19h e no anfiteatro da Unemat

21/09/2018 | ELEIÇÕES 2018

Líderes da Região Coxipó declaram apoio a Nilson Leitão ao Senado

20/09/2018 | POLÍTICA ATAQUE

PF pede prorrogação de inquérito sobre facada em Bolsonaro

Segundo a corporação, o objetivo é ir atrás de elementos probatórios que confirmem a autoria do crime por parte de Adélio Bispo de Oliveira

20/09/2018 | SELMA

MPE autoriza candidatura de Selma, mas quer proibir o uso de 'juíza'

Impugnação será julgada pelo Pleno do órgão no dia 24 de setembro.

19/09/2018 | DIAP

Nilson Leitão aparece entre os 12 novos 'cabeças' da Câmara Federal

19/09/2018 | FARMÁCIA SOLIDARIA

Célio Garcia homenageia idealizadores da Farmácia Solidária com moção de aplausos

O projeto disponibiliza mendicamentos sem nenhum custo para a população de baixa renda com receita médica

19/09/2018 | SINOP-MT

Leonardo Visera quer padronização de rotatórias para organizar trânsito em Sinop

Visera quer a implantação de tartarugas no traçado que divide a via, para evitar acidentes.

19/09/2018 | CLAUDIA-MT

Cláudia investe em empresa de assessoria educacional para melhorar ainda mais o IDEB

A empresa referência nacional em educação realizou diversas palestras e diagnostico do município para a reorganização da gestão educacional

19/09/2018 | OLIMPÍADA

Em noite de festa, craques da matemática das escolas municipais são premiados

Ao todo, estudantes do 5º ao 8º anos de Ensino Fundamental de dez escolas municipais de Educação Básica (EMEB) participaram da Olimpíad