Siga-nos nas redes sociais:

Maioria dos assentamentos da região sul de MT não estão regularizados

Cerca de 400 títulos foram emitidos nos assentamentos da região sul, sendo que 5.400 estão pendentes por não terem sido georreferenciadas 08/07/2019 - 18:13:56

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), na última sexta-feira (05), se reuniu com o chefe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) da região sul de Mato Grosso, Nesilvon Silva Gomes, em Rondonópolis (MT), que pontuou algumas dificuldades enfrentadas pela instituição. Dentre elas, a necessidade da emissão de 5.400 títulos para regularização fundiária, realização de georreferenciamento e a contratação de pessoal para melhorias no atendimento das demandas na unidade.

A frente de 17 municípios mato-grossenses pelo Incra, sendo 11 com assentamentos, Nesilvon explicou que as unidades agrícolas que já foram georreferenciadas facilitarão o processo para a emissão do título. "Aqui temos 5.800 famílias, menos de 400 delas têm títulos emitidos. O maior problema nosso é a emissão de título e precisa ter o georreferenciamento. Hoje, o custo médio para fazer a regularização em um assentamento é de R$ 11 milhões de reais. Hoje não temos estrutura, mesmo tendo boa vontade", conta.

"Realmente são pontos críticos apresentados pelo Incra. Ele pediu meu apoio e vou buscar atender no possível, seja articular junto às prefeituras municipais, como também, com a bancada federal. Vejo que a emissão de títulos é uma das maiores preocupações, mas é preciso fazer o georreferenciamento para que isso se concretize. Vamos fortalecer essa instituição e a reforma agrária", se posiciona Delegado Claudinei.

Nesilvon disse que a instituição conta com uma secretária e um técnico, além dele. Ele considera que se aumentar o número de efetivo vai acelerar o atendimento de demandas que estão paradas, por não dar tempo para atender devido outras atividades em andamento. "O deputado Claudinei é um parceiro nosso de Rondonópolis. Ele me atendeu muito bem, essa pauta que colocamos para ele, para nos ajudar para fazermos parcerias para chegarmos às emissões dos títulos. Infelizmente, trava o meu trabalho", comenta o chefe do Incra da região sul de Mato Grosso.

De acordo com dados da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e extensão Rural (Empaer) vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), o munícipio de Rondonópolis conta com 16 assentamentos e 593 famílias, sendo considerada a segunda maior em população de assentados da reforma agrária na região sul.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

24/01/2020 | SINOP SEM DENGUE

Prefeitura inicia testes com drone para vistoria em imóveis fechados

Conforme o secretário da pasta, Gerson Danzer, a utilização do drone é para vistoriar os imóveis onde os agentes não tem acesso

22/01/2020 | DIEGO FREDERICI

Em MT, 500 mil eleitores podem não votar ao Senado; confira calendário

TRE abriu prazo até 21 de fevereiro para eleitores se regularizarem a tempo de votarem na eleição suplementar

21/01/2020 | NINHO TUCANO

Candidatura de Leitão ao Senado ainda é incerta

Nilson Leitão disputou o senado em 2018, ficando em 4º lugar

21/01/2020 | RENOVAR É PRECISO

Um novo nome para o cenário político mato-grossense.

Segundo Antoniolli, os nomes que estão sendo ventilados, são todos ligados à velha política.

20/01/2020 | DOCUMENTO DE PIARAÇU

Cacique Raoni é criticado pelos indígenas agricultores por evento contra Bolsonaro

Mais de 600 lideranças indígeas reunidas na Aldeia Piaraçu, que fica no Parque Nacional do Xingu, em Mato Gross

17/01/2020 | CARTÃO NORTÃO

TCE suspende pregão de R$ 3,8 milhões em cidade de MT por direcionamento; só 1 participante

Conselheiros faz uma série de críticas ao certame na gestão de Rosana Martinelli

17/01/2020 | FOSFOETANOLAMINA

Pacientes revivem esperança após indicativo de liberação da pílula do câncer

Bolsonaro aproveitou para destacar que a Anvisa, que chegou a indicar que vetaria a pílula, não pode protelar por tanto tempo sobre as liberações que são de interesses da sociedade.

17/01/2020 | ARTICULAÇÃO

Prefeitos e empresários aprovam projeto da Rota do Oeste para trevo de acesso de Sinop a Cláudia

O encontro foi realizado no Sindicato Rural, onde foram avaliados três projetos, sendo que um deles foi o escolhido pelas lideranças presentes.

17/01/2020 | ARTICULAÇÃO

Prefeitos e empresários aprovam projeto da Rota do Oeste para trevo de acesso de Sinop a Cláudia

O encontro foi realizado no Sindicato Rural, onde foram avaliados três projetos, sendo que um deles foi o escolhido pelas lideranças presentes.

17/01/2020 | CONSUMIDOR

Comissão aprova venda direta de etanol de usinas para postos de combustíveis

17/01/2020 | CIDADE LIMPA

CUIABÁ: Materiais recicláveis podem ser trocados por créditos para celular e vale-transporte

A troca pode ser feita em máquinas instaladas em oito pontos da cidade.

16/01/2020 | AGORA É LEI

Associação de Mulheres de Rondonópolis Sul é Declarada de Utilidade Pública

A lei foi uma iniciativa do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL). Em 2019, a Associação realizou mais de mil atendimentos