Siga-nos nas redes sociais:

Maia minimiza saída de DEM e MDB de bloco partidário

Partidos deixaram o chamado "blocão", em um movimento que visa enfraquecer o "centrão" 28/07/2020 - 19:19:12

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), minimizou nesta terça (28) a saída do MDB e do DEM do grupo de partidos conhecido como blocão, em um movimento que visa enfraquecer o chamado "centrão", aliado do presidente Jair Bolsonaro.

Em nota, Maia afirmou que o movimento, apoiado por ele nos bastidores, é "natural" e que não tem relação com a eleição para a presidência da Câmara no ano que vem.

"Seu desfazimento é natural, segue um padrão estabelecido pela prática congressual e nada tem a ver com a eleição para a Mesa Diretora em 2021, para a qual tradicionalmente são formados novos blocos", disse.

Na nota oficial, Maia afirmou que a formação do "blocão" tinha como propósito alcançar mais representatividade na CMO (Comissão Mista de Orçamento) e que os blocos duram, em geral, até a publicação e instalação do colegiado. Com a pandemia, a comissão não foi instalada e a existência do bloco acabou se prolongando, afirmou o presidente da Câmara.

Na segunda (27), DEM e MDB se deligaram do bloco que é capitaneado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL) e que reúne formalmente nove partidos (PL, PP, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, PROS e Avante) e mais de 200 parlamentares. O Solidariedade também pode desembarcar do chamado blocão.

O desembarque foi apontado como um movimento para enfraquecer a articulação de Lira, que é um dos principais nomes do centrão e tem se aproximado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nos últimos meses.

O deputado alagoano é visto como potencial candidato à sucessão de Maia.

Na prática uma grande parte do blocão, o centrão é resquício do período de Eduardo Cunha (MDB-RJ) na presidência da Casa, durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

A eleição para a presidência da Câmara e formação da Mesa Diretora será em fevereiro de 2021. Com o período se aproximando, os partidos começaram a se organizar em um movimento que pode atrapalhar os planos de Bolsonaro em ter uma base governista coesa no segundo semestre, período de votações importantes, como a reforma tributária, e de emplacar o sucessor de Maia.

O PSL, por exemplo, articula junto ao PSC, que também não faz parte do grupo, a formação de um novo bloco com PTB, PROS e Solidariedade na tentativa de ser majoritário na Câmara. Segundo parlamentares, os três primeiros estão praticamente fechados na nova composição. Já o Solidariedade está em negociações avançadas.

Desde que o PP, liderado por Arthur Lira, começou a se aproximar do governo, em meados de abril, líderes do DEM e do MDB já ensaiavam marcar posição e deixar claro que os partidos não são do governo.

As siglas já não tinham uma atuação coesa. A decisão de MDB e DEM de deixar o bloco agora se deu pela avaliação de que era preciso formalizar uma separação que já acontecia na prática.

Na nota da manhã desta terça, Maia negou divergências internas entre os partidos, reafirmando que a separação dos blocos é prática da Câmara.

"A respeito das afirmações de que a saída do MDB e do DEM do Bloco Partidário liderado pelo Deputado Arthur Lira, teriam relação com divergências internas entre as siglas ou, ainda, com as eleições para a Mesa Diretora do próximo biênio, julgo importante esclarecer que a formação e desfazimento dos blocos no início de cada sessão legislativa é prática reiterada na Câmara dos Deputados."

Tomaz Silva/Agência Brasil

<a data-cke-saved-href="https://www.midianews.com.br//storage/webdisco/2019/09/02/886x590/659a86e0327a302af78d39b82caec492.jpg" href="https://www.midianews.com.br//storage/webdisco/2019/09/02/886x590/659a86e0327a302af78d39b82caec492.jpg" rel="lightbox" data-title="O presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo maia" "="" style="box-sizing: border-box; color: rgb(0, 0, 0); text-decoration-line: none; margin: 0px; padding: 0px; border: none; font-family: &quot;Helvetica Neue&quot;, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 14px;">

Fonte: Mídia News

Veja tambem

24/09/2020 | BONS CONDUTORES

Em Mato Grosso, projeto premia bons condutores de veículos

O desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA pode chegar até 30%.

24/09/2020 | WITZEL

Alerj aprova por 69 x 0 afastamento de Witzel do cargo; cassação agora depende de comissão mista

Witzel foi acusado de fraudes e irregularidades nas compras e contratações para o combate à pandemia de Covid-19.

21/09/2020 | CAMPANHA POLÊMICA

Aprosoja nega agressão a servidores, mas cobra reforma administrativa

Peça publicitária da Aprosoja gerou revolta dos servidores do Indea e Intermat

21/09/2020 | E$QUEMA S

Advogada alvo da PF é assessora no gabinete de senador de MT

Márcia Zampiron é esposa de ex-presidente de banco ligado aos figurões do PT

20/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

Aliança do PSD, PSB e PSL de Cláudia lança 25 candidatos a vereadores

19/09/2020 | BISTURI GLOBO É EXPULÇA DO ALMOÇO

Bolsonaro escapou de cilada de adversários em MT

A equipe intrusa de jornalismo da emissora da família Marinho foi expulsa do local

18/09/2020 | PRESTÍGIO EM ALTA

Aos gritos de 'mito', Bolsonaro é recebido por apoiadores eufóricos em MT

Classe política está na região Norte prestigiando agenda do presidente da República, que participa de inauguração de usina em Sinop

17/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

Altamir Kurten e Luiz Anselmo consolidam chapa para Prefeitura de Cláudia

União dos partidos PSDB, DEM, PP e MDB apresentam 27 nomes para vereador

17/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

PSDB de Sinop finaliza chapa de vereadores e declara apoio à Roberto Dorner

17/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

Deputado Elizeu Nascimento é oficialmente confirmado candidato ao Senado nesta noite (16/09) em Cuiabá

O candidato a prefeito de Sinop, Sérgio Ribeiro, declarou que tem orgulho em poder dizer que apoia Elizeu Nascimento, para a candidatura ao Senado, pois sabe que ele nunca se deixou corromper.

16/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

MARCELÂNDIA TERÁ CANDIDATURA ÚNICA NAS ELEIÇÕES DE NOVEMBRO

A sigla anunciou durante o evento 10 candidatos a vereador, sendo 7 homens e três mulheres.

16/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

Ex-prefeito João Batista é confirmado candidato a prefeitura de Cláudia

Aliança formada pelos partidos PSL, PSB e PSD trás o produtor rural Ivan Hoffman na vaga de vice-prefeito