Siga-nos nas redes sociais:

Dois reeleitos na Assembleia já estão de olho na Mesa

O tucano explica que já fez parte da Mesa nos últimos 4 anos e sente vontade em voltar ao comando. 09/10/2018 - 11:35:40

Com o fim do período eleitoral e o retorno dos trabalhos parlamentares, as discussões para a composição da nova Mesa Diretora começam a entrar em pauta nos bastidores. O atual presidente Eduardo Botelho (DEM) admite que pode buscar a reeleição e o primeiro-secretário da Casa, Guilherme Maluf (PSDB) também manifesta interesse na presidência.  

O tucano explica que já fez parte da Mesa nos últimos 4 anos e sente vontade em voltar ao comando. Ele ressalta que não deve haver embate e sim entendimento entre os grupos que devem se formar nos próximos meses. “Não tenho nenhuma vaidade, mas depende muito de conversas que irão surgir a partir de agora. Elegemos poucos da atual gestão, então os novos também devem participar dessa discussão. Ninguém toca uma mesa sem ter um entendimento de um grupo. Há um bom entendimento entre eu e Botelho e tenho certeza que pode ser reeditada essa parceria no próximo ano”.   

Botelho ressalta que a possível candidatura vai depender do entendimento dos novos deputados e do interesse do Parlamento como um todo. De acordo com ele, a reeleição precisa partir de uma vontade coletiva. “Se eles entenderem que eu consigo continuar tocando, eu estou pronto”.   

Dos 20 parlamentares que tentaram a reeleição, apenas 10 conseguiram êxito no pleito de domingo (7). A maior parte dos reeleitos integra a coligação Pra Mudar Mato Grosso, do governador eleito Mauro Mendes (DEM). O grupo, formado pelo DEM, PDT, PSC, MDB, PHS, PSD e PMB, conseguiu eleger 9 deputados, a maior bancada entre as coligações proporcionais, e deve influenciar na composição da nova administração da Casa. Botelho integra este grupo.   

Outras 7 coligações proporcionais conseguiram eleger deputados, sendo que uma conquistou 3 cadeiras e outras 6 fizeram dois parlamentares, cada. Deste total, as coligações que apoiavam a reeleição do governador Pedro Taques (PSDB) conseguiram eleger o segundo maior número de parlamentares no geral. O tucano terá 8 representantes de seu grupo, que tem Maluf como integrante.   

Botelho explica que, apesar do número abaixo do esperado na reeleição de colegas, é preciso conhecer todos os deputados e conversar com todos. A votação da nova presidência deve acontecer no Plenário das Deliberações Renê Barbour, na sede da AL, logo após a posse dos deputados estaduais eleitos. Historicamente o evento acontece no dia 1º de fevereiro. A Mesa escolhida administra o parlamento por dois anos. Maluf foi o primeiro presidente da atual legislatura. Botelho assumiu em 2017 e segue até o final deste ano.

Fonte: Gazeta Digital

Veja tambem

16/02/2019 | SORRISO-MT

Governador destaca que Fethab proporcionará maior investimento em infraestrutura no Estado

Somente este ano, 40% do fundo, que significam R$ 600 milhões, serão destinados exclusivamente para a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

16/02/2019 | SAÚDE INDÍGENA

Bolsonaro destaca uso de helicóptero no serviço a índios no Amazonas

A aeronave vai apoiar as equipes médicas da saúde indígena

16/02/2019 | CONTENÇÃO DE GASTO

Governo estabelece meta de redução de despesa em 20%

Esse percentual deverá ser reduzido do menor valor mensal liquidado ou demandado nos últimos seis meses por todas as instituições estaduais.

16/02/2019 | CRISE

Prefeitos do Nortão se reúnem com o governador e pedem melhorias na Saúde

Mauro Mendes reúne o chefe da Casa Civil Mauro Carvalho e prefeitos do Nortão, como Rosana Martinelli e Binotti

15/02/2019 | HABITAÇÃO

Prefeitura divulga lista de pré-aprovados para o residencial Nico Baracat

Mil e oitenta e duas pessoas constam nesta primeira relação apresentada pelo poder público municipal.

15/02/2019 | TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Tribunal nega recurso de Mauro Savi e do ex-prefeito de Sinop em ação do Ministério Público

Ex-deputado é acusado de ter se apropriado de dinheiro público em Sinop

14/02/2019 | POLITICA

Após definir idade mínima da aposentadoria, Guedes volta para o Rio

O ministro cancelou a agenda que tinha na Procuradoria-Geral da República (PGR) para discutir detalhes da proposta e foi a sua cidade

14/02/2019 | AGRONEGÓCIO

Deputados requerem registro de Frente Parlamentar do Agronegócio

Proposta apresenta o deputado Dilmar Dal Bosco como coordenador-geral e busca aprimorar a legislação

14/02/2019 | EM BRASILIA

Secretário de Saúde participa de reunião nacional em busca de práticas positivas para MT

Congresso reuniu integrantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) nesta quarta-feira (13) para discutir eficiência da saúde pública.

14/02/2019 | SENADO

Selma é titular de 5 comissões e afirma que a escolha é estratégica para o PSL

Decisões sobre Direitos Humanos devem ser influenciadas por senadora

13/02/2019 | CRIME AMBIENTAL

MPE exige que presidente do Detran e diretores de usina usem tornozeleira

Representação ainda prevê que acusados não frequentem usina e sejam proibidos de deixar o Brasil

13/02/2019 | INVESTIGAÇÃO

CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal vai requerer informações sobre morte de empresário

Wilson Santos explica que assim que a CPI for oficializada vai solicitar à Polícia Civil informações sobre o assassinato de Wagner Florêncio Pimentel