Siga-nos nas redes sociais:

Célio Garcia homenageia idealizadores da Farmácia Solidária com moção de aplausos

O projeto disponibiliza mendicamentos sem nenhum custo para a população de baixa renda com receita médica 19/09/2018 - 17:09:43

Durante a 30° sessão ordinária na Câmara Municipal realizada segunda- feira (17), os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Aplauso n°030/2018 de autoria do vereador Célio Garcia (DEM) em homenagem a Jeandson da Silva Carneiro e Morenna Alana Giordani, por idealizar e coordenar o projeto social Farmácia Solidária, em Sinop.

"Nada mais justo que enaltecer pessoas com essas iniciativas louváveis e que utilizam parte do seu tempo para ajudar o próximo sem esperar nada em troca. O projeto mesmo que novo, já contribuiu com muitas famílias que não tem condições de comprar um medicamento e sem dúvidas vai ajudar ainda mais. Espero que mais ações como esta sejam desenvolvidas em nossa cidade" afirma Célio Garcia.

A ideia surgiu em abril de 2017, quando Jeandson e Morenna influenciados por exemplos de outras cidades, começaram o processo de desenvolvimento e documentação do projeto, que tem como objetivo dar acesso a medicamentos para população de baixa renda, que muitas vezes não tem condições de arcar com os custos de seus tratamentos.

"Desde quando surgiu a ideia, quando o Jeandson trouxe a pesquisa até o Rotary Club Teles Pires, nós não imaginávamos quão desafiador seria esse projeto, mas na medida em que nós juntamos toda experiência e dedicação das pessoas que trabalham na Universidade Federal de Mato Grosso, dos profissionais farmacêuticos, técnicos, docentes, acadêmicos e o empenho do Club, fez com que esse projeto saísse do papel" explica Morenna.

Com a aprovação de todos os membros da mesa a Moção de Aplausos será entregue em breve para os coordenadores do projeto.

"É com grande satisfação que recebemos essa moção, estamos muito gratos e mais motivados a trabalhar ainda mais pelo projeto e pela sociedade. Acho que moções como esta é muito importante, pois motiva aquele que está fazendo um projeto social a correr mais atrás, buscar parcerias, ampliar o alcance do projeto. Estamos muito felizes" comenta o coordenador Jeandson.


O Projeto Farmácia Solidária
O atendimento ao público começou em abril de 2018 e conta com a parceria do Rotary Club Teles Pires, o curso de Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretaria Municipal de Saúde. A medicação chega até a Farmácia Solidária através de doações feitas pela população, que deposita os medicamentos em caixas distribuídas em vários pontos da cidade. Eles são coletados e posteriormente passam pelo processo de triagem, onde há cuidados com a validade e os padrões de consumo, depois são enviados para sede onde serão distribuídos.

Além de medicamentos adequados para consumo, a população também pode depositar nos pontos de coleta medicamentos vencidos e abertos, estes serão encaminhados ao aterro sanitário tendo seu descarte correto, ajudando também a evitar acidentes em casa com o consumo inadequado, até mesmo por crianças.

Para aqueles que precisam da medicação, basta ir com a receita médica até a Farmácia Solidária, anexa a Farmácia Regional na Avenida das Itaúbas. Aos que desejam colaborar, basta depositar qualquer tipo de medicamento nas caixas que estão distribuídas pela cidade, entre eles os três hospitais particulares e as Farmácias Regionais de Sinop.

Por: Danieli Schneider

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

16/02/2019 | SORRISO-MT

Governador destaca que Fethab proporcionará maior investimento em infraestrutura no Estado

Somente este ano, 40% do fundo, que significam R$ 600 milhões, serão destinados exclusivamente para a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

16/02/2019 | SAÚDE INDÍGENA

Bolsonaro destaca uso de helicóptero no serviço a índios no Amazonas

A aeronave vai apoiar as equipes médicas da saúde indígena

16/02/2019 | CONTENÇÃO DE GASTO

Governo estabelece meta de redução de despesa em 20%

Esse percentual deverá ser reduzido do menor valor mensal liquidado ou demandado nos últimos seis meses por todas as instituições estaduais.

16/02/2019 | CRISE

Prefeitos do Nortão se reúnem com o governador e pedem melhorias na Saúde

Mauro Mendes reúne o chefe da Casa Civil Mauro Carvalho e prefeitos do Nortão, como Rosana Martinelli e Binotti

15/02/2019 | HABITAÇÃO

Prefeitura divulga lista de pré-aprovados para o residencial Nico Baracat

Mil e oitenta e duas pessoas constam nesta primeira relação apresentada pelo poder público municipal.

15/02/2019 | TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Tribunal nega recurso de Mauro Savi e do ex-prefeito de Sinop em ação do Ministério Público

Ex-deputado é acusado de ter se apropriado de dinheiro público em Sinop

14/02/2019 | POLITICA

Após definir idade mínima da aposentadoria, Guedes volta para o Rio

O ministro cancelou a agenda que tinha na Procuradoria-Geral da República (PGR) para discutir detalhes da proposta e foi a sua cidade

14/02/2019 | AGRONEGÓCIO

Deputados requerem registro de Frente Parlamentar do Agronegócio

Proposta apresenta o deputado Dilmar Dal Bosco como coordenador-geral e busca aprimorar a legislação

14/02/2019 | EM BRASILIA

Secretário de Saúde participa de reunião nacional em busca de práticas positivas para MT

Congresso reuniu integrantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) nesta quarta-feira (13) para discutir eficiência da saúde pública.

14/02/2019 | SENADO

Selma é titular de 5 comissões e afirma que a escolha é estratégica para o PSL

Decisões sobre Direitos Humanos devem ser influenciadas por senadora

13/02/2019 | CRIME AMBIENTAL

MPE exige que presidente do Detran e diretores de usina usem tornozeleira

Representação ainda prevê que acusados não frequentem usina e sejam proibidos de deixar o Brasil

13/02/2019 | INVESTIGAÇÃO

CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal vai requerer informações sobre morte de empresário

Wilson Santos explica que assim que a CPI for oficializada vai solicitar à Polícia Civil informações sobre o assassinato de Wagner Florêncio Pimentel