Siga-nos nas redes sociais:

Célio Garcia homenageia idealizadores da Farmácia Solidária com moção de aplausos

O projeto disponibiliza mendicamentos sem nenhum custo para a população de baixa renda com receita médica 19/09/2018 - 17:09:43

Durante a 30° sessão ordinária na Câmara Municipal realizada segunda- feira (17), os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Aplauso n°030/2018 de autoria do vereador Célio Garcia (DEM) em homenagem a Jeandson da Silva Carneiro e Morenna Alana Giordani, por idealizar e coordenar o projeto social Farmácia Solidária, em Sinop.

"Nada mais justo que enaltecer pessoas com essas iniciativas louváveis e que utilizam parte do seu tempo para ajudar o próximo sem esperar nada em troca. O projeto mesmo que novo, já contribuiu com muitas famílias que não tem condições de comprar um medicamento e sem dúvidas vai ajudar ainda mais. Espero que mais ações como esta sejam desenvolvidas em nossa cidade" afirma Célio Garcia.

A ideia surgiu em abril de 2017, quando Jeandson e Morenna influenciados por exemplos de outras cidades, começaram o processo de desenvolvimento e documentação do projeto, que tem como objetivo dar acesso a medicamentos para população de baixa renda, que muitas vezes não tem condições de arcar com os custos de seus tratamentos.

"Desde quando surgiu a ideia, quando o Jeandson trouxe a pesquisa até o Rotary Club Teles Pires, nós não imaginávamos quão desafiador seria esse projeto, mas na medida em que nós juntamos toda experiência e dedicação das pessoas que trabalham na Universidade Federal de Mato Grosso, dos profissionais farmacêuticos, técnicos, docentes, acadêmicos e o empenho do Club, fez com que esse projeto saísse do papel" explica Morenna.

Com a aprovação de todos os membros da mesa a Moção de Aplausos será entregue em breve para os coordenadores do projeto.

"É com grande satisfação que recebemos essa moção, estamos muito gratos e mais motivados a trabalhar ainda mais pelo projeto e pela sociedade. Acho que moções como esta é muito importante, pois motiva aquele que está fazendo um projeto social a correr mais atrás, buscar parcerias, ampliar o alcance do projeto. Estamos muito felizes" comenta o coordenador Jeandson.


O Projeto Farmácia Solidária
O atendimento ao público começou em abril de 2018 e conta com a parceria do Rotary Club Teles Pires, o curso de Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretaria Municipal de Saúde. A medicação chega até a Farmácia Solidária através de doações feitas pela população, que deposita os medicamentos em caixas distribuídas em vários pontos da cidade. Eles são coletados e posteriormente passam pelo processo de triagem, onde há cuidados com a validade e os padrões de consumo, depois são enviados para sede onde serão distribuídos.

Além de medicamentos adequados para consumo, a população também pode depositar nos pontos de coleta medicamentos vencidos e abertos, estes serão encaminhados ao aterro sanitário tendo seu descarte correto, ajudando também a evitar acidentes em casa com o consumo inadequado, até mesmo por crianças.

Para aqueles que precisam da medicação, basta ir com a receita médica até a Farmácia Solidária, anexa a Farmácia Regional na Avenida das Itaúbas. Aos que desejam colaborar, basta depositar qualquer tipo de medicamento nas caixas que estão distribuídas pela cidade, entre eles os três hospitais particulares e as Farmácias Regionais de Sinop.

Por: Danieli Schneider

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

17/10/2018 | MAIS OBRAS

Prefeita se reúne com presidente do BNDES na busca de recursos para obras em Sinop

O encontro foi intermediado e teve apoio do senador Wellington Fagundes (PR).

16/10/2018 | PROJETO DE LEI

Debortoli propõe que prefeitura divulgue motivo de paralisação de obras

16/10/2018 | COBRANÇA DA TAXA

Produtores querem ter controle sobre o Fethab 2

Antônio Galvan afirma que a categoria só aceitará a continuidade da cobrança da taxa se ela própria puder administrar os recursos e decidir em quais rodovias eles serão aplicados.

15/10/2018 | ELEIÇÕES 2018

Bolsonaro tem 59% dos votos válidos e Haddad 41%, diz Ibope para segundo turno

Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 52%, e Haddad, 37%. Pesquisa é a primeira do Ibope no segundo turno das eleições.

13/10/2018 | MATO GROSSO

Ex-senadora, vice-governador e deputados não conseguem retomar carreira política

Na lista dos “barrados na urna” estão ex-deputados, vice-governador, prefeito de Cuiabá e senadora.

13/10/2018 | ELEIÇÕES 2018

Bolsonaro diz que aceita realizar debate com Haddad, com condições

Ele afirmou ainda que num governo Haddad quem escolheria os ministros seria Lula.

13/10/2018 | DISCURSO AMENO

PSDB descarta oposição raivosa a Mauro

Borges disse que Wilson e Maluf é que serão os responsáveis por discutir o assunto.

12/10/2018 | DISPUTA PELA MESA

Dal’Bosco: Não pode virar reinado; tem 14 novos deputados na AL

Aliado de Mauro Mendes se diz interessado em concorrer ao comando da Assembleia

12/10/2018 | 75% DE AUMENTO

Prefeito cria verba indenizatória e passa receber R$ 27 mil em MT

Souza reside em Várzea Grande, mas comanda prefeitura livramentense

11/10/2018 | UTILIDADE PÚBLICA

Prefeita recebe representantes de associações e confirma concessão de títulos

O encontro foi intermediado pelo vereador Hedvaldo Costa (PR)

09/10/2018 | LEI DOS 15 MINUTOS

Projeto de Leonardo Visera que torna rígida lei da espera em bancos, tem primeira aprovação no legislativo

Proposta abrange as agências dos Correios e institui cassação de alvará da empresa que sofrer cinco sentenças por descumprimento da Lei vigente.

09/10/2018 | DISCUSSÕES DE COMPOSIÇÃO

Dois reeleitos na Assembleia já estão de olho na Mesa

O tucano explica que já fez parte da Mesa nos últimos 4 anos e sente vontade em voltar ao comando.