Siga-nos nas redes sociais:

Célio Garcia homenageia idealizadores da Farmácia Solidária com moção de aplausos

O projeto disponibiliza mendicamentos sem nenhum custo para a população de baixa renda com receita médica 19/09/2018 - 17:09:43

Durante a 30° sessão ordinária na Câmara Municipal realizada segunda- feira (17), os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Aplauso n°030/2018 de autoria do vereador Célio Garcia (DEM) em homenagem a Jeandson da Silva Carneiro e Morenna Alana Giordani, por idealizar e coordenar o projeto social Farmácia Solidária, em Sinop.

"Nada mais justo que enaltecer pessoas com essas iniciativas louváveis e que utilizam parte do seu tempo para ajudar o próximo sem esperar nada em troca. O projeto mesmo que novo, já contribuiu com muitas famílias que não tem condições de comprar um medicamento e sem dúvidas vai ajudar ainda mais. Espero que mais ações como esta sejam desenvolvidas em nossa cidade" afirma Célio Garcia.

A ideia surgiu em abril de 2017, quando Jeandson e Morenna influenciados por exemplos de outras cidades, começaram o processo de desenvolvimento e documentação do projeto, que tem como objetivo dar acesso a medicamentos para população de baixa renda, que muitas vezes não tem condições de arcar com os custos de seus tratamentos.

"Desde quando surgiu a ideia, quando o Jeandson trouxe a pesquisa até o Rotary Club Teles Pires, nós não imaginávamos quão desafiador seria esse projeto, mas na medida em que nós juntamos toda experiência e dedicação das pessoas que trabalham na Universidade Federal de Mato Grosso, dos profissionais farmacêuticos, técnicos, docentes, acadêmicos e o empenho do Club, fez com que esse projeto saísse do papel" explica Morenna.

Com a aprovação de todos os membros da mesa a Moção de Aplausos será entregue em breve para os coordenadores do projeto.

"É com grande satisfação que recebemos essa moção, estamos muito gratos e mais motivados a trabalhar ainda mais pelo projeto e pela sociedade. Acho que moções como esta é muito importante, pois motiva aquele que está fazendo um projeto social a correr mais atrás, buscar parcerias, ampliar o alcance do projeto. Estamos muito felizes" comenta o coordenador Jeandson.


O Projeto Farmácia Solidária
O atendimento ao público começou em abril de 2018 e conta com a parceria do Rotary Club Teles Pires, o curso de Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretaria Municipal de Saúde. A medicação chega até a Farmácia Solidária através de doações feitas pela população, que deposita os medicamentos em caixas distribuídas em vários pontos da cidade. Eles são coletados e posteriormente passam pelo processo de triagem, onde há cuidados com a validade e os padrões de consumo, depois são enviados para sede onde serão distribuídos.

Além de medicamentos adequados para consumo, a população também pode depositar nos pontos de coleta medicamentos vencidos e abertos, estes serão encaminhados ao aterro sanitário tendo seu descarte correto, ajudando também a evitar acidentes em casa com o consumo inadequado, até mesmo por crianças.

Para aqueles que precisam da medicação, basta ir com a receita médica até a Farmácia Solidária, anexa a Farmácia Regional na Avenida das Itaúbas. Aos que desejam colaborar, basta depositar qualquer tipo de medicamento nas caixas que estão distribuídas pela cidade, entre eles os três hospitais particulares e as Farmácias Regionais de Sinop.

Por: Danieli Schneider

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

26/05/2019 | APOIO AO GOVERNO

Manifestantes se reuniram na tarde deste domingo (26) em apoio ao governo Federal Jair Bolsonaro em Sinop-MT

Os protestos aconteceram em várias cidades do país.

25/05/2019 | NEGOCIAÇÃO TRAVADA

Estado usa alertas do TCE e MPE para barrar reajustes aos professores

Órgãos ameaçam até denunciar governador por crime de responsabilidade caso conceda aumentos

24/05/2019 | NA FIEMT

Governador apresenta números do Estado a empresários e afirma que todos terão que dar sua parcela de contribuição

Mauro Mendes ressaltou que o Estado precisa ser um "indutor de crescimento"

24/05/2019 | LEI INCONSTITUCIONAL

Em razão da decisão do TJMT, Ícaro abre mão da verba indenizatória

Além de protocolar um projeto que extingue a verba indenizatória em Sinop, Ícaro abriu mão de receber o recurso

24/05/2019 | POLITICA

Dilmair cobra em Cuiabá a conclusão de escolas e mais viaturas para a Polícia Militar

23/05/2019 | EDUCAÇÃO

Centro Educacional realiza exposição em homenagem a Mato Grosso

23/05/2019 | OPINIÃO/POLÍTICA

3 nomes se destacam em enquete eleitoral do município de Cláudia

Daniel, Fernando e Marciel conquistaram 97,99% dos votos

22/05/2019 | "SULTÃO" E CAIXA 2

Delator diz que Taques gastou R$ 7 milhões de caixa 2 em 2014

Alan Malouf, já condenado à prisão, também disse que ex-governador é o "sultão"

21/05/2019 | AGRICULTURA FAMILIAR

Cooperativa procura produtores rurais de Sinop para formar parceria

21/05/2019 | SAÚDE PÚBLICA:

Leonardo Visera quer tornar obrigatória a emissão de receituários médicos digitados em computador

Todos os consultórios, clínicas, postos de saúde ou UBS's público e privados, deverão se submeter à lei.

20/05/2019 | LEI 616/2001

Secretaria inicia fiscalização de anúncios publicitários instalados irregularmente em Sinop

20/05/2019 | SINOP-MT

Sinop é terceiro município polo a receber o Programa Gestão Eficaz em 2019