Siga-nos nas redes sociais:

Célio Garcia homenageia idealizadores da Farmácia Solidária com moção de aplausos

O projeto disponibiliza mendicamentos sem nenhum custo para a população de baixa renda com receita médica 19/09/2018 - 17:09:43

Durante a 30° sessão ordinária na Câmara Municipal realizada segunda- feira (17), os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Aplauso n°030/2018 de autoria do vereador Célio Garcia (DEM) em homenagem a Jeandson da Silva Carneiro e Morenna Alana Giordani, por idealizar e coordenar o projeto social Farmácia Solidária, em Sinop.

"Nada mais justo que enaltecer pessoas com essas iniciativas louváveis e que utilizam parte do seu tempo para ajudar o próximo sem esperar nada em troca. O projeto mesmo que novo, já contribuiu com muitas famílias que não tem condições de comprar um medicamento e sem dúvidas vai ajudar ainda mais. Espero que mais ações como esta sejam desenvolvidas em nossa cidade" afirma Célio Garcia.

A ideia surgiu em abril de 2017, quando Jeandson e Morenna influenciados por exemplos de outras cidades, começaram o processo de desenvolvimento e documentação do projeto, que tem como objetivo dar acesso a medicamentos para população de baixa renda, que muitas vezes não tem condições de arcar com os custos de seus tratamentos.

"Desde quando surgiu a ideia, quando o Jeandson trouxe a pesquisa até o Rotary Club Teles Pires, nós não imaginávamos quão desafiador seria esse projeto, mas na medida em que nós juntamos toda experiência e dedicação das pessoas que trabalham na Universidade Federal de Mato Grosso, dos profissionais farmacêuticos, técnicos, docentes, acadêmicos e o empenho do Club, fez com que esse projeto saísse do papel" explica Morenna.

Com a aprovação de todos os membros da mesa a Moção de Aplausos será entregue em breve para os coordenadores do projeto.

"É com grande satisfação que recebemos essa moção, estamos muito gratos e mais motivados a trabalhar ainda mais pelo projeto e pela sociedade. Acho que moções como esta é muito importante, pois motiva aquele que está fazendo um projeto social a correr mais atrás, buscar parcerias, ampliar o alcance do projeto. Estamos muito felizes" comenta o coordenador Jeandson.


O Projeto Farmácia Solidária
O atendimento ao público começou em abril de 2018 e conta com a parceria do Rotary Club Teles Pires, o curso de Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretaria Municipal de Saúde. A medicação chega até a Farmácia Solidária através de doações feitas pela população, que deposita os medicamentos em caixas distribuídas em vários pontos da cidade. Eles são coletados e posteriormente passam pelo processo de triagem, onde há cuidados com a validade e os padrões de consumo, depois são enviados para sede onde serão distribuídos.

Além de medicamentos adequados para consumo, a população também pode depositar nos pontos de coleta medicamentos vencidos e abertos, estes serão encaminhados ao aterro sanitário tendo seu descarte correto, ajudando também a evitar acidentes em casa com o consumo inadequado, até mesmo por crianças.

Para aqueles que precisam da medicação, basta ir com a receita médica até a Farmácia Solidária, anexa a Farmácia Regional na Avenida das Itaúbas. Aos que desejam colaborar, basta depositar qualquer tipo de medicamento nas caixas que estão distribuídas pela cidade, entre eles os três hospitais particulares e as Farmácias Regionais de Sinop.

Por: Danieli Schneider

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

15/12/2018 | RESPOSTA A TAQUES

Não sou marinheiro de primeira viagem na administração pública

Recentemente, ao falar sobre a crise financeira do Estado, Pedro Taques disse: “treino é treino, jogo é jogo”

15/12/2018 | CONCLUSÃO DE OBRAS

Governador e prefeito vistoriam finalização nas obras da Trincheira na MT-251

14/12/2018 | SAÚDE

Prefeitura entra com ação contra Estado e OS para que pacientes sejam recebidos no Hospital Regional

Segundo o procurador Geral do Município, Ivan Schneider, a ação foi protocolada na quarta-feira (12/12).

14/12/2018 | CLÁUDIA-MT

Eleita nova mesa diretora da Câmara de Cláudia, Benézio será o novo presidente.

O vereador Benézio dos Santos (MDB) foi eleito presidente com oito votos e uma abstenção.

13/12/2018 | POLÍTICA EDUCACIONAL

Conselho Municipal de Educação de Sinop ganha sede própria

13/12/2018 | MESA DIRETORA

Vereadores de Cláudia elegem amanhã a nova mesa diretora da Câmara, Benézio encabeça chapa única

Caso a chapa recebe pelo a menos o voto de mais um vereador já estará eleita.

13/12/2018 | ASSISTÊNCIA SOCIAL

Famílias começam a receber alimentos da campanha Natal Presente

A campanha Natal Presente, foi realizada pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e a TV Cidade SBT.

12/12/2018 | REVISÃO SALARIAL

Botelho: Governo ultrapassou o limite da lei e não pode dar RGA

Presidente da AL diz que Executivo está amparado em lei federal e não está impedido de agir

12/12/2018 | EDUCAÇÃO

Proerd forma 346 estudantes da rede pública municipal de Sinop

Além da entrega de certificados para os cursistas, a PM também entregou bicicletas aos estudantes que se destacaram na escrita de uma redação sobre o programa.

12/12/2018 | POLÍTICA VOTAÇÃO RELÂMPAGO

Comissão da Câmara aprova fim do foro privilegiado

Aprovado pelo Senado em maio do ano passado, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) segue para análise do plenário da Câmara

11/12/2018 | REUNIÃO DE TRANSAÇÃO

Governador eleito entrega proposta de reforma administrativa ao chefe do Executivo

Pedro Taques recebeu a documentação, que será analisada antes de encaminhar à Assembleia Legislativa, que deve apreciar a proposta somente em janeiro de 2019.

11/12/2018 | SAÚDE DO TRABALHADOR

Projeto sobre hanseníase atendeu todas as unidades municipal de saúde em 2018

O projeto orientou e examinou durante o ano todos os profissionais que trabalham no setor da saúde.