Siga-nos nas redes sociais:

Cacique Raoni é criticado pelos indígenas agricultores por evento contra Bolsonaro

Mais de 600 lideranças indígeas reunidas na Aldeia Piaraçu, que fica no Parque Nacional do Xingu, em Mato Gross 20/01/2020 - 11:18:40

O grupo de agricultores indígenas, formado por quatro etnias sendo três de Mato Grosso e uma de Pernambuco, divulgou uma carta repudiando um documento produzido após encontro realizado entre 14 e 18 deste mês, e que reuniu mais de 600 lideranças indígenas e não indígenas, na Aldeia Piaraçu, que fica no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso. 

No documento de Piaraçu, os participantes alegam que não aceitam o agronegócio, a mineração, a construção de usinas hidrelétricas e ferrovias em suas terras como pretende o Governo Bolsonaro. “Ora, se eles assim desejam permanecer, fechando os olhos para o progresso, é o direito deles e não podemos e nem queremos interferir. No entanto nosso entendimento é bem diferente. Não somos contra o progresso e estamos abertos ao diálogo para que os empreendimentos sejam analisados e seus impactos devidamente compensados”.

Os produtores indígenas alegam ainda que desejam realizar parcerias para superar carências que, segundo eles, têm sido mantidas no atraso e dependência. Com discurso alinhado ao do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os produtores dizem ainda que não aceitam alienação por movimentos políticos e ONGs, e que os “parentes” que se reuniram na aldeia Piaraçu são tratados como “massa de manobra por todo tipo de oportunistas”. Os produtores dizem ainda que a reunião teve como único objetivo “atingir e afrontar o Governo”.

Na carta, os agricultores indígenas pontuam que não possuem filiação partidária, e que não reconhecem organizações como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que é ligado à Igreja Católica por meio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

“O Grupo de Agricultores quer o diálogo com o atual Governo, pois entende que somente com discussão dos problemas de forma transparente e objetiva se poderá chegar a um patamar satisfatório para todos. Finalmente queremos deixar claro que os indígenas e seus parceiros reunidos na aldeia Piaraçu falam por eles. Jamais por nós”, pontuam.

Assinam a carta os indígenas Felisberto Cupudunepá, da etnia Umutina, Arnaldo Zunizakae, da etnia Paresi, Edson Oliveira Santos, da etnia Bakairi, de Mato Grosso, e Paulo Lucio da etnia Fulni-ô de Pernambuco.

Encontro Histórico

O encontro na Aldeia Piaraçu foi liderado pelo líder indígena Cacique Raoni Metuktire, que com 89 anos de idade tem se destacado internacionalmente como um dos mais relevantes expoentes da defesa dos povos nativos.

Mais de 600 lideranças indígenas e não indígenas, membros de movimentos sociais e organizações que atuam em favor das populações minoritárias estiveram presentes no evento, que foi idealizado como forma de demonstrar resistência ao Governo Bolsonaro, que defende abrir as terras indígenas para exploração econômica.

Vinícius Bruno

Fonte: RD News

Veja tambem

19/09/2020 | BISTURI GLOBO É EXPULÇA DO ALMOÇO

Bolsonaro escapou de cilada de adversários em MT

A equipe intrusa de jornalismo da emissora da família Marinho foi expulsa do local

18/09/2020 | PRESTÍGIO EM ALTA

Aos gritos de 'mito', Bolsonaro é recebido por apoiadores eufóricos em MT

Classe política está na região Norte prestigiando agenda do presidente da República, que participa de inauguração de usina em Sinop

17/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

Altamir Kurten e Luiz Anselmo consolidam chapa para Prefeitura de Cláudia

União dos partidos PSDB, DEM, PP e MDB apresentam 27 nomes para vereador

17/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

PSDB de Sinop finaliza chapa de vereadores e declara apoio à Roberto Dorner

17/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

Deputado Elizeu Nascimento é oficialmente confirmado candidato ao Senado nesta noite (16/09) em Cuiabá

O candidato a prefeito de Sinop, Sérgio Ribeiro, declarou que tem orgulho em poder dizer que apoia Elizeu Nascimento, para a candidatura ao Senado, pois sabe que ele nunca se deixou corromper.

16/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

MARCELÂNDIA TERÁ CANDIDATURA ÚNICA NAS ELEIÇÕES DE NOVEMBRO

A sigla anunciou durante o evento 10 candidatos a vereador, sendo 7 homens e três mulheres.

16/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

Ex-prefeito João Batista é confirmado candidato a prefeitura de Cláudia

Aliança formada pelos partidos PSL, PSB e PSD trás o produtor rural Ivan Hoffman na vaga de vice-prefeito

16/09/2020 | ELEIÇÕES-2020

Com Júlio Campos e Zé Márcio, chapa de Nilson Leitão para o Senado é oficializada

15/09/2020 | ELEIÇÃO-2020

PSL lança Delegado Dr. Sergio Ribeiro para disputa da prefeitura de Sinop-MT

15/09/2020 | ELEIÇÃO 2020

Em convecção, PSL de Cláudia indica Ivan Hoffman para vice na chapa de João Batista

PSB também deve confirmar apoio ao ex-prefeito do PSD na convenção partidária que ocorre hoje à noite.

14/09/2020 | DISPUTA AO SENADO

DEM chancela Júlio na suplência de Leitão e libera grupo de Mauro

A aliança foi formalizada na convenção realizada na noite desta segunda (14),

13/09/2020 | MARCELÂNDIA-MT

DEM lança Celso Padovani como candidato à Prefeitura de Marcelândia

Rosemar Marchetto (PSDB) foi anunciada como candidata a vice-prefeita.