Siga-nos nas redes sociais:

Cacique Raoni é criticado pelos indígenas agricultores por evento contra Bolsonaro

Mais de 600 lideranças indígeas reunidas na Aldeia Piaraçu, que fica no Parque Nacional do Xingu, em Mato Gross 20/01/2020 - 11:18:40

O grupo de agricultores indígenas, formado por quatro etnias sendo três de Mato Grosso e uma de Pernambuco, divulgou uma carta repudiando um documento produzido após encontro realizado entre 14 e 18 deste mês, e que reuniu mais de 600 lideranças indígenas e não indígenas, na Aldeia Piaraçu, que fica no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso. 

No documento de Piaraçu, os participantes alegam que não aceitam o agronegócio, a mineração, a construção de usinas hidrelétricas e ferrovias em suas terras como pretende o Governo Bolsonaro. “Ora, se eles assim desejam permanecer, fechando os olhos para o progresso, é o direito deles e não podemos e nem queremos interferir. No entanto nosso entendimento é bem diferente. Não somos contra o progresso e estamos abertos ao diálogo para que os empreendimentos sejam analisados e seus impactos devidamente compensados”.

Os produtores indígenas alegam ainda que desejam realizar parcerias para superar carências que, segundo eles, têm sido mantidas no atraso e dependência. Com discurso alinhado ao do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os produtores dizem ainda que não aceitam alienação por movimentos políticos e ONGs, e que os “parentes” que se reuniram na aldeia Piaraçu são tratados como “massa de manobra por todo tipo de oportunistas”. Os produtores dizem ainda que a reunião teve como único objetivo “atingir e afrontar o Governo”.

Na carta, os agricultores indígenas pontuam que não possuem filiação partidária, e que não reconhecem organizações como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que é ligado à Igreja Católica por meio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

“O Grupo de Agricultores quer o diálogo com o atual Governo, pois entende que somente com discussão dos problemas de forma transparente e objetiva se poderá chegar a um patamar satisfatório para todos. Finalmente queremos deixar claro que os indígenas e seus parceiros reunidos na aldeia Piaraçu falam por eles. Jamais por nós”, pontuam.

Assinam a carta os indígenas Felisberto Cupudunepá, da etnia Umutina, Arnaldo Zunizakae, da etnia Paresi, Edson Oliveira Santos, da etnia Bakairi, de Mato Grosso, e Paulo Lucio da etnia Fulni-ô de Pernambuco.

Encontro Histórico

O encontro na Aldeia Piaraçu foi liderado pelo líder indígena Cacique Raoni Metuktire, que com 89 anos de idade tem se destacado internacionalmente como um dos mais relevantes expoentes da defesa dos povos nativos.

Mais de 600 lideranças indígenas e não indígenas, membros de movimentos sociais e organizações que atuam em favor das populações minoritárias estiveram presentes no evento, que foi idealizado como forma de demonstrar resistência ao Governo Bolsonaro, que defende abrir as terras indígenas para exploração econômica.

Vinícius Bruno

Fonte: RD News

Veja tambem

19/02/2020 | ESCÂNDALO À VISTA

TCE proíbe 7 prefeituras de pagar taxa de 30% para Oscip em MT

O julgamento singular n° 092/DN/2020 foi disponibilizado na edição do Diário Oficial de Contas de sexta-feira (14).

18/02/2020 | CPI-UHE SINOP

CPI entrega relatório e aponta coerção por parte da usina contra os atingidos

17/02/2020 | LEGISLATIVO / SINOP

Vereadores votam 37 matérias durante Sessão Ordinária desta segunda-feira

Adenilson também colocou em discussão o PL 005/2020 que obriga a Concessionária de Água e Esgoto município de Sinop, a instalar o equipamento eliminador de ar nos cavaletes de água.

17/02/2020 | LEGISLATIVO / SINOP

Joaninha se afasta dos trabalhos legislativos para tratamento de saúde

O afastamento do parlamentar encerra no dia 14 de abril.

17/02/2020 | LEGISLATIVO / SINOP

Joaninha se afasta dos trabalhos legislativos para tratamento de saúde

O afastamento do parlamentar encerra no dia 14 de abril.

14/02/2020 | NO PARÁ

Vereadores de Sinop acompanham a inauguração do asfalto da BR-163

O evento é realizado no Marco do Salto do Curuá, no município de Cachoeira da Serra-PA.

14/02/2020 | NO PARÁ

Governador participa de inauguração da BR-163 e desafia Governo Federal a concluir BR-158

A solenidade de inauguração da conclusão da BR-163 foi realizada no Marco Zero da rodovia, localizado no Distrito de Cachoeira da Serra, em Altamira (PA)

14/02/2020 | NO PARÁ

Governador participa de inauguração da BR-163 e desafia Governo Federal a concluir BR-158

A solenidade de inauguração da conclusão da BR-163 foi realizada no Marco Zero da rodovia, localizado no Distrito de Cachoeira da Serra, em Altamira (PA)

14/02/2020 | POLITICA

Dilmar diz desejar Senado, mas não quer disputa contra Júlio

Deputado estadual disse que não teria qualquer restrição em apoiar uma candidatura do ex-governador

13/02/2020 | POLITICA

Juiz condena deputado e secretário de MT por desvio e retira direitos políticos por 5 anos

Para o magistrado, diante de todos os documentos probatórios, ficou evidente a prática de atos de improbidade administrativa, “bem como o conluio fraudulento visando o superfaturamento dos preços”.

12/02/2020 | MARCELÂNDIA-MT

Município do Norte de MT pode ter candidatura única ao Poder Executivo

11/02/2020 | CREDITO RURAL

Câmara aprova texto-base de MP sobre crédito rural

Proposta amplia em R$ 5 bi créditos de financiamento para agronegócio