Siga-nos nas redes sociais:

Sete detentos ficam ferido em rebelião em presídio de MT

Após vistoria, todos foram realocados nas celas e a intervenção encerrou por volta das 6h deste domingo (20.09) 20/09/2020 - 20:49:46

Na noite deste sábado (19.09), por volta das 22h, os policiais penais do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Lucas do Rio Verde (334 km ao Norte de Cuiabá) ouviram gritos de subversão e batidas nas grades das celas da unidade. Ao checar a situação, constataram que se tratava de um motim, iniciado por reeducandos de algumas celas.

Eles bateram nas grades e bigornas, amarraram colchões com toalhas e lençóis na frente das grades para dificultar o acesso e a visibilidade dos policiais penais, e também proferiram xingamentos. Após tentativa de diálogo e controle por meio de ordens verbais, os servidores iniciaram o primeiro enfrentamento, visando impedir a evolução do motim e a depredação da unidade, com disparos de calibre 12 (munição antimotim) e gás de pimenta.

A Superintendência Regional Oeste da Adjunta de Administração Penitenciária, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), designou apoio tático operacional das unidades penais de Sorriso e Sinop. As equipes e a direção da unidade realizaram a intervenção e retomada das celas amotinadas.

Os reeducandos ignoraram novos comandos e, ao entrar nas alas, os servidores se depararam com todas as grades travadas por roupas e colchões. Para impedir a retomada das celas, os recuperandos arremessaram objetos como pedaços de concretos retirados da estrutura, garrafas de plástico, chinelos e restos de comidas contra a equipe de contenção.

Foi necessário uso de força, com disparos de espingarda calibre 12 com munição menos que letal, granadas de efeito moral, disparos de spray de pimenta e utilização de bastão TR24, conhecido como tonfa. Após o confronto, a situação foi controlada e os reeducandos do pavilhão foram retirados das celas e conduzidos ao solário da unidade para revista e análise de avarias estruturais.

Os sete recuperandos feridos receberam atendimento médico. Após vistoria, todos foram realocados nas celas e a intervenção encerrou por volta das 6h deste domingo (20.09). Como medida de segurança, dois reeducandos percebidos ao longo da ocorrência como lideranças do motim foram transferidos do CDP. O caso vai ser apurado para identificar todo os responsáveis, a fim de instaurar procedimento administrativo.

Fonte: Folha Max

Veja tambem

25/10/2020 | NO ATO

Usuário é pego quando saia de boca de fumo e maconha é apreendida em Várzea Grande

Dentro da geladeira estavam 24 pacotes de maconha, um tablete e meio da mesma droga, um saco com ácido bórico e dois rolos de plástico filme.

25/10/2020 | POLICIA

Homem é pego com 12 barras de pasta base de cocaína em Jangada

Questionado, o motorista alegou que a droga seria dele e de outro homem e teria vindo do Paraguai para ser distribuída em Várzea Grande. Acrescentou que a sua função era fazer a entrega.

24/10/2020 | DROGA PELO AR

Operação apreende carga de R$ 26 mi de cocaína em MT

Helicóptero levou entorpecente para região de mata em Comodoro e seguiu para a Bolívia

23/10/2020 | POLICIA

Polícia Militar apreende adolescente com drogas e rádio na frequência da polícia em Sinop

22/10/2020 | RAIO 6

Obra de ampliação da PCE se torna referência para outros estados

Para o diretor-geral de Administração Penitenciária de Goiás, Mato Grosso sai na frente e cria uma solução para o país

21/10/2020 | TRÁFICO DE DROGAS

Polícia Civil apreende mais de 10 quilos de drogas em granja de fachada em Sorriso

21/10/2020 | CAMPO NOVO DO PARECIS

PF deflagra operação e apura desvio de verba no Instituto Federal Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Equipes estão divididas, sendo que 5 mandados estão sendo cumpridos em Cuiabá e 7 em Campo Novo do Parecis.

21/10/2020 | POLICIA

Polícia Militar prende homem com mais de oito passagens por tráfico de drogas próximo a rodoviária de Sinop

21/10/2020 | POLICIA

Polícia Militar prende integrante de facção por tráfico de drogas em Sinop

18/10/2020 |

Policia militar fecha três bocas de fumo e prende suspeitos por tráfico de drogas em Feliz Natal

18/10/2020 | POLICIA

Polícia Militar prende homens com arma de fogo, munições e caça ilegal dentro de carro em Santa Carmem

17/10/2020 | POLICIA

Força Tática prende quatro e apreende mais de 100 tabletes de cocaína e R$ 52 mil em dinheiro

A ação ocorreu no início da noite de sexta-feira (16); a droga e todos os suspeitos foram entregues à Polícia Federal, em Cuiabá, por haver suspeita de tráfico internacional