Siga-nos nas redes sociais:

Sesp, PF e Sejudh promovem seminário sobre facções criminosas

O evento ocorreu no auditório da Diretoria Geral da PJC, em Cuiabá, nesta terça-feira (08.05). 08/05/2018 - 20:12:03

Os agentes de inteligência das Polícias Federal (PF), Militar (PM-MT) e Judiciária Civil (PJC-MT), e das Secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) participaram, na tarde desta terça-feira (08.05), do Seminário “Prevenção e enfrentamento a facções criminosas". O evento ocorreu no auditório da Diretoria Geral da PJC, em Cuiabá.

A programação incluiu apresentações da PM e da PJC sobre as ações integradas na área de inteligência direcionadas ao combate às facções criminosas e os resultados positivos, e da Sesp sobre o Plano Estadual de Inteligência e a execução junto às Agências de Inteligência (AI’s) com foco neste combate. Além disso, o seminário abordou as funcionalidades do Sistema S3iMT e a importância da integração das AI’s.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, o evento visa também fortalecer a integração entre as forças de segurança, juntamente com o sistema prisional. “Este trabalho conjunto foi intensificado desde o ano passado, quando assinamos o termo de cooperação com a Polícia Federal, por exemplo, para compartilhar o acesso ao banco de dados entre as duas inteligências. Agora, estamos compartilhando também a expertise de cada órgão e entrando na terceira fase que é operar juntos, com o trabalho técnico de inteligência integrado ao operacional”.

Esta interação, que já era forte no relacionamento interpessoal, ganhou mais impulso também no campo institucional, conforme destacou o superintendente substituto da PF em Mato Grosso, delegado Sérgio Sadao. “Nós sempre atuamos em parceria, mas agora iniciamos uma nova jornada que marca a mudança de conduta por parte das instituições de segurança pública, em busca de bons resultados, por meio da troca permanente de informações”.

Lenine Martins / Sesp-MT

Na avaliação do comandante-geral da PM-MT, coronel Marcos Vieira da Cunha, esta rotina é salutar para fortalecer o sistema de segurança pública no estado. “O trabalho integrado em Mato Grosso é referência nacional, e a PF vem somar ainda mais neste planejamento que engloba tanto a parte de inteligência quanto as ações operacionais”, disse. A delegada-geral adjunta da PJC, Silvia Maria Pauluzi, endossou. “É fundamental trocarmos informações e aperfeiçoar técnicas que são importantes para o combate às facções criminosas”.

Resultados eficazes

O compartilhamento de conhecimentos também conta com a participação do sistema prisional. O titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), Fausto Freitas, destacou que a integração já surtiu efeitos positivos. “Um exemplo é que, em parceria com os órgãos que compõem o sistema de segurança pública, evitamos a fuga de 300 reeducandos da penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis, no mês de abril. E nossa diretoria de inteligência também atua em conjunto no subsídio de informações importantes para evitar possíveis ações coordenadas de dentro dos presídios”.  

De acordo com o secretário-adjunto de Inteligência da Sesp-MT, Arnon Osny, as informações geradas pela inteligência são essenciais também para assessorar os gestores no alinhamento das ações. “Além de alimentar o planejamento operacional com dados qualificados, a inteligência permite o acompanhamento daquilo que é executado, com estudo e análise criminal, com o objetivo de aprimorar o sistema de segurança”.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

21/05/2018 | FEMINICÍDIO

Agente prisional de MT mata esposa a tiros e foge em Goiás

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas foi constatada a morte da mulher no local.

21/05/2018 | DERRFVA E GOE

Suspeito de alta periculosidade oferece R$ 100 mil para não ser preso pela Polícia Civil

Durante evento automotivo na Capital, outras duas pessoas foram presas por receptação, documento falso e adulteração

20/05/2018 | FISCALIZAÇÃO

Sema apreende 186 kg de pescado irregular

A primeira captura foi feita na quarta-feira (16.05) em Paranaíta(840 km de Cuiabá), com um total de 55,8 Kg

19/05/2018 | ORGIA DA FARDA

PMs são presos após transar com menores numa viatura em MT

Caso aconteceu em outubro de 2017, em Colniza. Militar chegou a ameaçar uma das vítimas

17/05/2018 | LUZ DA INFÂNCIA

Operação contra a pedofilia apreende materiais pornográficos e prende três em MT

Os mandados tiveram acompanhamento de peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) no cumprimento.

15/05/2018 | JACIARA-MT

Casal é preso em MT com cerca de 300 kg de maconha escondidos em carro

Os tabletes variam entre 1,8 kg a 2 quilos, cada, podendo chegar a cerca de 300 quilos a carga apreendida.

15/05/2018 | JUARA-MT

Duas mulheres ficam feridas em incêndio criminoso no “Bar das Coleguinhas” em Juara.

Suspeito seria funcionário de bar concorrente ao atingido

14/05/2018 | FISCALIZAÇÃO

Sema apreende 100 kg de pescado irregular no Teles Pires

A multa aplicada foi de R$ 11.994,00.

12/05/2018 | FISCALIZAÇÃO / AMBIENTAL

Monitoramento por satélite evita derrubada de 1.600 ha de floresta

Tecnologia em tempo real possibilita equipes de fiscalização da Sema chegarem à área quando se inicia o desmatamento ilegal

11/05/2018 | FURTO DE MICRO-ÔNIBUS

Bando invade empresa, furta 2 micro-ônibus e foge por rodovia em MT

uspeitos invadiram empresa na madrugada desta sexta-feira (11) e fugiram pela BR-070. Veículos levariam passageiros de Cuiabá para Sinop.

10/05/2018 | LUTO NA POLÍTICA

Ex-deputado de MT morre em acidente entre nove veículos na BR-163

J. Barreto foi deputado por vários mandatos e também prefeito de Rondonópolis

09/05/2018 | TRAFICO / ROTA DO PÓ

PF apreende 63 quilos de cocaína em compressor de ar

O flagrante ocorreu na BR-163, no município de Nova Santa Helena.