Siga-nos nas redes sociais:

Mato Grosso registra redução de 14% nos crimes de homicídios

Os resultados alcançados pelo Governo do Estado são reflexos da atuação conjunta das forças policiais aliado à motivação dos profissionais e os investimentos feitos nos setores de Inteligência e operacional. 08/05/2018 - 08:41:06

As ações integradas das forças de segurança na repressão aos homicídios resultaram em uma redução de 14% no crime contra a vida no Estado. De janeiro a seis de maio foram registrados 296 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) em Mato Grosso. No mesmo período de 2017, foram 346 casos. A capital do Estado também registrou redução de 6%. Em 2018, foram 45 ocorrências de homicídios. Já em 2017, foram 48 casos.

Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Uma das ações repressivas, que foi deflagrada em todo o estado no mês de abril é a Operação “Bairro Seguro”, que cumpriu em dois dias 21 mandados de buscas e apreensões, 157 mandados de prisões, internação cautelar e prisões temporárias, 87 prisões em flagrante delito e apreendeu mais de 36 quilos de drogas.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, destacou que os resultados alcançados são reflexos da atuação conjunta das forças policiais aliado à motivação dos profissionais e os investimentos feitos nos setores de Inteligência e operacional. “Nós creditamos estas reduções a atuação dos nossos servidores, que estão extremamente motivados a enfrentar a criminalidade em nosso estado. Temos grande mobilização das forças de segurança pública estadual e isso vem dando respostas eficientes”, enfatizou.

Ainda segundo o secretário, os resultados positivos ao enfrentamento da criminalidade se deve às ações integradas com demais órgãos estaduais, a exemplo da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Federal, Ministério Público (MPE) e Poder Judiciário. “Os trabalhos realizados em conjunto com outros órgãos fazem com que o estado se fortaleça e produza ações firmes e precisas contra a criminalidade. Com isso os índices vão reduzindo”, afirmou.

Uma das ações apontadas pelo secretário na redução na repressão à criminalidade foi a Operação “Regressus”, deflagrada em abril pela Polícia Judiciária Civil, por meio de investigação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e com apoio do Poder Judiciário e do MPE. A investigação apontou desvio de recursos para pagamento destinado a realização de laudo criminológico para progressão de regime e que presos que progrediram usaram atestados ideologicamente falsos e declarações de trabalho em empresas de fachada.

Também em abril foi deflagrada a segunda fase da operação “Panóptico”, que cumpriu 13 mandados de busca e apreensão contra as facções criminosas. Participaram da ação a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Polícia Federal. As ordens foram expedidas pela 7ª Vara do Crime Organizado, em atendimento ao pedido da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). A investigação apurou a atuação de integrantes de organização criminosa, liderados por faccionados recolhidos em unidades prisionais de Mato Grosso.

“As recentes operações fizeram com que nos últimos 11 dias nenhum crime de homicídio fosse registrado na região metropolitana e isso se deve às diversas operações integradas deflagradas no mês de abril, como Regressus, Panóptico 2, Ordem Pública, da Polícia Militar, Vindicta, da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Bairro Seguro. Todos os casos de repercussão do Estado foram resolvidos e verificamos que nossa política de segurança pública é focada na resolução do problema. Trabalhamos com análise criminal, que verifica as causas e com base nisso, fazemos a ação repressiva firme e eficiente. Isso proporciona uma resposta qualificada”, destacou.

Mais reduções

O mês de maio começou com bons índices durante o feriado prolongado do dia do trabalhador, celebrado no dia primeiro. No período de 27 de abril a 1º de maio nenhum homicídio doloso foi registrado em Cuiabá e Várzea Grande. Ano passado, nas mesmas datas, foram contabilizados dois assassinatos em ambas as cidades.

Os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) referente ao feriado prolongado ainda demonstram redução nos números de roubos e furtos em Cuiabá e Várzea Grande e em Mato Grosso.

Na capital mato-grossense foram 95 roubos ano passado e 57 este ano, uma queda de 40%, diferença de menos 38 casos. Os números de furtos diminuíram 47%, ainda no mesmo comparativo, caindo de 183 para 97. Ou seja, menos 86 ocorrências.

Em Várzea Grande foram 48 roubos em 2017 e 20 em 2018, uma redução de 58%. Nos casos de furtos foram, respectivamente, 47 e 26, registrando queda de 45%. Durante o feriado prolongado também houve redução de 40% nos casos de mortes no trânsito, caindo de cinco registros ano passado para três neste ano.   

A quantidade de roubos no Estado reduziu 38% se comparado 2017 com 2018. Ano passado foram 285 e este ano foram contabilizados 178, ou seja, menos 107 roubos em Mato Grosso. Furtos também apresentaram queda de 37%. Em números reais foram 666 contra 419, ou 247 ocorrências a menos.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

21/05/2018 | FEMINICÍDIO

Agente prisional de MT mata esposa a tiros e foge em Goiás

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas foi constatada a morte da mulher no local.

21/05/2018 | DERRFVA E GOE

Suspeito de alta periculosidade oferece R$ 100 mil para não ser preso pela Polícia Civil

Durante evento automotivo na Capital, outras duas pessoas foram presas por receptação, documento falso e adulteração

20/05/2018 | FISCALIZAÇÃO

Sema apreende 186 kg de pescado irregular

A primeira captura foi feita na quarta-feira (16.05) em Paranaíta(840 km de Cuiabá), com um total de 55,8 Kg

19/05/2018 | ORGIA DA FARDA

PMs são presos após transar com menores numa viatura em MT

Caso aconteceu em outubro de 2017, em Colniza. Militar chegou a ameaçar uma das vítimas

17/05/2018 | LUZ DA INFÂNCIA

Operação contra a pedofilia apreende materiais pornográficos e prende três em MT

Os mandados tiveram acompanhamento de peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) no cumprimento.

15/05/2018 | JACIARA-MT

Casal é preso em MT com cerca de 300 kg de maconha escondidos em carro

Os tabletes variam entre 1,8 kg a 2 quilos, cada, podendo chegar a cerca de 300 quilos a carga apreendida.

15/05/2018 | JUARA-MT

Duas mulheres ficam feridas em incêndio criminoso no “Bar das Coleguinhas” em Juara.

Suspeito seria funcionário de bar concorrente ao atingido

14/05/2018 | FISCALIZAÇÃO

Sema apreende 100 kg de pescado irregular no Teles Pires

A multa aplicada foi de R$ 11.994,00.

12/05/2018 | FISCALIZAÇÃO / AMBIENTAL

Monitoramento por satélite evita derrubada de 1.600 ha de floresta

Tecnologia em tempo real possibilita equipes de fiscalização da Sema chegarem à área quando se inicia o desmatamento ilegal

11/05/2018 | FURTO DE MICRO-ÔNIBUS

Bando invade empresa, furta 2 micro-ônibus e foge por rodovia em MT

uspeitos invadiram empresa na madrugada desta sexta-feira (11) e fugiram pela BR-070. Veículos levariam passageiros de Cuiabá para Sinop.

10/05/2018 | LUTO NA POLÍTICA

Ex-deputado de MT morre em acidente entre nove veículos na BR-163

J. Barreto foi deputado por vários mandatos e também prefeito de Rondonópolis

09/05/2018 | TRAFICO / ROTA DO PÓ

PF apreende 63 quilos de cocaína em compressor de ar

O flagrante ocorreu na BR-163, no município de Nova Santa Helena.