Siga-nos nas redes sociais:

Governo avança em negociação para ampliação de fornecimento de gás

Evo Morales, avaliou positivamente a proposta do governador Taques 05/05/2017 - 18:35:33

Buscando atender às necessidades de gás para Mato Grosso, o governador Pedro Taques defendeu um aumento no volume de gás diário enviado para o estado. Para ele, é necessário um contrato com volume seguro para o funcionamento da termelétrica, e fornecimento do Gás Nacional Veicular (GNV) para o funcionamento de indústrias e grandes empreendimentos mato-grossenses. A comitiva brasileira foi recebida pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, em Santa Cruz de la Sierra, nesta sexta-feira (05.05).

Na ocasião, o governador Pedro Taques e o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, assinaram memorando de entendimento para estreitar as relações comerciais, sobretudo para a importação de gás natural e ureia produzida no país vizinho. O ministro de Hidrocarburos da Bolívia, Luis Sánchez, assinou o memorando como representante do Governo boliviano.

Taques defendeu um contrato sem interrupção entre a estatal boliviana YPFB e o MT Gás para a importação de 4 milhões de metros cúbicos por dia. Atualmente, não há um contrato firme que determina o volume a ser importado por Mato Grosso. Segundo o governador, do total, 2,2 milhões de metros cúbicos atenderiam a usina termelétrica e o restante seria para atender o abastecimento de veículos, indústrias e o mercado local.

"Um primeiro ponto que precisamos é um contrato firme. Também temos que ter um volume suficiente para atender a termelétrica de Cuiabá, para que ela possa realizar suas atividades", defendeu o governador de Mato Grosso.

Em seguida, ele manifestou a possibilidade de uma parceria entre o MT Gás e a estatal boliviana YPFB, sendo sócias na distribuição do gás natural em Mato Grosso. "Isso pode ajudar que possamos fazer em nosso estado a distribuição, temos o interesse nisso", disse.

Os dois governadores brasileiros lembraram que a Petrobras, maior exportadora do gás boliviano, deve comprar menos gás a partir de 2019, por conta da nova estratégia da empresa. Com isso, parte do volume que hoje é comprada pela empresa ficaria disponível para novas negociações, justamente estes volumes que Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul buscam conseguir para garantir o abastecimento de seus mercados.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, avaliou positivamente a proposta do governador Taques para se associar a Mato Grosso. Ele ainda destacou os investimentos realizados pelo Governo boliviano, que fez a produção de gás dobrar, tendo o Brasil como o maior parceiro comercial do gás que excede.

Evo Morales lembrou ainda que a Bolívia faz divisa com diversos estados brasileiros e busca uma integração ainda maior com o país, em especial com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ressaltou a necessidade de iniciar o acordo logo, porque é algo que só começa a ser concretizado alguns anos depois.

Já o ministro de Hidrocarburos, Luis Sánchez, ressaltou que a Petrobras tem preferência na aquisição do excedente do gás nacional boliviano. Então, precisa ter certeza do volume que a empresa brasileira deve comprar para poder fazer a comercialização do restante.

O deputado federal Fábio Garcia pediu que essa negociação seja feita brevemente. Para ele, é necessário colocar a Petrobras e o Governo para negociar aquilo que a empresa não vai precisar. "Todos nós sabemos que essas negociações demoram e Mato Grosso tem urgência nisso", completou.

Para dar seguimento no memorando assinado, foi montado um grupo de trabalho, em que o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, representará Mato Grosso. A próxima reunião será no dia 22 de junho deste ano, em Florianópolis (SC). 

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

16/01/2018 | SUICÍDIO

Ex que matou sobrinha de prefeito de MT é encontrado morto

Renato Otoni era considerado foragido da policia, por ser o principal suspeito do assassinato de Halley Coimbra Junqueira.

15/01/2018 | TREINAMENTO

Operação em penitenciária envolve 124 profissionais da segurança de MT

Objetivo é fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da penitenciária de Sinop, além de se antecipar a possíveis atos delituosos

15/01/2018 | FELIZ NATAL-MT

PM de Feliz Natal prende quadrilha de roubo e furto; vários objetos são recuperados

Ao todo, nove homens, sendo um menor e cinco mulheres faziam parte da quadrilha.

13/01/2018 | TABAPORÃ-MT

Policia Civil fecha casa de prostituição em Nova Fronteira município de Tabaporã e prende uma mulher por aliciamento

A operação é em resposta ao clamor da sociedade de Nova Fronteira

13/01/2018 | CULTURA

Procurador é detido com sinais de embriaguez dirigindo na contramão em Cuiabá, diz PM

Rober Caio Martins Ribeiro, de 31 anos, foi abordado e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Procurador teve a carteira de habilitação e o carro apreendidos.

13/01/2018 | ÁGUA BOA-MT

Operação apreende 16 armas de fogo e 550 munições

As armas e munições foram encontradas em residências e propriedades rurais dos alvos investigados na operação.

12/01/2018 | CLAUDIA-MT

Três homens são presos com carro e objetos de roubo em assentamento em MT

A PM foi até o assentamento Zumbi dos Palmares, onde o criminoso foi encontrado na companhia de mais dois homens.

10/01/2018 | CRIME ESCLARECIDO

Polícia prende ex-namorado e cunhado por morte de servidora em MT

Suspeitos foram encontrados próximo a um assentamento na MT-130

08/01/2018 | PROGRESSÃO DE REGIME

Juiz pede informações sobre 20 prisões preventivas antes de decidir soltura de ex-bicheiro em MT

Geraldo Fidélis cobra urgência de juízes em informações; defesa alega que preventivas estão suspensas

07/01/2018 | GUARANTÃ DO NORTE

Presos por assalto em Guarantã fogem da delegacia de Matupá durante a madrugada

Eles foram presos em Guarantã do Norte na manhã de sábado (06-07) suspeitos de terem cometidos um assalto em uma residência

07/01/2018 | LUCAS DO RIO VERDE-MT

Facção mobiliza 40 presos em tentativa de rebelião e fuga no Norte de Mato Grosso

De acordo com o sindicalista, a ideia era que enquanto alguns presos ficavam em confronto com os agentes, outros fugiam, mas a tentativa foi frustrada.

06/01/2018 | DIREITO DO CONSUMIDOR

Óticas são alvo de operação contra propaganda enganosa e exercício ilegal de medicina

Nos estabelecimentos foram constatados uso de propaganda enganosa e de exercício ilegal da medicina.