Siga-nos nas redes sociais:

Em mais de 85% das ocorrências em agências bancárias, bandidos não levaram dinheiro

As investigações resultaram na prisão de cerca de 50 criminosos, vinculados a roubos e furtos de estabelecimentos bancários praticados no Estado. 17/08/2018 - 11:05:48

Levantamento realizado pela Polícia Judiciária Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), aponta que, apesar do aumento nos registros de roubos e furtos contra instituições financeiras em 2018, em mais de 85% das ocorrências os criminosos não alcançaram êxito em levar dinheiro das agências.
 
As investigações resultaram na prisão de cerca de 50 criminosos, vinculados a roubos e furtos de estabelecimentos bancários praticados no Estado. As prisões são frutos de  trabalhos individuais da GCCO, mas também de ações integradas com outras unidades da Polícia Civil e a Polícia Militar.
 
"Grande parte das ocorrências registradas no ano de 2018 foram na modalidade tentada, ou seja, os criminosos não lograram êxito em acessar o cofre da agência, inexistindo qualquer retorno financeiro à associação criminosa pelo crime cometido", analisou o delegado titular da GCCO, Diogo Santana. 
 
Os roubos e furtos a bancos, sejam eles consumados ou tentados, são classificados em três modalidades investigativas: furto mediante rompimento de obstáculo, por meio de cavidade (abertura na parede), roubo a banco (com restrição de liberdade da vítima) e arrombamentos a caixas eletrônicos. 
 
Há cerca de dois anos, a modalidade mais observada tem sido os furtos, praticados pelos criminosos que deixam danos materiais nas instituições, com a quebra de paredes e equipamentos, e em muitos casos deixa a população sem atendimento na unidade bancária. 
 
Em 2018, das 99 ocorrências de furto com arrombamento, em apenas 14 dos registros os criminosos conseguiram acessar os cofres e pegar o dinheiro. Em outras ocorrências, os bandidos levaram armas, munições e coletes balísticos, que ficam guardados dentro das agências, para uso dos vigilantes durante o expediente. Por conta disso,  as  ocorrências também são contabilizadas como consumadas, pelo fato de terem levado objetos, mas não o dinheiro. 
 
Já os registros de arrombamento a caixas eletrônicos (quando o objetivo dos criminosos é dinheiro das gavetas dos terminais de autoatendimento) somam 11 tentativas (sem êxito) e 3 consumados. Os roubos tiveram 4 registros. 
 
Para o delegado Diogo Santana, os integrantes das associações criminosas que agem  contras as instituições financeiras são "aventureiros". "Na ilusão de conseguir dinheiro fácil, se arriscam nessa modalidade criminosa, mas que na maioria das vezes não obtém sucesso no resultado pretendido", disse. 
 
O delegado asseverou que os assaltantes que não são presos em flagrante, ao tempo da prática do crime, são todos identificados na investigação criminal e  responsabilizados criminalmente, a exemplos das prisões ocorridas nas operações Camaleão (04/05/18) e a Vendaval (03/08/18), ambas deflagradas neste ano pela Gerência de Combate ao Crime Organizado,  para desarticular associações criminosas ligadas furtos e roubos de bancos no Estado de Mato Grosso.

Fonte: Ass: /PJC MT com Redação

Veja tambem

18/04/2019 | PATRULHAMENTO

PM apreende drogas e cinco são presos em Cuiabá, Barra do Garças e Sinop

Ao abordar os suspeitos foram apreendidos três porções de maconha e três de cocaína.

18/04/2019 | VÁRZEA GRANDE-MT

PM apreende arsenal de grosso calibre e 220 munições de fuzil 762

O flagrante foi feito por militares do 4º BPM na madrugada desta quinta-feira (18), com início da perseguição na Avenida Júlio Campos.

18/04/2019 | POLICIA

Itiquira: PRF apreende quase meia tonelada de agrotóxico na BR-163

A carga seria levada de Ponta Porã/MS até Rondonópolis; Um segundo veículo fazia o serviço de “batedor”

18/04/2019 | SINOP-MT

PM prende três por comercializar drogas em aplicativo de mensagens

A ocorrência foi registrada nesta terça-feira (16) após identificar o responsável pelo grupo 'Tudo no Sigilo' e constatar a prática criminosa.

17/04/2019 | SORRISO-MT

Polícia Civil prende três por assassinato de casal a facadas em Sorriso

As vítimas foram mortas com golpes de arma branca e seus corpos localizados em uma estrada vicinal aos fundos do bairro Jardim Carolina.

17/04/2019 | SORRISO-MT

Polícia Civil prende três por assassinato de casal a facadas em Sorriso

As vítimas foram mortas com golpes de arma branca e seus corpos localizados em uma estrada vicinal aos fundos do bairro Jardim Carolina.

17/04/2019 | SINOP-MT

Dois assaltos são registrados durante a noite em Sinop

No Jardim das Palmeiras, cinco homens invadiram um Açaí e levaram celulares e dinheiro.

16/04/2019 | ARSENAL DE ARMAS

Polícia Civil apreende 16 armas de fogo e munições em investigações da morte de empresário

No local reside um casal, sendo ele sargento da Polícia Militar da reserva e ela cabo da PM.

16/04/2019 | TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Homem é baleado em Sinop

O crime ocorreu no Jardim Violetas.

15/04/2019 | RODOVIA DA MORTE

Colisão frontal na MT-242 deixa três mortos, vereador de Nova Ubiratã está entre as vitimas

O vereador foi arremessado contra o para-brisa e sofreu múltiplas fraturas.

14/04/2019 | SINOP-MT

Sinop: Trio é detido com drone ao tentar entregar celulares no presídio Ferrugem

O objeto foi visto pelos agentes e apreendido em seguida.

13/04/2019 | VERMES CONECTADOS

Sinop: Preso engole celular e fica 4 dias no estômago em MT

Na sexta-feira ele foi submetido a uma endoscopia e os médicos conseguiram retirar o celular do estômago