Siga-nos nas redes sociais:

Minas e Energia libera modelagem de privatização da Eletrobras até amanhã

A ideia é dar celeridade à votação para que, até o final do ano, o projeto seja aprovado na Câmara Federal. 14/11/2017 - 07:37:03

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, espera enviar até amanhã (14) à Casa Civil o projeto de lei com a modelagem de privatização da Eletrobras. A afirmação foi feita hoje pelo ministro em evento na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Nesta tarde, ocorreu reunião das equipes dos ministérios sobre o tema, informou Coelho.

“Acredito que, se não hoje, o mais tardar amanhã (o projeto), deve ir para a Casa Civil”. O ministro disse que embora a Casa Civil tenha seus trâmites próprios e vá efetuar consultas sobre o tema, “todo mundo sabe da necessidade de o quanto antes a gente poder enviar para o Congresso”.

Coelho relatou conversa que teve com Maia, na semana passada, a respeito da urgência do trâmite do projeto de lei, e disse que ele se comprometeu a ajudar. A ideia é dar celeridade à votação para que, até o final do ano, o projeto seja aprovado na Câmara Federal.

Fernando Coelho explicou que o governo, que detém atualmente o controle da Eletrobras, estará pulverizando as ações. “Nós vamos ter menos de 50%. O controle nós não vamos ter, mas foi definido na reunião com o presidente [Michel Temer] que a União terá sempre, evidentemente, um conselheiro, mas que esse conselheiro possa ser o presidente do conselho. Essa foi uma sugestão do próprio presidente que foi aceita por todos. Isso estará também no projeto que nós já vamos enviar para a Casa Civil”.

Setor elétrico

Também nos próximos dias, o ministro de Minas e Energia espera enviar para a Casa Civil o projeto de lei de reforma do setor elétrico. Em relação à eventual antecipação da renovação da Usina de Tucuruí, Fernando Coelho esclareceu que somente as usinas que estão em cotas precisam de autorização legislativa para ser feito outro contrato fora do regime de cotas. “Tucuruí não está em cotas. Então, a decisão de antecipar uma renovação ou não é uma decisão que o governo pode fazer a qualquer momento, não precisa estar em nenhum projeto”. O ministro não confirmou, contudo, que vai haver essa antecipação.

Dentro da modelagem de venda das distribuidoras que vem sendo trabalhada com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ganho para a Eletrobras e o sistema não é o quanto será recebido no leilão, explicou o ministro. “É o que você vai ganhar na eficiência da gestão, na redução dos prejuízos que tem acumulado na Eletrobras ao longo desse tempo todo”.

Mineração

Coelho disse que o governo entende que é mais justo com os pequenos, médios e grandes mineradores que haja um escalonamento de alíquota da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), que é o royalty cobrado das empresas que atuam no setor, considerando a volatilidade do preço do minério de ferro em especial.

O texto que está no Congresso fala de 4% e o ministro soube, em conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que está sendo trabalhada uma negociação em uma alíquota fixa em torno de 3%, 3,5%. “Se for para poder destravar e votar o projeto dentro de uma alíquota que seja razoável, a gente topa discutir”, admitiu o ministro.

Fonte: Ag Brasil

Veja tambem

16/12/2017 | VAMOS REFLETIR

Vamos refletir sobre nossa categoria e o que é melhor para todos os profissionais do Bem!!!

27/11/2017 | SEMANA DA CONCILIAÇÃO

Semana da Conciliação

A semana é um marco para a conciliação no Brasil, já que é um convite para os Tribunais realizarem uma triagem nos processos que têm condições de serem resolvidos a partir de um acordo entre as partes.

20/11/2017 | CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia da Consciência Negra e as discrepâncias do Brasil

Um a cada 23 minutos e o racismo está influenciando esse diferencial de taxa de homicídios, pois de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras.

09/11/2017 | MESSA REDONDA

Reflitam sobre as palavras do Itacir

O momento é este para que todos sentem numa grande mesa e definam os rumos da profissão de Detetive Particular no Brasil

27/10/2017 | DITADURA PARLAMENTAR

Acabar com o foro privilegiado

No Brasil, estamos criando uma espécie de “ditadura parlamentar”. O Congresso só faz o que quer e como quer

18/10/2017 | EM BUSCA DA ODB

Essa é a nova linha da comissão Nacional em prol da classe dos detetives do Brasil

A voz maledicente que resmunga na sombra da Comissão Nacional por puro recalque em fracassada

15/10/2017 | MOINHO DE VENTO

PORTÕES FECHADOS

Por determinação judicial o Sinop Futebol Clube joga neste domingo de portões fechado

19/09/2017 | “CHEIRO DE TRAIÇÃO”

Jayme Campos poderá ser o grande adversário de Pedro Taques

Jayme tem dado sinais em entrevistas a imprensa que poderá disputar as próximas eleições.

14/09/2017 | OPINIÃO: "TU SINOP"

Sinop, a cidade do desenvolvimento!

Sinop é uma cidade que faz a diferença para a região norte de Mato Grosso.

12/09/2017 | VERGONHA

O DIA DA HIPOCRISIA.

12/09/2017 | DELAÇÃO PREMIADA

Respeito, não escárnio

09/09/2017 | ORDEM DOS DETETIVES

Comissão Nacional em nova fase. Vem aí a ORDEM DOS DETETIVES DO BRASIL e a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS DETETIVES

Depois de diversos anos a lutar pela regulamentação da profissão de Detetive Particular no Brasil, decidimos, devido a Lei Federal 13.432/17, reavaliar a função da CNPRD.