Siga-nos nas redes sociais:

Asteroide com formato de charuto está caindo em direção à Terra, diz estudo

De acordo com estudo elaborado pela Queen's University Belfast, o corpo rochoso confundido com uma nave extraterrestre teve um “passado violento” e continuará a cair do espaço por pelo menos um bilhão de anos 12/02/2018 - 14:51:32

Depois de se chocar com um corpo cósmico há bilhões de anos, o asteroide Oumuamua está girando caoticamente no espaço, a 156 quilômetros por hora (Km/h) em direção ao planeta Terra.

O a steroide em formato de charuto, cujo nome significa “mensageiro distante que chega primeiro” em havaiano, foi identificado por cientistas em outubro do ano passado e, desde então, vem sendo estudado por ter sido confundido com uma nave espacial pertencente a alienígenas.

Nave alienígena e características

De acordo com um estudo elaborado pela Queen's University Belfast , o corpo rochoso teve um “passado violento” e continuará a cair do espaço por pelo menos um bilhão de anos.

Astrônomos da Universidade de Barkely, na Califórnia, estavam convencidos que a rocha do tamanho do arranha-céus londrino de Gherkin, com cerca de 180 metros, pertencia a grupos extraterrestres pela grande distância que percorreu sem ser destruído.  

A análise do brilho gerado pelo objeto interestelar juntamente do estudo de sua velocidade e trajeto percorrido evidenciou que pode ter sido originado em um sistema planetário que orbita ao redor de uma estrela, que não é o Sol.

No estudo atual, foi descoberto que o objeto sobreviveu a uma longa jornada por conta de uma crosta protetora que impediu seu núcleo, provavelmente feito de gelo, de vaporizar. Além disso, a equipe tentou criar um perfil mais preciso para desvendar exatamente de onde veio e para onde está indo. 

O líder da pesquisa, Dr. Wes Fraser, afirmou que as variações de cores do Oumuamua intrigaram os estudiosos, revelando sua superfície irregular que se divide em vermelho e uma cor neutra, como se fosse um punhado de neve suja.

"A maior parte da superfície é neutra, mas uma de suas ‘pontas’ é de um vermelho intenso. Isso mostra diferentes composições, o que é incomum para um corpo considerado pequeno. Nossos resultados realmente ajudam a traduzir uma imagem mais ‘fiel’ desse corpo tão estranho para o nosso sistema solar”, disse ao Daily Mail .

Segundo informações fornecidas pela BBC , a equipe segue estudando o asteroide e sua trajetória. Para os cientistas, é possível que mais de 10 mil objetos interestelares como esse estajam dentro da orbita de Netuno .

Fonte: iG

Veja tambem

10/07/2018 | MUNDO JAVALIS SELVAGENS

Batalha vencida: todo o time é resgatado de gruta na Tailânda

O que poderia ter se tornado uma tragédia, acabou com um final feliz

07/07/2018 | MUNDO TEMPESTADES

Tailândia tem 4 dias para salvar jovens; resgate pode ficar para 2019

Percurso de ida e volta do ponto onde o grupo se encontra isolado até a parte externa da caverna é feito por mergulhadores profissionais em cerca de 11 horas

05/07/2018 | DRAMA A 1,200-MT

Meninos na Caverna: o que aconteceu e quando eles serão tirados de lá?

O drama começou no dia 23 de junho, quando uma enchente repentina surpreendeu o grupo formado por 12 garotos de um time de futebol e seu treinador

30/06/2018 | MUNDO CHICAGO

Drama de 58 filhos de brasileiros será discutido pelo Itamaraty nos EUA

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, coordenará a reunião com os cônsules brasileiros nos EUA, México e Canadá

25/06/2018 | MUNDO SUPERVISÃO

Deputados europeus virão ao Brasil avaliar situação de venezuelanos

Visita ocorre entre hoje (25) e o próximo dia 29

10/06/2018 | INTERNACIONAL

Países do G7 se comprometem a "modernizar" OMC

O objetivo é tornar a organização mais justa

19/05/2018 | MUNDO FAMÍLIA REAL

Meghan e Harry trocam alianças em cerimônia que exalta o amor

Noiva caminhou até o altar acompanhada pelo pai de Harry, o príncipe Charles

18/05/2018 | MUNDO CRISE

Todos os bispos chilenos pedem demissão por escândalo de pedofilia

Papa ainda não disse se aceita ou não os pedidos

13/05/2018 | MUNDO COOPERAÇÃO

Lava Jato já atinge 55 países e cooperação internacional salta

Solicitações de cooperação internacional já somam 570 desde março de 2014, o que corresponde a um pedido a cada três dias

01/05/2018 | ECONOMIA MERCADO

Trump prorroga isenção a tarifas sobre aço do Brasil e outros países

Sem a decisão do presidente americano, sobretaxas começariam a valer nesta terça (1º)

28/04/2018 | MUNDO IMPASSE

Burocracia cubana emperra porto de Mariel

Obra inaugurada em janeiro de 2014 caminha a passos lentos, apesar dos incentivos fiscais

26/04/2018 | MUNDO SOLENIDADE

Putin convida Temer para a festa de abertura da Copa do Mundo

Planalto ainda não confirmou presença do presidente brasileiro no evento