Siga-nos nas redes sociais:

Unidades penitenciárias de MT intensificam campanha de combate à tuberculose

As atividades serão realizadas no mês de março em penitenciárias, cadeias públicas e centros de detenção provisória na capital e no interior para familiares e reeducandos 13/03/2018 - 11:23:52

A Diretoria de Saúde do Sistema Penitenciário intensificará neste mês as ações do Programa de Controle e Combate a Tuberculose nas unidades penais de Mato Grosso. As palestras serão realizadas nos dias 13, 14, 15, 20 e 21 de março nas Unidades de Cuiabá e Várzea Grande. Na semana passada esse trabalho de esclarecimento foi levado à Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May.

Conforme o diretor de Saúde do Sistema Penitenciário, Hozano Delgado, a mobilização é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e as secretarias municipais de saúde em atenção ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, que é realizado no dia 24 de março.

O trabalho se propõe a chamar a atenção para os aspectos importantes da doença, a prevenção, transmissão e o tratamento, assim como convencer os pacientes a não abandonarem a medicação que deve ser tomada durante seis meses. Entre as ações estão: palestras, distribuição de material educativo aos familiares que comparecem às visitas e intensificação da busca ativa de pacientes sintomáticos respiratórios nas unidades penitenciárias.

“O sistema penitenciário recebe um fluxo intenso de visitas aos recuperandos, entre elas, crianças, adultos e idosos, ou seja, a abrangência é muito grande. Em Cuiabá, estarão presentes nas ações os profissionais de saúde da secretaria municipal, o que vai permitir proximidade na relação profissional da saúde e pacientes. Além disso, queremos mostrar a importância da postura colaborativa no controle e combate dessa doença”, explica Delgado.

Entre as unidades visitadas em Cuiabá estão: Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e Penitenciária Central do Estado (PCE). No interior, serão intensificadas ações nas Unidades de Rondonópolis, Água Boa, Pontes e Lacerda, Peixoto de Azevedo, Juína, Primavera, Sorriso, Barra do Garças, Cáceres e Nortelândia.

Sobre a doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. No país, são notificados anualmente cerca 70 mil casos novos e pelo menos 4,5 mil morrem em decorrência da doença. Globalmente, cerca de 10 milhões adoecem e 1 milhão morre por ano. Essa campanha é prioritária entre a população carcerária no Brasil conforme as Organizações das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados do Ministério da Saúde apontam Mato Grosso como o terceiro em número de novos casos (incidência) de tuberculose no Brasil, atrás do Amazonas e Rio de Janeiro, com uma incidência de 50,6 novos casos para 100 mil habitantes. Em Cuiabá, houve 588 novos casos de tuberculose em 2016.

O principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório (pessoa com tosse por três semanas ou mais) seja investigado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. A forma extrapulmonar é mais comum em pessoas que vivem com o HIV/aids, especialmente entre aquelas com comprometimento imunológico.

Fonte: Sejudh/MT

Veja tambem

17/10/2018 | SINOP-MT

Fantoches ensinam crianças de Sinop como se prevenir da malária

A atividade foi promovida pela Sinop Energia, por meio do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Além dos meios de transmissão, foram repassados aos alunos informações sobre às áreas de risco, prevenção e tratamento médico.

17/10/2018 | TELES PIRES

Advogado tenta descarregar barco, mas caminhonete cai em rio de MT

Veículo foi retirado das águas com ajuda de outros homens

17/10/2018 | CENTRO EDUCACIONAL

Fanfarra escolar conquista quatro prêmios em Copa Nacional

O grupo infanto-juvenil que viajou até a capital mato-grossense foi formado por 40 estudantes do 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental

16/10/2018 | EVENTO REGIONAL

Cuiabá Rugby encara Sem Fronteiras na final da Copa Brasil Central

Uma das duas finais da 10ª Pequi Nations ocorrerá na capital mato-grossense

16/10/2018 | MOTO CLUBE "ABUTRE"

Inauguração da subsede do Moto Clube Abutre's em Sinop supera expectativa de público

Mais de 350 pessoas passaram pela subsede contribuindo com o projeto social e curtindo uma noite com muito rock

16/10/2018 | FINADOS

Secretaria de Obras determina prazo para limpeza de túmulos

09/10/2018 | DEU A LOUCA NO COMÉRCIO

Procon é parceiro da ACES em grande promoção do comércio

O comércio funcionará até às 20h na quinta-feira, 11 e no sábado, 13.

08/10/2018 | CURSO / DERIVADO DO LEITE

Sinop Energia realiza curso de Derivados do Leite para famílias remanejadas

Técnicas para fabricação de queijos tipo muçarela, minas frescal, minas frescal temperado, frescal com baixo teor de gordura, meia cura tradicional, coalho, ricota e ricota temperada foram alguns dos assuntos abordados pelo Senar

08/10/2018 | TCHÓ E BÉPPI

Clipe Véia Tchau será exibido pela primeira vez no dia 14 de outubro no Ditado Popular de Sinop

Uma nova história em áudio e vídeo

08/10/2018 | ABUTRE'S / MOTO CLUBE SINOP

Moto Clube reconhecido pela ONU por suas ações sociais inaugura subsede em Sinop

Show de inauguração com três bandas de rock contará com arrecadação de alimentos não perecíveis que vão beneficiar mais de 80 famílias sinopenses

07/10/2018 | ELEIÇÕES2018 JUSTIFICATIVA DE VOTO

Eleitores em trânsito podem justificar ausência até as 17h

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral precisam informar à Justiça Eleitoral o motivo de não terem votado.

05/10/2018 | EMPREENDEDORISMO

Empreendedores inauguram shopping em local estratégico de Sinop

A inauguração foi no início da noite de ontem, quinta-feira, 04.