Siga-nos nas redes sociais:

Termo de Compromisso garante benefícios para pescadores da Colônia Z-16

O documento foi assinado pela diretoria da Sinop Energia e presidência da Colônia de pescadores Z-16, na última sexta-feira (28), em Sinop, e reúne informações, onde ambas as partes se comprometem em cumprir vários pontos. 03/10/2018 - 06:58:49

A Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, assinou Termo de Compromisso (TC) com os pescadores da Colônia Z-16. A proposta foi repassada, na última sexta (28), no escritório do Empreendimento, em Sinop, pelo diretor presidente, Jean-Christophe Delvallet, que estava acompanhado pelo diretor de Meio Ambiente, Ricardo Padilha, pelo gerente de Meio Ambiente, André Vasques e pelo analista socioambiental, Alex Bonami.

O documento reúne informações onde ambas as partes se comprometem em cumprir vários pontos, dentre eles, a aprovação do projeto técnico, contendo localização, infraestrutura básica de um balneário e um entreposto comercial de pescado, conforme planta, memorial descritivo e projeto arquitetônico. Apresenta, também, informações quanto à definição de um cronograma de trabalho para finalização do projeto executivo,  contendo informações sobre a previsão de início, fim e entrega das obras do atracadouro, contemplando portaria, administração, zeladoria, bloco pescador, sanitários, restaurante, serviços para o restaurante, quiosques, piscina adulto e infantil, playground, redário, estacionamento, mirante, minhocário, tanque de isca viva, minicampo, rampa para barcos, finalizando com a manutenção de barcos, informações previamente discutidas e acordadas com a colônia Z-16.

Julita Burko Duleba, presidente da Colônia Z-16, considera o TC muito importante para a colônia e para os pescadores da região. “A formalização desses compromissos é muito importante para nós. O documento serviu para que as pessoas passassem a acreditar que realmente o Empreendimento vai cumprir o que prometeu. Conversei com alguns pescadores que ficaram muito felizes com a notícia”, repassou. No momento da assinatura do TC, Dona Julita estava acompanhada de mais dois pescadores profissionais, Dona Lailde dos Santos Silva e o Sr. Francisco de Assis Pinto.

De acordo com o diretor presidente da Sinop Energia, várias reuniões foram realizadas com os pescadores da Colônia Z-16, com o objetivo de desenhar o projeto do Balneário e Centro de Apoio ao Pescador, de uma forma que fosse proveitoso para os pescadores. “Chegamos a um ponto que o projeto executivo ficasse ótimo para a colônia, assim os pescadores poderão trabalhar com qualidade”, completou. 

Jean repassou, ainda, que o Empreendimento mantém um diálogo permanente, não só com os pescadores, mas com todas as comunidades da área de Influência do Empreendimento, como forma de encontrar alternativas ambientais e sociais adequadas, caso apareçam possíveis imprevistos ocasionados pela construção da UHE Sinop.

Balneário e Centro de Apoio ao Pescador
O Balneário e Centro de Apoio ao Pescador será construído pela Sinop Energia, às margens do rio Teles Pires, cerca de 20 km de Sinop. Ao todo, serão, 3,6 mil m² de área construída em um espaço de quase quatro hectares, possuindo restaurante, piscinas, quiosques, sanitários, mirante, minicampo de futebol, playground e redário. Já o bloco para apoio aos pescadores terá despensa para equipamentos e materiais, área de recepção e limpeza do pescado, fábrica de gelo, câmaras frias, box para comercialização de pescado e seus subprodutos, área para embalagem dos produtos, tanque para iscas vivas, minhocário, mini oficina de manutenção de barcos e equipamentos, além de uma casa para zeladoria. O novo espaço será mais uma opção de turismo e lazer para os turistas e moradores da região. 

Além dessa estrutura, a Sinop Energia vem desenvolvendo uma série de capacitações técnicas ministradas pelo Sebrae, afim de construir um Plano de Desenvolvimento para o grupo de forma a propiciar uma consciência coletiva quanto aos aspectos de governança, poder, cooperação, gestão, relações familiares no trabalho e uma visão de futuro de modelos de negócios. Já foram realizadas capacitações nas áreas de Atendimento ao Cliente, Cultura da Liderança, Comportamental, Desenvolvimento de Equipes, Comportamentos Empreendedores, Oficina Sei Planejar, Criando Seu Negócio, Boas Práticas na Manipulação do Pescado, Atendimento, Sei Vender, Oficina Culticoop (cultura do cooperativismo). Todas as pautas foram previamente apresentadas e discutidas com os participantes.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

18/02/2019 | CALENDÁRIO / ALVARÁ

Alvará com 10% de desconto deve ser pago até 28 de fevereiro

Após essas datas não serão concebidos mais descontos e os valores passarão a ter correções.

15/02/2019 | PRERROGATIVAS DESRESPEITADAS

Cerca de 200 advogados participam de Desagravo contra secretaria em Sinop

Após desrespeito as prerrogativas advocacias, classe se uniu em respeito e apoio a colega aviltada por servidor

14/02/2019 | SUS / SAÚDE NA UTI

Grávida morre durante retirada de feto no Hospital de Sorriso

Mulher foi transferida de Sinop para Sorriso por falta de assistência e quadro de saúde se complicou por demora no atendimento

14/02/2019 | TELES PIRES

Sema autua UHE Sinop em R$ 50 milhões pela morte de peixes

Diante da gravidade dos fatos, equipe de fiscalização da regional da Sema em Sinop considerou valor máximo da multa aplicável.

14/02/2019 | BRASIL EDUCAÇÃO

Hoje é o último dia de matrícula no ProUni

O resultado da primeira chamada foi divulgado no último dia 6

11/02/2019 | AÇÃO CIVIL PÚBLICA

MP requer suspensão do enchimento do reservatório da UHE Sinop

O objetivo é evitar que continue ocorrendo mortandade de peixes no Rio Teles Pires

11/02/2019 | INDULTO

Decreto que concede indulto para presos com doenças graves é publicado no Diário Oficial

Presidente assinou decreto de perdão de pena restrito e humanitário para doentes graves e terminais nesta sexta-feira

08/02/2019 | FLAMENGO INCÊNDIO RIO DE JANEIRO

FlaxFlu é cancelado após incêndio em centro de treinamento do Flamengo

Partida estava marcada para amanhã (9), no Maracanã

07/02/2019 | JAIR BOLSONARO

Bolsonaro tem febre e tomografia revela pneumonia, diz boletim médico

Porta-voz diz que médicos acrescentam novo antibiótico para conter quadro de pneumonia.

06/02/2019 | CULTURA

Escola de Artes abre inscrições para cursos gratuitos

Para realizar a inscrição é necessária a apresentação de documentos pessoais e um comprovante de residência.

05/02/2019 | SAÚDE

Instituto de Prevenção ao Câncer de Sinop recebe doação de empresa da região

A iniciativa do Rotary Clube em parceria com o Hospital do Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos)

02/02/2019 | OPERAÇÃO SANGRIA II

MP aponta que ex-secretário ordenou destruição de provas de fraude na saúde

Na denúncia o MPMT detalhou como cada um dos oito envolvidos atuou na destruição das provas.