Siga-nos nas redes sociais:

Sinop Energia realiza curso de Derivados do Leite para famílias remanejadas

Técnicas para fabricação de queijos tipo muçarela, minas frescal, minas frescal temperado, frescal com baixo teor de gordura, meia cura tradicional, coalho, ricota e ricota temperada foram alguns dos assuntos abordados pelo Senar 08/10/2018 - 18:30:02

Desenvolver produtos derivados do leite, aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene. Este foi o objetivo da Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, que por meio do Programa de Remanejamento da População, em parceria com a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ofereceu às famílias remanejadas do Reassentamento Rural Coletivo (RRC) PDS 12 de Outubro, o curso de Derivados do Leite. O encontro aconteceu na última semana, no lote 25, estrada Lívia, BR-163 (Km 816), zona rural de Sinop.

Entre os assuntos abordados pelo Senar, os participantes aprenderam técnicas de fabricação de queijos tipo muçarela, minas frescal, minas frescal temperado, frescal com baixo teor de gordura, meia cura tradicional, coalho, ricota e ricota temperada, além de iogurte. Aprenderam também noções básicas sobre meio ambiente, legislação, seleção e uso correto de equipamentos e materiais, higiene e sanitização do local do manipulador, acondicionamento, embalagem, armazenamento e gestão da produção.

Segundo a Química e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Senar, Larine Gonçalves, todo processo de fabricação dos derivados do Leite se dá de forma artesanal. “Utilizamos um ingrediente principal, o coalho, produto de fácil acesso aos pequenos produtores. As técnicas utilizadas são simples e de fácil manuseio pelo grupo”, repassou. Ainda segundo ela, o grupo foi bem participativo e conseguiu aplicar toda teoria na prática.

A coordenadora de Assuntos Fundiários da Sinop Energia, Viviane Béghin, explica que a empresa busca, através da assistência técnica e social, facilitar e apoiar o processo de adaptação dessas famílias à nova moradia, através de investimentos em qualificação para melhoria da produção no novo ambiente. “Por este motivo, estamos capacitando os pequenos produtores para que utilizem técnicas adequadas e, consequentemente, aumentem sua produção, seja para consumo próprio ou comercialização. Este é um dos diversos projetos de geração de renda, em desenvolvimento pela Sinop Energia, no assentamento”, afirmou Viviane. Ainda segundo ela, algumas famílias já produzem derivados de leite no reassentamento e o curso vem ampliar o conhecimento, não só para os produtores que estão em atividade, bem como para aqueles que pretendem atuar na área. “As técnicas de produção e boas práticas de higiene são fundamentais para o sucesso de qualquer produção alimentícia. Queremos apoiar as famílias para que produzam mais e com qualidade”, finalizou.

A aluna Dalva Vitorino, esposa do presidente da associação São Judas Tadeu, comentou que trabalha com a produção de queijo há aproximadamente oito anos, e elogia a iniciativa da Sinop Energia. “Os cursos que estão sendo oferecidos pela Usina são muito importantes para nós. Hoje, com o conhecimento que adquiri, vejo que a forma correta de produzir os queijos é totalmente diferente de como eu fazia”, elogiou. Dona Dalva citou ainda que a técnica de pasteurização do leite, apresentada nas aulas práticas, chamou sua atenção durante o curso. “Essa técnica é perfeita, 100% das bactérias morrem com a pasteurização do leite e para nós que vendemos o produto é muito bom que isso aconteça. Tudo se aproveita no leite, até o soro”, finalizou.

Senar

O Senar é uma instituição de ensino rural, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Todos os trabalhos desenvolvidos pela instituição são gratuitos aos participantes, porém, a Sinop Energia, custei estes cursos como escopo integrante do trabalho da assistência técnica e, por meio de treinamentos e capacitações, visa  mantê-los em sintonia com as exigências do mercado, dando oportunidade para que estes produtores trabalhem um produto de melhor qualidade, dentro das exigências sanitárias estabelecidas pela legislação vigente contribuindo assim, para a agregação de valor de venda ao produto final. O curso em Derivados do Leite integra um conjunto de atividades desenvolvidas pela Assistência Técnica, Social e Ambiental da Sinop Energia.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

09/10/2018 | DEU A LOUCA NO COMÉRCIO

Procon é parceiro da ACES em grande promoção do comércio

O comércio funcionará até às 20h na quinta-feira, 11 e no sábado, 13.

08/10/2018 | TCHÓ E BÉPPI

Clipe Véia Tchau será exibido pela primeira vez no dia 14 de outubro no Ditado Popular de Sinop

Uma nova história em áudio e vídeo

08/10/2018 | ABUTRE'S / MOTO CLUBE SINOP

Moto Clube reconhecido pela ONU por suas ações sociais inaugura subsede em Sinop

Show de inauguração com três bandas de rock contará com arrecadação de alimentos não perecíveis que vão beneficiar mais de 80 famílias sinopenses

07/10/2018 | ELEIÇÕES2018 JUSTIFICATIVA DE VOTO

Eleitores em trânsito podem justificar ausência até as 17h

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral precisam informar à Justiça Eleitoral o motivo de não terem votado.

05/10/2018 | EMPREENDEDORISMO

Empreendedores inauguram shopping em local estratégico de Sinop

A inauguração foi no início da noite de ontem, quinta-feira, 04.

03/10/2018 | COMPROMISSO

Termo de Compromisso garante benefícios para pescadores da Colônia Z-16

O documento foi assinado pela diretoria da Sinop Energia e presidência da Colônia de pescadores Z-16, na última sexta-feira (28), em Sinop, e reúne informações, onde ambas as partes se comprometem em cumprir vários pontos.

01/10/2018 | TRAGÉDIA

Três trabalhadores morrem soterrados em obra de drenagem de rua em MT

Dois deles já foram localizados sem vida.

27/09/2018 | PARANATINGA

Advogado invade gabinete, discute com juiz, o agride com socos no rosto e é preso

Testemunhas disseram que advogado tentou enforcar o juiz e o agrediu com socos no rosto, no peito e no queixo

24/09/2018 | DIA DA ÁRVORE

Atividades de educação ambiental marcam Dia da Árvore no município de Cláudia

Durante toda a semana, várias atividades foram realizadas, com destaque para o pit stop, realizado na região central da cidade com a entrega de mais de 300 sementes de Ypê (amarelo e rosa) e alecrim.

22/09/2018 | CASO XUXA

Xuxa quebra o silêncio sobre Marlene Mattos e confessa traição de Pelé

Artista e empresária tinham forte ligação, mas um desentendimento rompeu com a parceria. Em entrevista, Xuxa afirmou que já foi roubada na carreira

21/09/2018 | ECONOMIA MOEDA AMERICANA

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

21/09/2018 | ELEIÇÕES SUSTO NO AR

Veja vídeo: Trem de pouso não abre e avião de Leitão faz pouso forçado

Caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), no Município de Água Boa, onde candidato cumpre agenda