Siga-nos nas redes sociais:

SAÚDE: Situação alarmante de dengue em Sinop

Segundo o Secretario ainda não classifica a situação como epidemia. 13/01/2020 - 05:30:13

Procurado pela equipe de reportagem do Site, Secretário de saúde Gerson Danzer afirma serem alarmantes os casos de dengue no Município de Sinop. Mas ainda não classifica a situação como epidemia.

Em entrevista ao Sinop em Foco, o Secretário Gerson relatou que embora nos últimos anos poucos casos tenham sido noticiados pela mídia, as ações de prevenção sempre existiram e continuam sendo intensas e o que difere esse ano é que a Dengue Hemorrágica está sendo mais frequente, o que é mais grave. “Não existe um remédio que cura a Dengue em suas mais diversas graves apresentações, e todos os tipos de Dengue podem evoluir para hemorragia, o que pode ser feito pelo paciente com suspeita de Dengue é a hidratação através de muita água, não tomar medicamentos à base de AAs, ácido acetilsalicílico, e procurar o quanto antes um médico para diagnosticar se é Dengue ou não!”, relatou o Secretário.

Gerson também falou das visitas dos mais de 40 servidores, mais os contratados, em mais de 50 pontos críticos da cidade, onde eles fazem a borrifação de veneno a cada 15 dias para controlar o mosquito. “Ano passado foram feitas mais de cem mil visitas domiciliares e esse ano estamos adiantando as ações para serem iniciadas, nessa segunda feira convocando também mais de cem agentes comunitários de saúde, devido ao grande número de registros,  mas vamos fazer diferente, estamos dividindo em blocos, vamos levar a equipe toda para o local onde for registrado a presença do mosquito, vamos levar a coleta de lixo que será feita com caminhões disponibilizadas pela Secretaria de Obras e provavelmente pela Acrimat, e faremos as notificações para aqueles que não estão mais tendo o devido cuidado na limpeza preventiva à Dengue, pois embora façamos todo um trabalho de esclarecimento em toda a rede de ensino através de orientações e palestras, o cidadão acaba se acomodando e mesmo sabendo que depende muito de cada um fazer a limpeza em seu quintal e a maneira como deve ser feita e não faz”, falou o Secretário.

Gerson afirmou que cabe também ao poder público fazer sua parte nos terrenos sob sua responsabilidade e notificar quem possui terrenos vazios, mas que acabam virando depósito de lixo. “Criamos essa força tarefa, junto com a Secretaria de Educação para alertar as crianças, também a secretaria do Meio Ambiente para fazer as notificações e um trabalho intensivo onde nossos agentes farão um termo de vistoria criado por nós para que, além do fiscal, o agente também possa notificar a pessoa dando-lhe um prazo de 48 horas para ela se adequar. Casos diferenciados como imobiliárias que são responsáveis por casas fechadas, empresários possuidores de muitos terrenos, devem ter uma pessoa incumbida de estar percorrendo esses lugares, a gente tem que cuidar do que é nosso!” diz o Secretario.                             

Um alerta que o Secretário Danzer fez, foi em relação à limpeza de calhas, pois não há residência ou edifício que não as tenha e segundo ele, os proprietários devem olhar frequentemente seus imóveis.

Questionado sobre o número de óbitos por Dengue Hemorrágica, ele afirmou ao site Sinop em Foco que são inverídicos os números que estão sendo apresentados por alguns sites de notícias, que na verdade foram duas vítimas, uma criança e um adulto, mas que muitos casos hemorrágicos estão sendo registrados e que o grande problema, são as vagas em UTIs no Estado, o que dificulta muito o encaminhamento dos pacientes e principalmente de crianças que por ainda apresentarem baixa imunidade são mais suscetíveis e acabam sendo o maior número de vítimas da Dengue.

“O Aedes aegypti está por aí, mas não podemos esquecer que tem o mosquito da malária que também tem feito suas vítimas principalmente no Estado do Pará e é preciso ficar atentos a quem chega a Sinop, pois se o mosquito picar o cidadão que chega com malária, num instante poderá estar transmitindo a doença para muitos habitantes,”  relatou Gerson.

A palavra de ordem agora é uma ação conjunta, envolvendo a saúde pública, os moradores e os empresários, para que juntos tenhamos um município o mais “asseado” possível, essa é a única maneira de nos livrarmos da Dengue, de suas complicações e de muitas outras doenças; finalizou o secretario.

Foto Por Edson Ribeiro

Fonte: Da Redação

Veja tambem

28/01/2020 | NO BRASIL

Brasil tem 2 novos casos suspeitos de coronavírus em São Leopoldo e em Curitiba, diz Ministério da Saúde

Mais cedo, órgão anunciou primeira investigação médica em Belo Horizonte e disse que passou a considerar como caso suspeito qualquer pessoa que tenha os sintomas e tenha retornado da China na últimos 14 dias.

25/01/2020 | SINOP-MT

Colheitadeira cai de cima de prancha e BR163 fica interditada

24/01/2020 | EMPREGO

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE-Sinop para esta sexta-feira, 24 de janeiro:

BOLETIM SINE - 24/01/2020

22/01/2020 | SINOP-MT

Águas de Sinop intensifica ações no Camping Club para diminuir perdas de água

A concessionária também disponibiliza, além do atendimento presencial na Central de Atendimento, o atendimento via WhatsApp pelo número 9 9724-2963.

21/01/2020 | BRASIL

Bolsonaro ironiza denúncia contra Glenn Greenwald

Jornalista é acusado de organização criminosa em caso de hackers

21/01/2020 | BR-163

Pai e filho morrem após carro capotar na BR-158 em MT

Motorista, identificado como João Dutra de Souza Oliveira, de 47 anos, foi arremessado para fora do carro e morreu. O filho dele de 13 anos também morreu no local.

21/01/2020 | SUSTO NO VALE DO ARINOS

Porto dos Gaúchos é sacudido por terremoto e moradores relatam susto.

O fenômeno foi de baixa magnitude, cerca de 2,5 mR (no Brasil, mR significa magnitude regional).

20/01/2020 | A FABRICA DE DINHEIRO

PC investiga compra de semáforos em Cuiabá

O secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob) Antenor Figueiredo Neto ignorou parecer da Procuradoria que apontava várias irregularidades.

19/01/2020 | ACIDENTE /

Acidente com vitima fatal em Cláudia

Carro capotou na estrada Renata em Claudia motorista morre no local do acidente

17/01/2020 | DESCARGA

Raio mata oito vacas e bezerros em pasto em MT

Os proprietários contaram que chovia forte no momento da descarga elétrica.

17/01/2020 | OPERAÇÃO PINGA FOGO

Fiscalização apreende maior quantidade de Castanheira em MT, espécie protegida por lei

Quatro pessoas são conduzidas para delegacia por crimes contra a flora. Operação é realizada por Sema, Indea e Força Tática da Polícia Militar

16/01/2020 | FATALIDADE

Ciclista é atingido por raio quando praticava o esporte no município de Sinop

O fato aconteceu, por volta das 20h45, desta quarta-feira (15) próximo a Embrapa em Sinop.