Siga-nos nas redes sociais:

Quando a Justiça pode determinar suspensão da CNH de devedores?

Especialistas explicam que solução só pode ser tomada em último caso e se for comprovado que devedor tem como fazer o pagamento 09/06/2018 - 10:09:01

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na última terça-feira (5), que autorizou a retenção da carteira de motorista (CNH) de um devedor até que ele pagasse a dívida, levantou dúvidas sobre a possibilidade de aplicar a mesma medida em casos semelhantes. Especialistas explicam que a solução só pode ser tomada em último caso e se for comprovado que o devedor tem como fazer o pagamento.

Na decisão, os ministro do STJ se basearam no artigo 139 do Código de Processo Civil, que permite ao juiz adotar as medidas "necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial", mesmo que não estejam previstas em lei.

Consultados pelo G1, os advogados especialistas no assunto Marcelo Abelha e Fábio Quintas garantem que a existência de uma dívida qualquer não leva automaticamente à retenção da CNH.

Para isso acontecer, deve haver uma decisão judicial de ação movida pelo credor, que seja fundamentada e proporcional. Antes, o juiz vai ordenar o pagamento de outras formas previstas em lei.

Ainda de acordo com os advogados, a retenção da CNH pode ser aplicada, por exemplo, quando for verificado que o devedor está escondendo patrimônio para não fazer o pagamento.

No caso do juiz decidir pela suspensão do documento, o Judiciário fará a solicitação de retenção diretamente ao Detran. Se a pessoa com carteira suspensa for flagrada dirigindo, terá o carro apreendido e responderá por crime com pena de detenção de seis meses a um ano, multa e cassação definitiva da CNH.

Para recuperar o documento retido por dívida, a pessoa terá de fazer o pagamento do débito e comprovar a operação junto à Justiça. Se o devedor quiser contestar a decisão sem pagar a dívida, poderá entrar com recurso em instância superior.

Outros documentos, como o passaporte, também podem ser retidos. No entanto, explicam os especialistas, que é improvável, pois possui implicações maiores do que somente o direito de dirigir do cidadão, que continua tendo à disposição outros meios de locomoção.

O mesmo argumento é usado para quando a CNH for necessária para o trabalho do devedor. A decisão do STJ esclarece que se a condução de veículos for fonte de sustento, a possibilidade de contestação da medida é grande.

Contudo, uma ação que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) quer proibir os juízes de apreender CNH ou passaporte, além de vetar inscrição de devedores em concursos e licitações, para forçar o pagamento da dívida. Ainda não há previsão para julgamento da decisão.

Fonte: NOTICIAS AO MINUTO

Veja tambem

24/09/2018 | DIA DA ÁRVORE

Atividades de educação ambiental marcam Dia da Árvore no município de Cláudia

Durante toda a semana, várias atividades foram realizadas, com destaque para o pit stop, realizado na região central da cidade com a entrega de mais de 300 sementes de Ypê (amarelo e rosa) e alecrim.

22/09/2018 | CASO XUXA

Xuxa quebra o silêncio sobre Marlene Mattos e confessa traição de Pelé

Artista e empresária tinham forte ligação, mas um desentendimento rompeu com a parceria. Em entrevista, Xuxa afirmou que já foi roubada na carreira

21/09/2018 | ECONOMIA MOEDA AMERICANA

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

21/09/2018 | ELEIÇÕES SUSTO NO AR

Veja vídeo: Trem de pouso não abre e avião de Leitão faz pouso forçado

Caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), no Município de Água Boa, onde candidato cumpre agenda

21/09/2018 | HUMOR / TCHÓ E BÉPPI

Tchó e Béppi iniciam gravações de nova produção

A previsão é que o novo clipe fique pronto em 20 dias após a captação de imagens.

15/09/2018 | ACIDENTE

Grave acidente com vitima fatal em Nova Santa Helena deixa pelo menos três mortos

As vítimas estavam em uma VW Golf, de cor prata, placa de Colíder

12/09/2018 | HUMOR

Tchó e Beppy animam a 4ª noite do Celebra Sinop

A apresentação dos italianos atraiu uma multidão à área cultural do Celebra Sinop, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

10/09/2018 | BR-163

Pneu de carretinha se desprende e acerta carro na BR 163

O condutor do carro estava sozinho e não teve ferimentos

08/09/2018 | SAÚDE / NEGLIGÊNCIA

Homem passa mal em frente ao Hospital Regional e Instituição nega atendimento

O Corpo de Bombeiros foi solicitado para auxiliar e ao chegar ao local prestou atendimento ao paciente e levado até o Box de emergência.

05/09/2018 | LOGÍSTICA

DNIT libera mais 10 km de duplicação das rodovias 163 e 364

Neste trecho da Serra da Caixa Furada foi utilizado o pavimento em concreto, com maior vida útil e economia em manutenção.

05/09/2018 | ANIVERSÁRIO / SINOP-MT

Abertura do Celebra Sinop será com casamento social, missa e show nacional

A abertura será marcada pelo Casamento Social, Missa da Cidade e o Show Nacional com o Padre Alessandro Campos, no sábado (08/09).

04/09/2018 | CELEBRA SINOP

Sessenta artistas disputarão festival de música de Sinop