Siga-nos nas redes sociais:

Projeto cultural realizado por Sinop Energia e EDF Norte Fluminense resgata histórias do folclore mato-grossense

A publicação "Causos de Bichos e Gentes", patrocinada pela EDF NF, também acionista de UHE Sinop, reuniu histórias reais de moradores da região e contos recolhidos do folclore mato-grossense, inspirando também espetáculo teatral feito a partir do livro de 18/06/2018 - 18:00:39

No mês de maio ocorreu a estreia do espetáculo Causos de Bichos e de Gentes, montagem realizada por meio de parceria entre a EDF Norte Fluminense (empresa acionista da Usina Hidrelétrica Sinop) e as empresas Sapoti Projetos Culturais e Graviola Produções, com apoio da Sinop Energia, Concessionária da Usina. O livro foi escrito pela contadora de histórias e produtora de eventos culturais Daniela Chindler, também diretora da Sapoti. A peça foi dirigida pela pedagoga e atriz de Sinop, Patrícia Emanuela e encenada por integrantes da Escola Municipal de Artes.

A produção da peça começou no ano passado quando a autora do livro visitou Sinop.  Com o auxílio de colaboradores da Sinop Energia e de pioneiros, ouviu diversas histórias reais e folclóricas de moradores da região Norte, que posteriormente tomaram forma de livro. A obra é dividida em “Histórias de onça”, “Histórias das gentes”, “Histórias de cobras”, “Histórias de arrepiar”, “Histórias de pescador” e “Histórias do folclore”, assuntos frequentemente presentes em conversas dos moradores mais antigos da região. O livro é voltado ao público infantil e ilustrado por Bruna Assis Brasil.  

A Escola Educandário Nossa Senhora de Aparecida, de Ipiranga do Norte recebeu a estreia do espetáculo teatral, que passou também por Sorriso, Cláudia, Sinop e pelos Assentamentos Wesley Manoel dos Santos, na Gleba Mercedes e 12 de Outubro.

“A peça e seu figurino retrataram com muita veracidade os fatos narrados nas histórias, os atores, ainda que jovens, mostraram um comprometimento e competência inigualáveis. Foi um verdadeiro espetáculo para quem é do Norte mato-grossense, espero que haja mais incentivos como este”, conta o Analista Socioambiental da Sinop Energia, Alex Bonami, que participou do processo de criação do livro.

“É muito bom ver nossas histórias ganhando vida. Nunca imaginei que coisas que vivi há muito tempo, que sempre ouvi dos meus pais, pudessem alegrar gerações futuras”, comemorou André Barbosa, Agente de Comunicação Social da Sinop Energia e ‘dono’ dos causos “Dorminhoco ficou esperto”, “Caminhão de mentiroso”, “Cavalo que andava de ré” e “Motor de uma mula”.

Os alunos que assistiram à peça receberam um exemplar do livro, também doado a escolas, bibliotecas, secretarias e outros órgãos ligados a educação nos municípios, além das Secretarias de Estado de Educação e de Cultura de Mato Grosso, Biblioteca Estadual e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá.

O Diretor-Presidente da Sinop Energia, Jean Christophe Delvallet, afirma que “embora a obra seja direcionada ao público infantil, cativou pessoas de todas as idades, bem como atingiu as expectativas daqueles que desde o ano passado acompanham o processo de produção dessas histórias. O projeto foi feito pensando em contribuir com a cultura local e valorizar a caminhada de quem está aqui há tanto tempo”.

André e Alex, colaboradores da Sinop Energia, foram peças importantes para a construção do livro.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

24/09/2018 | DIA DA ÁRVORE

Atividades de educação ambiental marcam Dia da Árvore no município de Cláudia

Durante toda a semana, várias atividades foram realizadas, com destaque para o pit stop, realizado na região central da cidade com a entrega de mais de 300 sementes de Ypê (amarelo e rosa) e alecrim.

22/09/2018 | CASO XUXA

Xuxa quebra o silêncio sobre Marlene Mattos e confessa traição de Pelé

Artista e empresária tinham forte ligação, mas um desentendimento rompeu com a parceria. Em entrevista, Xuxa afirmou que já foi roubada na carreira

21/09/2018 | ECONOMIA MOEDA AMERICANA

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

21/09/2018 | ELEIÇÕES SUSTO NO AR

Veja vídeo: Trem de pouso não abre e avião de Leitão faz pouso forçado

Caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), no Município de Água Boa, onde candidato cumpre agenda

21/09/2018 | HUMOR / TCHÓ E BÉPPI

Tchó e Béppi iniciam gravações de nova produção

A previsão é que o novo clipe fique pronto em 20 dias após a captação de imagens.

15/09/2018 | ACIDENTE

Grave acidente com vitima fatal em Nova Santa Helena deixa pelo menos três mortos

As vítimas estavam em uma VW Golf, de cor prata, placa de Colíder

12/09/2018 | HUMOR

Tchó e Beppy animam a 4ª noite do Celebra Sinop

A apresentação dos italianos atraiu uma multidão à área cultural do Celebra Sinop, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

10/09/2018 | BR-163

Pneu de carretinha se desprende e acerta carro na BR 163

O condutor do carro estava sozinho e não teve ferimentos

08/09/2018 | SAÚDE / NEGLIGÊNCIA

Homem passa mal em frente ao Hospital Regional e Instituição nega atendimento

O Corpo de Bombeiros foi solicitado para auxiliar e ao chegar ao local prestou atendimento ao paciente e levado até o Box de emergência.

05/09/2018 | LOGÍSTICA

DNIT libera mais 10 km de duplicação das rodovias 163 e 364

Neste trecho da Serra da Caixa Furada foi utilizado o pavimento em concreto, com maior vida útil e economia em manutenção.

05/09/2018 | ANIVERSÁRIO / SINOP-MT

Abertura do Celebra Sinop será com casamento social, missa e show nacional

A abertura será marcada pelo Casamento Social, Missa da Cidade e o Show Nacional com o Padre Alessandro Campos, no sábado (08/09).

04/09/2018 | CELEBRA SINOP

Sessenta artistas disputarão festival de música de Sinop