Siga-nos nas redes sociais:

Projeto cultural realizado por Sinop Energia e EDF Norte Fluminense resgata histórias do folclore mato-grossense

A publicação "Causos de Bichos e Gentes", patrocinada pela EDF NF, também acionista de UHE Sinop, reuniu histórias reais de moradores da região e contos recolhidos do folclore mato-grossense, inspirando também espetáculo teatral feito a partir do livro de 18/06/2018 - 18:00:39

No mês de maio ocorreu a estreia do espetáculo Causos de Bichos e de Gentes, montagem realizada por meio de parceria entre a EDF Norte Fluminense (empresa acionista da Usina Hidrelétrica Sinop) e as empresas Sapoti Projetos Culturais e Graviola Produções, com apoio da Sinop Energia, Concessionária da Usina. O livro foi escrito pela contadora de histórias e produtora de eventos culturais Daniela Chindler, também diretora da Sapoti. A peça foi dirigida pela pedagoga e atriz de Sinop, Patrícia Emanuela e encenada por integrantes da Escola Municipal de Artes.

A produção da peça começou no ano passado quando a autora do livro visitou Sinop.  Com o auxílio de colaboradores da Sinop Energia e de pioneiros, ouviu diversas histórias reais e folclóricas de moradores da região Norte, que posteriormente tomaram forma de livro. A obra é dividida em “Histórias de onça”, “Histórias das gentes”, “Histórias de cobras”, “Histórias de arrepiar”, “Histórias de pescador” e “Histórias do folclore”, assuntos frequentemente presentes em conversas dos moradores mais antigos da região. O livro é voltado ao público infantil e ilustrado por Bruna Assis Brasil.  

A Escola Educandário Nossa Senhora de Aparecida, de Ipiranga do Norte recebeu a estreia do espetáculo teatral, que passou também por Sorriso, Cláudia, Sinop e pelos Assentamentos Wesley Manoel dos Santos, na Gleba Mercedes e 12 de Outubro.

“A peça e seu figurino retrataram com muita veracidade os fatos narrados nas histórias, os atores, ainda que jovens, mostraram um comprometimento e competência inigualáveis. Foi um verdadeiro espetáculo para quem é do Norte mato-grossense, espero que haja mais incentivos como este”, conta o Analista Socioambiental da Sinop Energia, Alex Bonami, que participou do processo de criação do livro.

“É muito bom ver nossas histórias ganhando vida. Nunca imaginei que coisas que vivi há muito tempo, que sempre ouvi dos meus pais, pudessem alegrar gerações futuras”, comemorou André Barbosa, Agente de Comunicação Social da Sinop Energia e ‘dono’ dos causos “Dorminhoco ficou esperto”, “Caminhão de mentiroso”, “Cavalo que andava de ré” e “Motor de uma mula”.

Os alunos que assistiram à peça receberam um exemplar do livro, também doado a escolas, bibliotecas, secretarias e outros órgãos ligados a educação nos municípios, além das Secretarias de Estado de Educação e de Cultura de Mato Grosso, Biblioteca Estadual e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá.

O Diretor-Presidente da Sinop Energia, Jean Christophe Delvallet, afirma que “embora a obra seja direcionada ao público infantil, cativou pessoas de todas as idades, bem como atingiu as expectativas daqueles que desde o ano passado acompanham o processo de produção dessas histórias. O projeto foi feito pensando em contribuir com a cultura local e valorizar a caminhada de quem está aqui há tanto tempo”.

André e Alex, colaboradores da Sinop Energia, foram peças importantes para a construção do livro.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

17/07/2018 | COMPREENDA SEU ANIMAL

Aparelho promete traduzir miados de gatos em fala humana

O Catterbox é colocado no pescoço do animal

16/07/2018 | ELEIÇÕES 2018

Eleições 2018: Coordenador do TRE-MT alerta sobre prazos e tira dúvidas sobre registro de candidatura

Em entrevista para a L8 Estúdio Jaques Lopes, tirou dúvidas sobre prazo, divulgação, impugnação e troca de candidatura

15/07/2018 | ESSE E BRASIL

Gastança continua: Cidades contratam advogados para receber R$ 90 bi, e honorários abrem guerra judicial (O GLOBO)

Dodge defende ação do MPF para barrar contratações (EXCLUSIVO EM O GLOBO)

15/07/2018 | ELEIÇÕES 2018

Candidatos, mas nem tanto: indefinição sobre registro confunde eleitor

Excesso de concorrentes sub judice e demora dos tribunais prejudica, em especial, disputas pelos Legislativos. Caso Lula é emblemático

11/07/2018 | MESATENISMO

Tênis de Mesa gerará empregos com evento nacional em Cuiabá

Será a primeira vez de uma etapa da Copa Brasil na capital mato-grossense

09/07/2018 | MUNDO OPERAÇÃO

Regate na Tailândia: sexto menino é retirado da gruta

Faltam seis rapazes e o treinador

08/07/2018 | HISTÓRIA DE MATO GROSSO

Conheça a história de Mato Grosso desde o período colonial

As primeiras excursões feitas no Estado datam de 1525, quando Pedro Aleixo Garcia vai em direção à Bolívia

06/07/2018 | GEOGRAFIA

Mato Grosso é um dos lugares com maior volume de água doce no mundo

A área urbana de Mato Grosso é de 519,7 km2, o que coloca o estado em 11º lugar nos ranking de estados com maior mancha urbana.

05/07/2018 | PJC

Nova Ubiratã: de Investigador da PC tira dúvidas da população em entrevista à rádio

Policia Civil

05/07/2018 | COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Obras de revitalização do Parque Florestal contarão com R$ 3,4 milhões em investimentos

A execução das obras será conduzida pela Sinop Energia, mediante contratação de empresa, e a partir dos projetos apresentados pela Prefeitura de Sinop.

04/07/2018 | ACORDO NACIONAL

Comissão aprova MP dos preços para frete e anistia de multas

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve publicar duas vezes ao ano os preços mínimos

04/07/2018 | ANOREG-MT E DETRAN-MT

Anoreg-MT e Detran-MT realizarão projeto piloto para comunicação de venda de veículos em cartórios

A decisão foi combinada em reunião nesta terça-feira (4 de julho).