Siga-nos nas redes sociais:

Programa expande o monitoramento da qualidade da água em Mato Grosso

Por meio de cooperação com a ANA, a Sema irá expandir a rede de monitoramento da qualidade da água de 81 para 97 estações no primeiro semestre de 2018 07/03/2018 - 11:10:12

O monitoramento da qualidade da água é ferramenta importante para definição de políticas públicas para a gestão de recursos hídricos. Desde fevereiro deste ano, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) começou a receber recursos da Agência Nacional das Águas (ANA) pelos resultados de monitoramento de qualidade da água. Com uma rede hidrológica composta de 81 estações, a meta da secretaria é expandir para 97 pontos de coleta e monitoramento ainda este semestre, e para o total de 150 em cinco anos, atingindo um total de R$ 1,6 milhão em investimentos.

A rede de monitoramento da Sema já existe há cerca de 10 anos e monitora vários corpos d’água localizados nas três bacias hidrográficas de Mato Grosso: do Paraguai, Araguaia Tocantins e Amazônica. Atualmente, são feitas coletas duas vezes ao ano, no período da seca e da cheia e, além de aumentar os pontos de coleta, o investimento possibilitará aumentar a frequência para até quatro vezes ao ano (em algumas bacias) e também medir a descarga líquida (vazão), dado importante para calcular a carga de poluente presente na água.

“Não há gestão eficiente do que não se conhece e este monitoramento feito pela equipe de recursos hídricos da Sema é ferramenta essencial para que os gestores formulem políticas públicas e tomem decisões”, defende o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby. Os dados produzidos são públicos e podem ser acessados pelo site Hidroweb ou pelo Portal de Qualidade das Águas. Além disso, a Sema produz relatórios a cada triênio indicando a qualidade dos recursos hídricos de Mato Grosso e os documentos estão disponíveis para a sociedade.

O Coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental, Sérgio Figueiredo, explica que os parâmetros são avaliados seguindo o Índice de Qualidade de Água (IQA), que considera a adequabilidade do uso do recurso hídrico para abastecimento público. “Se a água está com a qualidade ruim, serão necessários muito mais filtros e equipamentos avançados na estação de tratamento para trata-la e torna-la apta para o consumo humano, aumentando o custo da operação. Já quando a qualidade está boa, o gasto é menor”, exemplifica.

Além do contrato de cooperação firmado com a ANA para divulgação dos relatórios de qualidade da água, a Sema também recebeu cerca de R$ 2 milhões de investimento em equipamentos avançados para o laboratório e para a Sala de Situação de Recursos Hídricos, que monitora o nível dos rios e os índices de assoreamento. São veículos, computadores, medidores de vazão, unidades PCD, que medem vento e chuva em tempo real, entre outros.

“Equipar as duas unidades é importante para que os servidores, tendo à disposição mais infraestrutura e novas tecnologias, possam entregar melhores resultados à população. Hoje, a Sema atende os mais altos padrões de monitoramento de qualidade da água”, finaliza Baby

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

21/09/2018 | ECONOMIA MOEDA AMERICANA

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

21/09/2018 | ELEIÇÕES SUSTO NO AR

Veja vídeo: Trem de pouso não abre e avião de Leitão faz pouso forçado

Caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), no Município de Água Boa, onde candidato cumpre agenda

21/09/2018 | HUMOR / TCHÓ E BÉPPI

Tchó e Béppi iniciam gravações de nova produção

A previsão é que o novo clipe fique pronto em 20 dias após a captação de imagens.

15/09/2018 | ACIDENTE

Grave acidente com vitima fatal em Nova Santa Helena deixa pelo menos três mortos

As vítimas estavam em uma VW Golf, de cor prata, placa de Colíder

12/09/2018 | HUMOR

Tchó e Beppy animam a 4ª noite do Celebra Sinop

A apresentação dos italianos atraiu uma multidão à área cultural do Celebra Sinop, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

10/09/2018 | BR-163

Pneu de carretinha se desprende e acerta carro na BR 163

O condutor do carro estava sozinho e não teve ferimentos

08/09/2018 | SAÚDE / NEGLIGÊNCIA

Homem passa mal em frente ao Hospital Regional e Instituição nega atendimento

O Corpo de Bombeiros foi solicitado para auxiliar e ao chegar ao local prestou atendimento ao paciente e levado até o Box de emergência.

05/09/2018 | LOGÍSTICA

DNIT libera mais 10 km de duplicação das rodovias 163 e 364

Neste trecho da Serra da Caixa Furada foi utilizado o pavimento em concreto, com maior vida útil e economia em manutenção.

05/09/2018 | ANIVERSÁRIO / SINOP-MT

Abertura do Celebra Sinop será com casamento social, missa e show nacional

A abertura será marcada pelo Casamento Social, Missa da Cidade e o Show Nacional com o Padre Alessandro Campos, no sábado (08/09).

04/09/2018 | CELEBRA SINOP

Sessenta artistas disputarão festival de música de Sinop

03/09/2018 | PONTE MT-220

Sinop Energia e produtores firmam acordo para solucionar problemas de tráfego

Representantes da Associação dos Produtores da Rodovia MT-220/410, do Sindicato Rural de Sinop e da Sinop Energia definiram juntos melhor estratégia a ser adotada para garantir continuidade das obras e do escoamento da safra regional

31/08/2018 | BRASIL EDUCAÇÃO

Inep publica edital do Enem para adultos e jovens privados de liberdade

Responsáveis pedagógicos de unidades prisionais devem fazer adesão das instituições ao exame e inscrição dos candidatos