Siga-nos nas redes sociais:

Nascentes do Xingu divulga resultado de concessão de bolsas de mestrado do Programa de Educação em Saneamento Básico

Os acadêmicos receberão bolsas de estudo no valor de R$ 1.800,00 mensal 02/08/2018 - 11:34:29

O Programa de Educação em Saneamento Básico da Nascentes do Xingu, empresa responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado de Mato Grosso, selecionou um aluno de mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e outro da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Os acadêmicos receberão bolsas de estudo no valor de R$ 1.800,00 mensal, que entram em vigor até o máximo de três meses após a publicação do resultado pela banca avaliadora.

Mestrando em Química pela UFMT, em Cuiabá, Bruno Leonel Rossi, terá auxílio com a pesquisa “Obtenção de Pontos Quânticos de Carbono de Lodos”, sob a orientação do professor doutor Adriano Buzutti de Siqueira. Segundo o acadêmico, a perspectiva é que o trabalho aponte uma nova aplicação para os lodos de esgoto, que vem se tornando um problema em regiões onde é inviável o uso agrícola, a disposição em aterros sanitários é dispendiosa e não há usinas de incineração para receber esses resíduos.

Outro trabalho aprovado foi o da mestranda em Geografia, Carolina da Costa Tavares, da Unemat de Cáceres. O tema pesquisado é a “Caracterização físico-química do solo, capacidade de uso e qualidade da água na bacia do córrego Piraputanga”, com a orientação do professor doutor Juberto Babilônia de Sousa. De acordo com a estudante, o projeto pretende contribuir com a geração de informações para subsidiar políticas públicas na bacia hidrográfica do córrego, diagnóstico do uso da terra e ocorrência de solo da bacia para as atividades de gestão, além de obter um inventário limnológico que permitirá diagnosticar e determinar periodicamente as características da água, a fim de inferir sua qualidade frente aos distintos usos e identificar as causas de eventuais degradações.

O programa foi lançado no ano passado e disponibilizou várias linhas de pesquisa voltadas para áreas de estudo de engenharia, sociologia, ciências humanas e ciências da saúde. Entre elas automação em sistemas, eficiência energética, preservação de nascentes, utilização de lodo de esgoto na agricultura, reúso de água, saneamento rural, comportamento e consumo, saúde pública, impacto do saneamento na educação e nas mudanças climáticas.

Das inscrições, encerradas em 10 de abril de 2018, participaram os acadêmicos aprovados em processo de seleção de programa de pós-graduação stricto sensu 2018/01, em nível de mestrado, nas duas instituições, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Os trabalhos inscritos e selecionados pela Comissão de Sustentabilidade e Projetos Socioambientais da Nascentes do Xingu foram apresentados a uma banca de avaliação na sede da empresa, em Cuiabá.

Para o diretor-presidente da Nascentes do Xingu, Julio Moreira, os temas das pesquisas são de relevância para o avanço dos serviços de saneamento, meio ambiente, preservação ambiental e saúde pública. Ele destaca ainda que as parcerias com as universidades são essenciais para fortalecer o conhecimento e trazer benefícios à comunidade. “As instituições de ensino estão cada vez mais qualificadas para o desenvolvimento de novas tecnologias, aperfeiçoamento e capacitação de pesquisadores. Por isso, estamos empenhados em contribuir e incentivar a educação, dando apoio a estudantes para a formação de profissionais e projetos inovadores na área de saneamento básico, em prol da população e o meio ambiente”.

PUBLICAÇÃO - O resultado final do Programa de Educação em Saneamento Básico já está disponível no site:www.nascentesdoxingu.com.br/educacaoemsaneamento

Para mais informações ou dúvidas sobre o programa mande um e-mail para educacaoemsaneamento@nascentesdoxingu.com.br ou ligue no 65 3318-0517

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

21/08/2018 | ELEIÇÕES 2018

Eleitores de MT têm dois dias para solicitar voto em trânsito para as Eleições 2018

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o pedido pode ser feito para o primeiro e segundo turno.

20/08/2018 | QUEIMADAS

Sinop Energia auxilia no combate a queimadas com implantação de brigadas de incêndio

Cooperação firmada entre a Concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e as Prefeituras de Cláudia e Sinop possibilitou pelo quarto ano consecutivo a implantação de Brigadas Mistas de Incêndio nesses municípios

19/08/2018 | SINOP-MT

Vendaval danifica antena de emissora de tv e fachada de loja em Sinop-MT

Apesar dos danos ninguém ficou ferido.

19/08/2018 | RESPOSTA AO ASSALTO

Moradores de Roraima ateiam fogo a abrigo de venezuelanos

Protesto na fronteira com a Venezuela. Manifestantes expulsam refugiados após assalto a morador local

15/08/2018 | SAÚDE CASO DE POLICIA

Sinop: Servidora se nega a vacinar criança em posto de saúde e polícia precisa intervir

Agente de saúde teria recusado o atendimento alegando o encerramento do expediente às 10 horas.

12/08/2018 | Arquitetura, décor e design

StartUp mato-grossense oferece serviços de arquitetura online

O cliente envia, pelo site, as informações do espaço que quer reformar.

12/08/2018 | GERAL

Caixa lança portal de loterias online

O Portal Loterias Online está em linha com o ciclo de inovações da CAIXA. O objetivo do canal é atrair um novo público apostador

10/08/2018 | FIES

MEC prorroga inscrição para estudantes do Fies no 2º semestre

Os estudantes têm até o dia 17 deste mês para garantir uma vaga na universidade pelo programa federal.

09/08/2018 | FEIRA

ExpoCarmem começa hoje com rodeio e show nacional de Davi e Fernando

Exposição conta com rodeio em touros, cavalos e Muares (burros), além de shows nacionais e bingo

08/08/2018 | Projeto solidário

Escola promove projeto que ajudará famílias carentes de Nova Ubiratã

Nova Ubiratã

08/08/2018 | Vacinação

Campanha de Vacinação Antirrábica já imunizou mais de 1,8 mil animais em Nova Ubiratã

Nova Ubiratã

06/08/2018 | epidemia de hanseníase

Surto de hanseníase se alastra no Centro de Detenção Provisória

O quadro endêmico é ainda mais preocupante na população carcerária