Siga-nos nas redes sociais:

Nascentes do Xingu divulga resultado de concessão de bolsas de mestrado do Programa de Educação em Saneamento Básico

Os acadêmicos receberão bolsas de estudo no valor de R$ 1.800,00 mensal 02/08/2018 - 11:34:29

O Programa de Educação em Saneamento Básico da Nascentes do Xingu, empresa responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado de Mato Grosso, selecionou um aluno de mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e outro da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Os acadêmicos receberão bolsas de estudo no valor de R$ 1.800,00 mensal, que entram em vigor até o máximo de três meses após a publicação do resultado pela banca avaliadora.

Mestrando em Química pela UFMT, em Cuiabá, Bruno Leonel Rossi, terá auxílio com a pesquisa “Obtenção de Pontos Quânticos de Carbono de Lodos”, sob a orientação do professor doutor Adriano Buzutti de Siqueira. Segundo o acadêmico, a perspectiva é que o trabalho aponte uma nova aplicação para os lodos de esgoto, que vem se tornando um problema em regiões onde é inviável o uso agrícola, a disposição em aterros sanitários é dispendiosa e não há usinas de incineração para receber esses resíduos.

Outro trabalho aprovado foi o da mestranda em Geografia, Carolina da Costa Tavares, da Unemat de Cáceres. O tema pesquisado é a “Caracterização físico-química do solo, capacidade de uso e qualidade da água na bacia do córrego Piraputanga”, com a orientação do professor doutor Juberto Babilônia de Sousa. De acordo com a estudante, o projeto pretende contribuir com a geração de informações para subsidiar políticas públicas na bacia hidrográfica do córrego, diagnóstico do uso da terra e ocorrência de solo da bacia para as atividades de gestão, além de obter um inventário limnológico que permitirá diagnosticar e determinar periodicamente as características da água, a fim de inferir sua qualidade frente aos distintos usos e identificar as causas de eventuais degradações.

O programa foi lançado no ano passado e disponibilizou várias linhas de pesquisa voltadas para áreas de estudo de engenharia, sociologia, ciências humanas e ciências da saúde. Entre elas automação em sistemas, eficiência energética, preservação de nascentes, utilização de lodo de esgoto na agricultura, reúso de água, saneamento rural, comportamento e consumo, saúde pública, impacto do saneamento na educação e nas mudanças climáticas.

Das inscrições, encerradas em 10 de abril de 2018, participaram os acadêmicos aprovados em processo de seleção de programa de pós-graduação stricto sensu 2018/01, em nível de mestrado, nas duas instituições, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Os trabalhos inscritos e selecionados pela Comissão de Sustentabilidade e Projetos Socioambientais da Nascentes do Xingu foram apresentados a uma banca de avaliação na sede da empresa, em Cuiabá.

Para o diretor-presidente da Nascentes do Xingu, Julio Moreira, os temas das pesquisas são de relevância para o avanço dos serviços de saneamento, meio ambiente, preservação ambiental e saúde pública. Ele destaca ainda que as parcerias com as universidades são essenciais para fortalecer o conhecimento e trazer benefícios à comunidade. “As instituições de ensino estão cada vez mais qualificadas para o desenvolvimento de novas tecnologias, aperfeiçoamento e capacitação de pesquisadores. Por isso, estamos empenhados em contribuir e incentivar a educação, dando apoio a estudantes para a formação de profissionais e projetos inovadores na área de saneamento básico, em prol da população e o meio ambiente”.

PUBLICAÇÃO - O resultado final do Programa de Educação em Saneamento Básico já está disponível no site:www.nascentesdoxingu.com.br/educacaoemsaneamento

Para mais informações ou dúvidas sobre o programa mande um e-mail para educacaoemsaneamento@nascentesdoxingu.com.br ou ligue no 65 3318-0517

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

17/10/2018 | SINOP-MT

Fantoches ensinam crianças de Sinop como se prevenir da malária

A atividade foi promovida pela Sinop Energia, por meio do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Além dos meios de transmissão, foram repassados aos alunos informações sobre às áreas de risco, prevenção e tratamento médico.

17/10/2018 | TELES PIRES

Advogado tenta descarregar barco, mas caminhonete cai em rio de MT

Veículo foi retirado das águas com ajuda de outros homens

17/10/2018 | CENTRO EDUCACIONAL

Fanfarra escolar conquista quatro prêmios em Copa Nacional

O grupo infanto-juvenil que viajou até a capital mato-grossense foi formado por 40 estudantes do 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental

16/10/2018 | EVENTO REGIONAL

Cuiabá Rugby encara Sem Fronteiras na final da Copa Brasil Central

Uma das duas finais da 10ª Pequi Nations ocorrerá na capital mato-grossense

16/10/2018 | MOTO CLUBE "ABUTRE"

Inauguração da subsede do Moto Clube Abutre's em Sinop supera expectativa de público

Mais de 350 pessoas passaram pela subsede contribuindo com o projeto social e curtindo uma noite com muito rock

16/10/2018 | FINADOS

Secretaria de Obras determina prazo para limpeza de túmulos

09/10/2018 | DEU A LOUCA NO COMÉRCIO

Procon é parceiro da ACES em grande promoção do comércio

O comércio funcionará até às 20h na quinta-feira, 11 e no sábado, 13.

08/10/2018 | CURSO / DERIVADO DO LEITE

Sinop Energia realiza curso de Derivados do Leite para famílias remanejadas

Técnicas para fabricação de queijos tipo muçarela, minas frescal, minas frescal temperado, frescal com baixo teor de gordura, meia cura tradicional, coalho, ricota e ricota temperada foram alguns dos assuntos abordados pelo Senar

08/10/2018 | TCHÓ E BÉPPI

Clipe Véia Tchau será exibido pela primeira vez no dia 14 de outubro no Ditado Popular de Sinop

Uma nova história em áudio e vídeo

08/10/2018 | ABUTRE'S / MOTO CLUBE SINOP

Moto Clube reconhecido pela ONU por suas ações sociais inaugura subsede em Sinop

Show de inauguração com três bandas de rock contará com arrecadação de alimentos não perecíveis que vão beneficiar mais de 80 famílias sinopenses

07/10/2018 | ELEIÇÕES2018 JUSTIFICATIVA DE VOTO

Eleitores em trânsito podem justificar ausência até as 17h

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral precisam informar à Justiça Eleitoral o motivo de não terem votado.

05/10/2018 | EMPREENDEDORISMO

Empreendedores inauguram shopping em local estratégico de Sinop

A inauguração foi no início da noite de ontem, quinta-feira, 04.