Siga-nos nas redes sociais:

Mesmo após mandado de reintegração de fazenda de Riva, invasores armados permanecem no local

Um grupo de aproximadamente 200 pessoas invadiu nesta segunda-feira (29) a Fazenda Agropecuária Bauru (Magali), que possui 46 mil alqueires e fica localizada na cidade de Colniza. 05/11/2018 - 15:54:00

O juiz Emerson Luis Pereira Cajango, da 2ª Vara Especializada do Direito Agrário de Cuiabá, já encaminhou o mandado de reintegração de posse da Fazenda Bauru (Magali), através de carta precatória, à Vara de Colniza para que seja cumprido. Após o deferimento do mandado, no último dia 31 de outubro, muitos ocupantes abandonaram o local, porém, há outros, alguns destes armados, que ainda persistem.
 
De acordo com o advogado Dauto Passare, que faz a defesa da empresa proprietária da fazenda, a Floresta Viva Exploração de Madeira e Terraplanagem Ltda, da família Riva, o mandado de reintegração de posse já foi expedido. Ele avalia que a Vara de Colniza deve determinar seu cumprimento em breve.

É de competência da 2ª Vara Especializada do Direito Agrário de Cuiabá julgar qualquer conflito de terras no Estado, independente da região. Após decisão do juiz é então encaminhado, quando há, o mandado de reintegração de posse à Vara local, para o cumprimento.

Segundo o advogado Dauto Passare, alguns dos ocupantes que já tomaram conhecimento do mandado de reintegração de posse deferido pela Justiça, voluntariamente já deixaram a fazenda. Porém, alguns armados ainda persistem com a ocupação.
 
“Hoje de manhã eu fiquei sabendo que ainda existem alguns ocupantes que persistem em permanecer no local. Eles têm falado que só vão deixar o local quando forem notificados, e para evitar conflitos vamos esperar os andamentos no Judiciário. Até porque ficamos sabendo que existem pessoas armadas, então para garantir a segurança de todos iremos aguardar”, disse o advogado.
 
A invasão
 
Um grupo de aproximadamente 200 pessoas invadiu nesta segunda-feira (29) a Fazenda Agropecuária Bauru (Magali), que possui 46 mil alqueires e fica localizada na cidade de Colniza. Há dois meses, o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Colniza oficiou o Governo do Estado sobre risco de conflito armado no local.
 
O clima no local é de tensão já que 30 seguranças privados estão se deslocando para a fazenda. Diante da situação, o MP comunicou novamente as autoridades competentes reiterando providências, já que há possibilidade de um confronto entre posseiros e seguranças.
 
Os invasores afirmam que só deixarão o local se o proprietário, o ex-deputado José Geraldo Riva apresente um documento que comprove a posse da terra. A Secretaria do Estado e Segurança Pública (Sesp) - por meio de nota -  afirma que o policiamento já foi reforçado, com o objetivo de evitar possíveis confrontos armado. A empresa privada, no entanto, relata que não há ostensividade da Polícia Militar na região e teme que a situação torne-se ainda mais crítica.

Fonte: Olhar Direto

Veja tambem

13/11/2018 | BR-070

Índios bloqueiam rodovia em MT para cobrar investigação sobre morte de indígena atropelado

Cerca de 50 índios da comunidade Xavante bloquearam nesta segunda-feira (12) um trecho da BR-070 em Primavera do Leste, para cobrar a investigação

10/11/2018 | FUNDO AMAZÔNIA

Mato Grosso busca arrecadar R$ 35 milhões para combater incêndios florestais na Amazônia

Comitê Orientador do Fundo Amazônia apresentou aos Estados as possibilidades para arrecadação de recursos para proteção do bioma

10/11/2018 | GRÁVIDA DE 9 MESES

Bebê morre na barriga da mãe, que denuncia médica à Polícia em Guarantã do Norte

Mulher disse que passou por consulta, mas bebê não foi examinado e após um dia ao fazer ultrassom constatou a morte

09/11/2018 | POLÊMICA DO ENEM 2018

Primeiro dia do Enem 2018 apresentou assuntos considerados polêmicos

Confira comentários de professores do Sistema Positivo de Ensino

08/11/2018 | COLONO GAÚCHO

Engenheiro cria personagem inspirado no colono gaúcho e faz sucesso na internet

O que começou como brincadeira no WhatsApp evoluiu para um programa de rádio local e hoje é um canal do YouTube com cerca de 150 mil inscritos e mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais

08/11/2018 | DSEI Kayapó

Índios atendidos pela Expedição Xingu passam por procedimento cirúrgico no final de semana em Sinop

07/11/2018 | BRASIL ACIDENTE

Piloto é encontrado vivo três dias após queda de avião no MT; veja foto

O paranaense Maicon Semencio Esteves, de 27 anos, foi localizado numa selva em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá

07/11/2018 |

Alunos e professores de escola pública de Sinop serão convidados especiais do 3º Festival de Humor do Nortão

07/11/2018 | BR-163

Sinop Energia conclui obras de recomposição da infraestrutura viária na BR-163

As três interferências juntas, totalizam 3.374 metros de um novo traçado de pista alteado e construído

06/11/2018 | APROVAÇÃO

Com chapa única para diretoria da OAB, Sinop faz lançamento de campanha com lideranças

A chapa Unidos para Edificar a OAB tem a missão de dar continuidade aos trabalhos realizados e trazer renovação para a subseção

05/11/2018 | HCanMT

Estância Bahia realiza em dezembro Leilão pela Vida do HCanMT

O recurso arrecadado com o leilão será revertido para a compra de medicamentos e demais necessidades do hospital.

03/11/2018 | BRASIL ESTUDANTES

Enem 2018: saiba como consultar o seu local de prova

Exame será realizado nos dias 4 e 11 de novembro em todo o país