Siga-nos nas redes sociais:

HOSPITAL DO CÂNCER DE SINOP JÁ EXISTE DESDE 2007

Referência no tratamento de câncer fora da capital, o Hospital Santo Antônio realizou no primeiro semestre desse ano mais de 2 mais sessões de quimioterapia 16/06/2018 - 11:44:03

A Fundação de Saúde Comunitária de Sinop- Hospital Santo Antônio é uma instituição sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública nas esferas: municipal, estadual e federal, sendo possuidor do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS).

O Hospital Santo Antônio tem sido uma grande referência para a oncologia do Estado de Mato Grosso. Depois da capital Cuiabá, o maior registro e referência de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) estão na ala oncológica do complexo hospitalar de Sinop.

A oncologia do Hospital Santo Antônio

A ala foi construída pelo Lions Clube de Sinop, ainda em 2006, com doações de benfeitores de toda região Norte e somados com os esforços da Prefeitura de Sinop, investiram R$280 mil em leitos e equipamentos, para viabilizar o projeto e diminuir o sofrimento de pacientes do SUS.

Porém, este projeto, em Sinop, teve início ainda em 2005, uma luta liderada pelo médico oncologista Airton Rossini que foi abraçada pela direção do Hospital Santo Antônio, em 2007, que tão logo terminou a construção conseguiu que a unidade fosse conveniada junto ao Governo do Estado para realizar os serviços. Em 2012, a unidade foi credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar os atendimentos oncológicos, dando oportunidade e chances de vida e sobrevivência a pacientes acometidos pelo câncer em 32 municípios, uma macro região do Norte de Mato Grosso e Sul do Pará, que agrega uma população em torno de 750 mil habitantes, pacientes que antes tinham que se deslocar para Cuiabá para ter seu atendimento, que na maioria das vezes, em ônibus ou vans, que não tinham qualquer conforto para pacientes debilitados pela quimioterapia e ou radioterapia, além da ausência da família que, muitas vezes, não podia acompanhar devido a distância.

ONCOLOGIA HOJE

Os números desse primeiro semestre são crescentes e, de acordo com a administração do Hospital, só não se atende mais por conta da falta de sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde em solucionar alguns problemas como o encaminhamento para unidade, ou seja, há capacidade para muito mais, porém o hospital dependentes do sistema para aumentar esses atendimentos.

De acordo com os registros dos atendimentos realizados, somente no ano de 2017, foram 10,5 mil atendimentos ambulatoriais, 4,5 mil sessões de quimioterapia e 728 cirurgias.

No primeiro trimestre desse ano já foram registrados 5.700 atendimentos ambulatoriais, 2,327 mil sessões de quimioterapia e outras 412 cirurgias, ou seja, números crescentes de atendimentos.

Hoje, os serviços prestados pelo Santo Antônio têm qualidade e agilidade. Assim que diagnosticado com câncer, em até sete dias o paciente já tem a sua primeira consulta com um médico especialista no assunto. Tratamentos como a quimioterapia e as cirurgias também são realizados na unidade com a mesma agilidade e excelência das consultas.

RADIOTERAPIA

O Hospital do Câncer de Sinop, já existe, o que faltava era o serviço de radioterapia, porém Sinop e a região que depende de sua saúde pública já está contemplada no Plano de Expansão de Radioterapia do Ministério da Saúde.

A previsão é que essa nova ala [radioterapia] comece a ser construída, ainda, em agosto desse ano, sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, que fica responsável pela construção e equipamento da unidade.

Tão logo seja realizada essa etapa, a Fundação dará início à ampliação dos serviços de tratamento de câncer infantil tornando, assim, o Hospital Santo Antônio em uma unidade completa em termos de atendimento pelo SUS.

A Fundação de Saúde tem enfrentado dificuldades para garantir aportes e apoios, principalmente pelos recorrentes atrasos nos repasses do Governo do Estado, muitas vezes bancando com os próprios recursos a manutenção da unidade para que os serviços não sejam interrompidos e a população sofra com isso.

Outro ponto que tem que ser considerado, é que até o momento o Hospital Santo Antônio, desde a abertura da unidade, nunca recorreu a sociedade em busca de donativos ou contribuições, sempre cumprindo seu papel com o ônus do corpo clínico e da própria instituição, mas respeitando toda a população atendida.

COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO

O Hospital Santo Antônio é comprometido com o bem-estar social e não se furta às suas responsabilidades de cuidar da saúde de uma população que tem ali a esperança de uma vida mais digna. "Com saúde não se brinca", ilustra o diretor geral do Hospital Santo Antônio, Antônio Sérgio de Oliveira Amaral.

Por: Luciano André

 

Fonte: Redação

Veja tambem

24/09/2018 | DIA DA ÁRVORE

Atividades de educação ambiental marcam Dia da Árvore no município de Cláudia

Durante toda a semana, várias atividades foram realizadas, com destaque para o pit stop, realizado na região central da cidade com a entrega de mais de 300 sementes de Ypê (amarelo e rosa) e alecrim.

22/09/2018 | CASO XUXA

Xuxa quebra o silêncio sobre Marlene Mattos e confessa traição de Pelé

Artista e empresária tinham forte ligação, mas um desentendimento rompeu com a parceria. Em entrevista, Xuxa afirmou que já foi roubada na carreira

21/09/2018 | ECONOMIA MOEDA AMERICANA

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

21/09/2018 | ELEIÇÕES SUSTO NO AR

Veja vídeo: Trem de pouso não abre e avião de Leitão faz pouso forçado

Caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), no Município de Água Boa, onde candidato cumpre agenda

21/09/2018 | HUMOR / TCHÓ E BÉPPI

Tchó e Béppi iniciam gravações de nova produção

A previsão é que o novo clipe fique pronto em 20 dias após a captação de imagens.

15/09/2018 | ACIDENTE

Grave acidente com vitima fatal em Nova Santa Helena deixa pelo menos três mortos

As vítimas estavam em uma VW Golf, de cor prata, placa de Colíder

12/09/2018 | HUMOR

Tchó e Beppy animam a 4ª noite do Celebra Sinop

A apresentação dos italianos atraiu uma multidão à área cultural do Celebra Sinop, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

10/09/2018 | BR-163

Pneu de carretinha se desprende e acerta carro na BR 163

O condutor do carro estava sozinho e não teve ferimentos

08/09/2018 | SAÚDE / NEGLIGÊNCIA

Homem passa mal em frente ao Hospital Regional e Instituição nega atendimento

O Corpo de Bombeiros foi solicitado para auxiliar e ao chegar ao local prestou atendimento ao paciente e levado até o Box de emergência.

05/09/2018 | LOGÍSTICA

DNIT libera mais 10 km de duplicação das rodovias 163 e 364

Neste trecho da Serra da Caixa Furada foi utilizado o pavimento em concreto, com maior vida útil e economia em manutenção.

05/09/2018 | ANIVERSÁRIO / SINOP-MT

Abertura do Celebra Sinop será com casamento social, missa e show nacional

A abertura será marcada pelo Casamento Social, Missa da Cidade e o Show Nacional com o Padre Alessandro Campos, no sábado (08/09).

04/09/2018 | CELEBRA SINOP

Sessenta artistas disputarão festival de música de Sinop