Siga-nos nas redes sociais:

HOSPITAL DO CÂNCER DE SINOP JÁ EXISTE DESDE 2007

Referência no tratamento de câncer fora da capital, o Hospital Santo Antônio realizou no primeiro semestre desse ano mais de 2 mais sessões de quimioterapia 16/06/2018 - 11:44:03

A Fundação de Saúde Comunitária de Sinop- Hospital Santo Antônio é uma instituição sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública nas esferas: municipal, estadual e federal, sendo possuidor do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS).

O Hospital Santo Antônio tem sido uma grande referência para a oncologia do Estado de Mato Grosso. Depois da capital Cuiabá, o maior registro e referência de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) estão na ala oncológica do complexo hospitalar de Sinop.

A oncologia do Hospital Santo Antônio

A ala foi construída pelo Lions Clube de Sinop, ainda em 2006, com doações de benfeitores de toda região Norte e somados com os esforços da Prefeitura de Sinop, investiram R$280 mil em leitos e equipamentos, para viabilizar o projeto e diminuir o sofrimento de pacientes do SUS.

Porém, este projeto, em Sinop, teve início ainda em 2005, uma luta liderada pelo médico oncologista Airton Rossini que foi abraçada pela direção do Hospital Santo Antônio, em 2007, que tão logo terminou a construção conseguiu que a unidade fosse conveniada junto ao Governo do Estado para realizar os serviços. Em 2012, a unidade foi credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar os atendimentos oncológicos, dando oportunidade e chances de vida e sobrevivência a pacientes acometidos pelo câncer em 32 municípios, uma macro região do Norte de Mato Grosso e Sul do Pará, que agrega uma população em torno de 750 mil habitantes, pacientes que antes tinham que se deslocar para Cuiabá para ter seu atendimento, que na maioria das vezes, em ônibus ou vans, que não tinham qualquer conforto para pacientes debilitados pela quimioterapia e ou radioterapia, além da ausência da família que, muitas vezes, não podia acompanhar devido a distância.

ONCOLOGIA HOJE

Os números desse primeiro semestre são crescentes e, de acordo com a administração do Hospital, só não se atende mais por conta da falta de sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde em solucionar alguns problemas como o encaminhamento para unidade, ou seja, há capacidade para muito mais, porém o hospital dependentes do sistema para aumentar esses atendimentos.

De acordo com os registros dos atendimentos realizados, somente no ano de 2017, foram 10,5 mil atendimentos ambulatoriais, 4,5 mil sessões de quimioterapia e 728 cirurgias.

No primeiro trimestre desse ano já foram registrados 5.700 atendimentos ambulatoriais, 2,327 mil sessões de quimioterapia e outras 412 cirurgias, ou seja, números crescentes de atendimentos.

Hoje, os serviços prestados pelo Santo Antônio têm qualidade e agilidade. Assim que diagnosticado com câncer, em até sete dias o paciente já tem a sua primeira consulta com um médico especialista no assunto. Tratamentos como a quimioterapia e as cirurgias também são realizados na unidade com a mesma agilidade e excelência das consultas.

RADIOTERAPIA

O Hospital do Câncer de Sinop, já existe, o que faltava era o serviço de radioterapia, porém Sinop e a região que depende de sua saúde pública já está contemplada no Plano de Expansão de Radioterapia do Ministério da Saúde.

A previsão é que essa nova ala [radioterapia] comece a ser construída, ainda, em agosto desse ano, sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, que fica responsável pela construção e equipamento da unidade.

Tão logo seja realizada essa etapa, a Fundação dará início à ampliação dos serviços de tratamento de câncer infantil tornando, assim, o Hospital Santo Antônio em uma unidade completa em termos de atendimento pelo SUS.

A Fundação de Saúde tem enfrentado dificuldades para garantir aportes e apoios, principalmente pelos recorrentes atrasos nos repasses do Governo do Estado, muitas vezes bancando com os próprios recursos a manutenção da unidade para que os serviços não sejam interrompidos e a população sofra com isso.

Outro ponto que tem que ser considerado, é que até o momento o Hospital Santo Antônio, desde a abertura da unidade, nunca recorreu a sociedade em busca de donativos ou contribuições, sempre cumprindo seu papel com o ônus do corpo clínico e da própria instituição, mas respeitando toda a população atendida.

COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO

O Hospital Santo Antônio é comprometido com o bem-estar social e não se furta às suas responsabilidades de cuidar da saúde de uma população que tem ali a esperança de uma vida mais digna. "Com saúde não se brinca", ilustra o diretor geral do Hospital Santo Antônio, Antônio Sérgio de Oliveira Amaral.

Por: Luciano André

 

Fonte: Redação

Veja tambem

19/11/2018 | CRIME AMBIENTAL

Desmatamento ameaça áreas protegidas da Bacia do Rio Xingu

Área desmatada este ano equivale a 100 mil hectares de floresta

17/11/2018 | METEOROLOGIA

CPTEC emite alerta de tempestades em Lucas do Rio Verde e mais 117 municípios

O aviso é valido para este sábado e domingo (17 e 18).

16/11/2018 | PRAZO PRORROGADO

Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23

Devem fazer o aditamento aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017

13/11/2018 | BR-070

Índios bloqueiam rodovia em MT para cobrar investigação sobre morte de indígena atropelado

Cerca de 50 índios da comunidade Xavante bloquearam nesta segunda-feira (12) um trecho da BR-070 em Primavera do Leste, para cobrar a investigação

10/11/2018 | FUNDO AMAZÔNIA

Mato Grosso busca arrecadar R$ 35 milhões para combater incêndios florestais na Amazônia

Comitê Orientador do Fundo Amazônia apresentou aos Estados as possibilidades para arrecadação de recursos para proteção do bioma

10/11/2018 | GRÁVIDA DE 9 MESES

Bebê morre na barriga da mãe, que denuncia médica à Polícia em Guarantã do Norte

Mulher disse que passou por consulta, mas bebê não foi examinado e após um dia ao fazer ultrassom constatou a morte

09/11/2018 | POLÊMICA DO ENEM 2018

Primeiro dia do Enem 2018 apresentou assuntos considerados polêmicos

Confira comentários de professores do Sistema Positivo de Ensino

08/11/2018 | COLONO GAÚCHO

Engenheiro cria personagem inspirado no colono gaúcho e faz sucesso na internet

O que começou como brincadeira no WhatsApp evoluiu para um programa de rádio local e hoje é um canal do YouTube com cerca de 150 mil inscritos e mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais

08/11/2018 | DSEI Kayapó

Índios atendidos pela Expedição Xingu passam por procedimento cirúrgico no final de semana em Sinop

07/11/2018 | BRASIL ACIDENTE

Piloto é encontrado vivo três dias após queda de avião no MT; veja foto

O paranaense Maicon Semencio Esteves, de 27 anos, foi localizado numa selva em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá

07/11/2018 |

Alunos e professores de escola pública de Sinop serão convidados especiais do 3º Festival de Humor do Nortão

07/11/2018 | BR-163

Sinop Energia conclui obras de recomposição da infraestrutura viária na BR-163

As três interferências juntas, totalizam 3.374 metros de um novo traçado de pista alteado e construído