Siga-nos nas redes sociais:

HOSPITAL DO CÂNCER DE SINOP JÁ EXISTE DESDE 2007

Referência no tratamento de câncer fora da capital, o Hospital Santo Antônio realizou no primeiro semestre desse ano mais de 2 mais sessões de quimioterapia 16/06/2018 - 11:44:03

A Fundação de Saúde Comunitária de Sinop- Hospital Santo Antônio é uma instituição sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública nas esferas: municipal, estadual e federal, sendo possuidor do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS).

O Hospital Santo Antônio tem sido uma grande referência para a oncologia do Estado de Mato Grosso. Depois da capital Cuiabá, o maior registro e referência de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) estão na ala oncológica do complexo hospitalar de Sinop.

A oncologia do Hospital Santo Antônio

A ala foi construída pelo Lions Clube de Sinop, ainda em 2006, com doações de benfeitores de toda região Norte e somados com os esforços da Prefeitura de Sinop, investiram R$280 mil em leitos e equipamentos, para viabilizar o projeto e diminuir o sofrimento de pacientes do SUS.

Porém, este projeto, em Sinop, teve início ainda em 2005, uma luta liderada pelo médico oncologista Airton Rossini que foi abraçada pela direção do Hospital Santo Antônio, em 2007, que tão logo terminou a construção conseguiu que a unidade fosse conveniada junto ao Governo do Estado para realizar os serviços. Em 2012, a unidade foi credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar os atendimentos oncológicos, dando oportunidade e chances de vida e sobrevivência a pacientes acometidos pelo câncer em 32 municípios, uma macro região do Norte de Mato Grosso e Sul do Pará, que agrega uma população em torno de 750 mil habitantes, pacientes que antes tinham que se deslocar para Cuiabá para ter seu atendimento, que na maioria das vezes, em ônibus ou vans, que não tinham qualquer conforto para pacientes debilitados pela quimioterapia e ou radioterapia, além da ausência da família que, muitas vezes, não podia acompanhar devido a distância.

ONCOLOGIA HOJE

Os números desse primeiro semestre são crescentes e, de acordo com a administração do Hospital, só não se atende mais por conta da falta de sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde em solucionar alguns problemas como o encaminhamento para unidade, ou seja, há capacidade para muito mais, porém o hospital dependentes do sistema para aumentar esses atendimentos.

De acordo com os registros dos atendimentos realizados, somente no ano de 2017, foram 10,5 mil atendimentos ambulatoriais, 4,5 mil sessões de quimioterapia e 728 cirurgias.

No primeiro trimestre desse ano já foram registrados 5.700 atendimentos ambulatoriais, 2,327 mil sessões de quimioterapia e outras 412 cirurgias, ou seja, números crescentes de atendimentos.

Hoje, os serviços prestados pelo Santo Antônio têm qualidade e agilidade. Assim que diagnosticado com câncer, em até sete dias o paciente já tem a sua primeira consulta com um médico especialista no assunto. Tratamentos como a quimioterapia e as cirurgias também são realizados na unidade com a mesma agilidade e excelência das consultas.

RADIOTERAPIA

O Hospital do Câncer de Sinop, já existe, o que faltava era o serviço de radioterapia, porém Sinop e a região que depende de sua saúde pública já está contemplada no Plano de Expansão de Radioterapia do Ministério da Saúde.

A previsão é que essa nova ala [radioterapia] comece a ser construída, ainda, em agosto desse ano, sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, que fica responsável pela construção e equipamento da unidade.

Tão logo seja realizada essa etapa, a Fundação dará início à ampliação dos serviços de tratamento de câncer infantil tornando, assim, o Hospital Santo Antônio em uma unidade completa em termos de atendimento pelo SUS.

A Fundação de Saúde tem enfrentado dificuldades para garantir aportes e apoios, principalmente pelos recorrentes atrasos nos repasses do Governo do Estado, muitas vezes bancando com os próprios recursos a manutenção da unidade para que os serviços não sejam interrompidos e a população sofra com isso.

Outro ponto que tem que ser considerado, é que até o momento o Hospital Santo Antônio, desde a abertura da unidade, nunca recorreu a sociedade em busca de donativos ou contribuições, sempre cumprindo seu papel com o ônus do corpo clínico e da própria instituição, mas respeitando toda a população atendida.

COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO

O Hospital Santo Antônio é comprometido com o bem-estar social e não se furta às suas responsabilidades de cuidar da saúde de uma população que tem ali a esperança de uma vida mais digna. "Com saúde não se brinca", ilustra o diretor geral do Hospital Santo Antônio, Antônio Sérgio de Oliveira Amaral.

Por: Luciano André

 

Fonte: Redação

Veja tambem

18/02/2019 | CALENDÁRIO / ALVARÁ

Alvará com 10% de desconto deve ser pago até 28 de fevereiro

Após essas datas não serão concebidos mais descontos e os valores passarão a ter correções.

15/02/2019 | PRERROGATIVAS DESRESPEITADAS

Cerca de 200 advogados participam de Desagravo contra secretaria em Sinop

Após desrespeito as prerrogativas advocacias, classe se uniu em respeito e apoio a colega aviltada por servidor

14/02/2019 | SUS / SAÚDE NA UTI

Grávida morre durante retirada de feto no Hospital de Sorriso

Mulher foi transferida de Sinop para Sorriso por falta de assistência e quadro de saúde se complicou por demora no atendimento

14/02/2019 | TELES PIRES

Sema autua UHE Sinop em R$ 50 milhões pela morte de peixes

Diante da gravidade dos fatos, equipe de fiscalização da regional da Sema em Sinop considerou valor máximo da multa aplicável.

14/02/2019 | BRASIL EDUCAÇÃO

Hoje é o último dia de matrícula no ProUni

O resultado da primeira chamada foi divulgado no último dia 6

11/02/2019 | AÇÃO CIVIL PÚBLICA

MP requer suspensão do enchimento do reservatório da UHE Sinop

O objetivo é evitar que continue ocorrendo mortandade de peixes no Rio Teles Pires

11/02/2019 | INDULTO

Decreto que concede indulto para presos com doenças graves é publicado no Diário Oficial

Presidente assinou decreto de perdão de pena restrito e humanitário para doentes graves e terminais nesta sexta-feira

08/02/2019 | FLAMENGO INCÊNDIO RIO DE JANEIRO

FlaxFlu é cancelado após incêndio em centro de treinamento do Flamengo

Partida estava marcada para amanhã (9), no Maracanã

07/02/2019 | JAIR BOLSONARO

Bolsonaro tem febre e tomografia revela pneumonia, diz boletim médico

Porta-voz diz que médicos acrescentam novo antibiótico para conter quadro de pneumonia.

06/02/2019 | CULTURA

Escola de Artes abre inscrições para cursos gratuitos

Para realizar a inscrição é necessária a apresentação de documentos pessoais e um comprovante de residência.

05/02/2019 | SAÚDE

Instituto de Prevenção ao Câncer de Sinop recebe doação de empresa da região

A iniciativa do Rotary Clube em parceria com o Hospital do Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos)

02/02/2019 | OPERAÇÃO SANGRIA II

MP aponta que ex-secretário ordenou destruição de provas de fraude na saúde

Na denúncia o MPMT detalhou como cada um dos oito envolvidos atuou na destruição das provas.