Siga-nos nas redes sociais:

Fantoches ensinam crianças de Sinop como se prevenir da malária

A atividade foi promovida pela Sinop Energia, por meio do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Além dos meios de transmissão, foram repassados aos alunos informações sobre às áreas de risco, prevenção e tratamento médico. 17/10/2018 - 16:55:51

Aproximadamente 500 alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) Neuza Nadir Fuzinatto e União, no município de Sinop, aprenderam sobre a importância do uso de repelente como forma eficaz de proteção contra a malária.  A atividade foi promovida pela Sinop Energia, por meio do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. As informações foram transmitidas para os estudantes de forma lúdica e animada. O recurso utilizado foi o teatro de fantoches que contou a história de três crianças que foram passear em um lago. Uma delas esqueceu de usar o repelente, ficando exposta ao vetor transmissor da malária. A metodologia, com uso de recursos lúdicos, conquistou a atenção das crianças, especialmente pelos bonecos e suas representações. 

 
De acordo com a analista socioambiental da Sinop Energia, Jaqueline Pysklevitz, “além dos meios de transmissão da doença, foram repassados aos alunos informações sobre às áreas de risco, prevenção e tratamento médico. “Com o objetivo de chamar a atenção dos alunos para o assunto, o Programa de Saúde Pública encontrou no Teatro de Fantoches um excelente canal de comunicação. Desta forma conseguimos repassar as informações de uma forma mais leve e animada, que eles entendam e tenham interesse de aprender”, repassou. 

A diretora da EMEI Neuza Nadir Fuzinatto Suzana Landmann, atestou que os alunos ficaram muito interessados pela maneira lúdica que foi trabalhado o tema. “Temos crianças de 6 meses a 5 anos e todos se divertiram muito com o teatro. Acho essa parceria com a Sinop Energia essencial e muito importante para a educação do município, ensinar com brincadeira. Desta forma as informações são gravadas por eles e não esquecem nunca mais” declarou. Ainda segundo a diretora, essa foi a primeira palestra a falar sobre a malária na escola. “No outro dia ouvíamos as crianças comentando sobre os personagens e como o vetor, chamado por eles de pernilongo, fazem mal para saúde. Percebemos que houve um aprendizado por parte deles pelo comportamento em sala de aula”, finalizou.

“Temos que passar repelente e usar camisa de manga comprida mãe”. Alertou sua mãe, o aluno Marcos Lucas Rodrigues, uma das crianças da EMEI União. Segundo Luana, seu filho, Marcos Lucas, quando questionado sobre a apresentação em casa, respondeu que tinha acontecido um teatro de fantoches, na escola, e que aprendeu muito sobre como se proteger.

A coordenadora da EMEI Neuza Nadir Fuzinatto, Janaina Dias de Oliveira Dutra, destacou que as atividades do Programa de Saúde Pública estão dentro da proposta pedagógica da instituição. “Esta parceria caiu como uma luva. É de suma importância para nós” repassou. A professora da mesma instituição, Rejane Teixeira da Silva Barbosa, completou elogiando a iniciativa do grupo. “Entendo que essa parceria só vem a somar, contribuindo com o aprendizado das crianças. O tema abordado é muito importante e polêmico. Nos sentimos muito felizes e gratos por ter essa parceria nos auxiliando a transmitir para as crianças e famílias a importância da prevenção. Quando falamos do teatro de fantoches, estamos falando de um trabalho pedagógico e as crianças gostam muito”, completou. 

A agenda do Programa de Saúde Pública da Sinop Energia pretende realizar apresentações com o teatro de fantoches, até o final do ano, todas as escolas da Área de Influência do Empreendimento, sendo Sinop, Cláudia, Sorriso, Ipiranga do Norte e Itaúba.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

18/04/2019 | EMPREGO

Confira as vagas de emprego disponíveis no Sine de Sinop para esta quinta-feira, 18 de abril:

BOLETIM SINE 072/2019

15/04/2019 | Usina Hidrelétrica (UHE)

Concluída fase de enchimento do reservatório da UHE Sinop

Procedimento foi executado dentro das obrigações estabelecidas no Projeto Básico Ambiental e Plano de Enchimento Controlado

14/04/2019 | BOLSONARO, POLÍCIA FEDERAL, CONCURSO

Bolsonaro confirma convocação de mil policiais federais

A medida havia sido anunciada na última quinta-feira (11) pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

13/04/2019 | Lucas do Rio Verde-MT

Show com Padre Reginaldo Manzotti reúne milhares de fiéis em Lucas do Rio Verde

Sobre a obra Evangelizar é Preciso que a mais de 12 anos é líder de audiência nos meios de comunicação em massa

12/04/2019 | DESENVOLVIMENTO

Sedec apresenta opções de fomento à Agricultura Familiar na Norte Show

Com uma ampla programação de palestras técnicas e magnas, a Norte Show começa na próxima segunda-feira (15).

09/04/2019 | EMPREGO

Sinop: BOLETIM SINE - 063

08/04/2019 | SAÚDE

Campanha de vacinação contra a gripe começa na quarta-feira (10)

Acima de nove anos a vacina é em dose única e deve ser anual.

08/04/2019 | FOTÓGRAFO SOLIDÁRIO

Jovens criam projeto social de fotografias para atender crianças carentes em Sinop

Fotógrafos Solidários realiza sonhos de crianças que não têm condição financeira

08/04/2019 | ATENDIMENTO DIGITAL

Águas de Sinop disponibiliza aplicativo e serviços online que facilitam acesso de consumidores

A concessionária apresenta o novo aplicativo para celular "Águas APP", disponível nas plataformas Android e IOS

07/04/2019 | ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO

Escola Sesc de Ensino Médio abre inscrição nesta segunda-feira

As inscrições podem ser feitas no site da instituição

05/04/2019 | PADRONIZAÇÃO

Mato Grosso começa a emitir nova carteira de identidade

Além do número do RG, o documento irá conter o CPF e outros 15 documentos opcionais. Novo formato começou a ser processo na quarta-feira (4).

04/04/2019 | MÊS MUNDIAL DA ÁGUA

Ações do Dia Mundial da Água beneficiam mais de 1.400 pessoas em Sinop e Santa Carmem

Cerca de 1.400 alunos, professores e instituições foram beneficiadas.