Siga-nos nas redes sociais:

Diabetes e hipertensão são temas de palestras no Reassentamento Rural Coletivo da Sinop Energia

Ação foi executada pela empresa parceria da Sinop Energia, a Juris Ambientis, que desenvolve o Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica Sinop 08/03/2018 - 15:15:03

A Sinop Energia, por meio do Programa de Saúde Pública (PSP), realizou no fim de fevereiro palestras com foco em diabetes e hipertensão para os moradores do Reassentamento Rural Coletivo (RRC), em Sinop, local onde atualmente residem 28 famílias remanejadas pela Concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop. A atividade é uma interface com o Programa de Remanejamento da População, que integra os 41 programas de trabalho desenvolvidos pelo Empreendimento em sua área de influência.

Patologia, classificação, diagnóstico, sinais e sintomas, fatores de risco, complicação, tratamento, alimentação, qualidade de vida, importância da água e do exercício físico foram alguns dos assuntos abordados e apresentados pelo grupo de enfermeiras da empresa parceira, Juris Ambientis.

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 72,6% das mortes no Brasil são ocasionadas por doenças crônicas não transmissíveis, dada a importância das atividades realizadas sobre o tema. 

Famílias que residem no Reassentamento aprenderam sobre patologia, classificação, diagnóstico, sinais e sintomas, fatores de risco, complicação, tratamento, alimentação, qualidade de vida, importância da água e do exercício físico para o controle das doenças

Dona Zenaide, 58 anos, foi a primeira a chegar no local. Nunca tinha participado de uma palestra sobre o tema e há aproximadamente 30 anos toma remédios para controlar a hipertensão e a diabetes. “Gostei da iniciativa! Sanei todas as minhas dúvidas sobre as doenças. Fiquei impressionada em saber como o organismo produz a insulina. Agora vamos poder nos alimentar da forma correta e viver melhor”, repassou a moradora do RRC.

Segundo o gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, André Vasques, a palestra atendeu a solicitação da comunidade e firma o compromisso da empresa, que é trabalhar para melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem na área de influência do Empreendimento. “As atividades de educação em saúde desenvolvidas pelo Programa têm levado informação por meio do diálogo, oficinas e palestras. Com isso, o público participante adquire conhecimento e habilidades para um autoconhecimento do próprio corpo e entende a importância de se cuidar, fazer exames preventivos, ter boa alimentação e praticar exercícios físicos”, repassou.

A analista Socioambiental da Sinop Energia, Jaqueline Pysklevitz, explica que a hipertensão arterial é considerada uma doença silenciosa, não apresentando sintomas. “Estamos falando de problemas que são os principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, a hipertensão e a diabetes. Essas doenças não possuem cura, porém, podem ser controladas com cuidados médicos, alimentação saudável, exercícios físicos e informação, conhecimento, que é o que estamos fazendo, levando conhecimento para que essas pessoas tenham uma melhora na qualidade de vida”, completou.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

21/09/2018 | ECONOMIA MOEDA AMERICANA

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

Dólar fecha semana com maior queda acumulada desde julho de 2017

21/09/2018 | ELEIÇÕES SUSTO NO AR

Veja vídeo: Trem de pouso não abre e avião de Leitão faz pouso forçado

Caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), no Município de Água Boa, onde candidato cumpre agenda

21/09/2018 | HUMOR / TCHÓ E BÉPPI

Tchó e Béppi iniciam gravações de nova produção

A previsão é que o novo clipe fique pronto em 20 dias após a captação de imagens.

15/09/2018 | ACIDENTE

Grave acidente com vitima fatal em Nova Santa Helena deixa pelo menos três mortos

As vítimas estavam em uma VW Golf, de cor prata, placa de Colíder

12/09/2018 | HUMOR

Tchó e Beppy animam a 4ª noite do Celebra Sinop

A apresentação dos italianos atraiu uma multidão à área cultural do Celebra Sinop, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

10/09/2018 | BR-163

Pneu de carretinha se desprende e acerta carro na BR 163

O condutor do carro estava sozinho e não teve ferimentos

08/09/2018 | SAÚDE / NEGLIGÊNCIA

Homem passa mal em frente ao Hospital Regional e Instituição nega atendimento

O Corpo de Bombeiros foi solicitado para auxiliar e ao chegar ao local prestou atendimento ao paciente e levado até o Box de emergência.

05/09/2018 | LOGÍSTICA

DNIT libera mais 10 km de duplicação das rodovias 163 e 364

Neste trecho da Serra da Caixa Furada foi utilizado o pavimento em concreto, com maior vida útil e economia em manutenção.

05/09/2018 | ANIVERSÁRIO / SINOP-MT

Abertura do Celebra Sinop será com casamento social, missa e show nacional

A abertura será marcada pelo Casamento Social, Missa da Cidade e o Show Nacional com o Padre Alessandro Campos, no sábado (08/09).

04/09/2018 | CELEBRA SINOP

Sessenta artistas disputarão festival de música de Sinop

03/09/2018 | PONTE MT-220

Sinop Energia e produtores firmam acordo para solucionar problemas de tráfego

Representantes da Associação dos Produtores da Rodovia MT-220/410, do Sindicato Rural de Sinop e da Sinop Energia definiram juntos melhor estratégia a ser adotada para garantir continuidade das obras e do escoamento da safra regional

31/08/2018 | BRASIL EDUCAÇÃO

Inep publica edital do Enem para adultos e jovens privados de liberdade

Responsáveis pedagógicos de unidades prisionais devem fazer adesão das instituições ao exame e inscrição dos candidatos