Siga-nos nas redes sociais:

Adjunta de Turismo da Sedec representa Mato Grosso em eventos pelo Brasil

Gestores participam de duas importantes ocasiões que discutem estratégias para o fortalecimento do segmento. 11/05/2018 - 08:48:23

Um deles, foi o II Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo que ocorreu nos dias 08 e 09, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Neste, com apoio da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu que buscou o fortalecimento da rede de observatórios e as novas tendências e tecnologias usadas para pesquisa, que contribuirão para a tomada de decisões de gestores públicos e privados.

Como consequência do crescente número de localidades que vem se utilizando de ferramentas de diagnóstico, impacto econômico e mensuração de resultados da atividade turística para auxiliar na criação de políticas para o setor, foram criados Observatórios de Turismo em todo o país, com diferentes formas de constituição, organização e metodologias de trabalho.

Tudo começou em maio de 2017 quando o Observatório de Turismo da Universidade Federal do Paraná realizou o Encontro Paranaense de Observatórios de Turismo, que reuniu diversos Observatórios de todo o país para um dia de trabalhos com foco no compartilhamento de experiências e na discussão de temas relevantes e comuns às suas operações.

Com a presença de tantos representantes das pesquisas em Turismo do Brasil, a ideia da criação do Fórum Nacional de Observatórios foi revisitada, aprovada e endossada por todos os participantes e convidados através da Carta de Curitiba, que se tornou o marco zero da então criada Rede Brasileira de Observatórios de Turismo.

Em novembro do ano passado, realizou-se em Belo Horizonte, a primeira reunião da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo com gente de todas as regiões do Brasil, que participaram de oficinas sobre a importância dos Observatórios de Turismo para a construção de Destinos Turísticos Inteligentes e sobre a situação atual das pesquisas de turismo no Brasil, bem como a organização da Rede.

Para o Analista de Desenvolvimento Econômico e Social da Sedec, Leandro Lima, o evento é importante para a troca de experiências entre participantes estaduais e municipais do Brasil sobre metodologias, práticas e tecnologias para captação, análise e divulgação de dados e informações sobre a atividade turística.  “Com o avanço das metodologias e do desenvolvimento da atividade turística surge, de forma natural, a necessidade de utilização de estudos e pesquisas como instrumentos para análise do mercado e das sociedades envolvidas na atividade e os Observatórios são importantes instrumentos de suporte para isso”, explica.

Em Manaus

Mato Grosso está representado na 29º Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), organizada pelo Ministério do Turismo (Mtur), que está ocorrendo até o dia 11 de maio, em Manaus (AM).

O objetivo do encontro que acontece duas vezes por ano, é aprimorar a articulação com as 27 unidades da federação e promover o intercâmbio de atividades, como a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, a categorização de municípios, a criação de conselhos municipais de Turismo e o fortalecimento das instâncias de governança regionais.

Construído a partir de oficinas participativas, o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) define diretrizes para orientar sua implementação, tendo como metas a estruturação de destinos e a qualificação e a diversificação da oferta turística do país.

Conforme explica o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser, o evento é feito com a total participação dos interlocutores que levam suas informações para ajudar a desenvolver estratégias. “Tudo o que a gente decide são os interlocutores que aplicam nos estados. A regionalização é, inclusive, uma política pública elogiada pelo TCU e o Senado Federal”, ressalta.

O coordenador de pesquisa e planejamento do Turismo, Diego Augusto explica que o encontro é importante para trocar ideias e saber quais políticas públicas estão sendo desenvolvidas e dando resultados. “Às vezes, algum interlocutor chega e nos apresenta um ‘case de sucesso’ que pode servir como inspiração ou mesmo alguma coisa que não deu certo e isso também nos ajuda a formatar as melhores ações para casa estado”, observa.

Os resultados da reunião de Manaus irão nortear o desenvolvimento de ações no setor nos próximos dois anos. Um novo encontro entre o grupo e técnicos do Ministério está previsto para o segundo semestre de 2018.

Mapa MT

Atualmente, o mapa do turismo de Mato Grosso possui 16 Regiões Turísticas e 94 municípios. De acordo com o coordenador da adjunta de Turismo da Sedec, em 2019 o atual Mapa do Turismo mato-grossense poderá sofrer alterações, com a entrada de novos municípios que ainda não estão contemplados e, mesmo quem já participa, deverá apresentar toda a documentação para se manter no Mapa.

Diego explica que um novo critério foi incorporado para quem quiser integrar o Mapa estadual. “Para um município entrar na lista, agora, além de ter que cumprir com todas as exigências vigentes, também deverá comprovar que possui um Conselho Municipal de Turismo em funcionamento”.

Pelas regras atuais, para um município estar apto é necessário que tenha órgão municipal de turismo, tenha orçamento próprio destinado ao turismo, assinatura de um termo de adesão ao PRT e comprovar um Conselho ativo. “Essas exigências são importantes para estimular os municípios para que avancem com as políticas públicas em prol do turismo, se desenvolvam, discutam, e o resultado disso, é um estado cada vez mais forte no segmento”, pontua.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

21/05/2018 | TRANSPORTES

Caminhoneiros fazem protestos na BR-163 em Cuiabá e no Porto de Santos

Na BR-163, principal rota que liga áreas produtoras de grãos de Mato Grosso a terminais ao norte e sul do país

21/05/2018 | CONTRA AUMENTOS NO DIESEL

Nesta segunda-feira (21) caminhoneiros de MT iniciam greve

A paralisação deve seguir por tempo indeterminado até que haja acordo entre o governo e os representantes da categoria.

19/05/2018 | OSTENTAÇÃO

Pastores são presos suspeitos de obter R$ 15 milhões aplicando golpes em fiéis de Goianésia

Delegado diz que dupla alegava que havia ganhado um título de R$ 1 bilhão, mas precisava reunir fundos para conseguir recebê-lo. Um terceiro suspeito também foi detido.

17/05/2018 | GERAL / SAÚDE

Oscip: Adesco continua na gestão da UPA até julho

Contrato foi novamente prorrogado pela secretaria de saúde de Sinop

16/05/2018 |

Comissão pela construção da unidade de prevenção de câncer no norte de MT confirma presença na Norte Agro Show

A presidente da comissão, médica Anna Letícia Yanai, explica que as atividades serão durante o dia, com presenças de voluntários para explicar sobre o hospital, vendas de livros e outras atividades.

15/05/2018 | FEIRA DE FRANQUIAS

Shopping Sinop promove Feira de Franquias

O objetivo é oferecer informações e oportunidades aos investidores

14/05/2018 | LEILÃO TOURO DGF

Leilão Touros DGF Agropecuária ofertará 150 reprodutores no dia 08 de junho

rogramação começa às 13h, horário de Mato Grosso.

14/05/2018 | FATALIDADE

Peão morre durante montaria, em uma das maiores festas agropecuárias do Brasil: Veja vídeo

Os socorristas tentaram ajuda-lo, mas ao se desvencilhar do animal furioso, Gilliard caiu ao chão desmaiado.

14/05/2018 | SICREDI

Sicredi lança concurso fotográfico para associados e colaboradores

As 12 fotos vencedoras irão integrar os materiais institucionais do Sicredi em 2019

11/05/2018 | MEIO AMBIENTE

Lançamento das obras de revitalização do Parque Florestal de Sinop deve acontecer durante Caravana

A revitalização do parque inclui pista de caminhada, observatório de pássaros, melhoria no campo de futebol, estrutura do barracão para educação ambiental, playground para as crianças, iluminação e lixeira.

11/05/2018 | EDUCAÇÃO

Curso de EAD gratuito sobre inclusão de pessoas com deficiência tem inscrições abertas

A formação, programada para ocorrer entre 28/05 e 25/06

11/05/2018 | BRASIL MEDICAMENTOS

Ministério da Saúde quer distribuir mais remédios gratuitos

Hoje, 26 deles já são distribuídos sem nenhum custo para o consumidor