Siga-nos nas redes sociais:

São Paulo vence 'freguês' Cruzeiro e segue na cola do Flamengo

Dos 12 pontos que disputou contra candidatos ao título brasileiro (Flamengo, Corinthians, Grêmio e Cruzeiro), o time conseguiu nove 29/07/2018 - 19:07:05

O São Paulo confirmou seu grande momento no Campeonato Brasileiro com uma vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, neste domingo. Dos 12 pontos que disputou contra candidatos ao título brasileiro (Flamengo, Corinthians, Grêmio e Cruzeiro), o time conseguiu nove. Foram três vitórias e uma derrota, exatamente para o time gaúcho na última rodada. Com isso, a equipe se recupera da queda no Sul e continua sua perseguição ao líder Flamengo, que venceu o Sport por 4 a 1 no Maracanã, também neste domingo.

O São Paulo é o melhor visitante do torneio. Além disso, o time confirma a vantagem histórica nos confrontos contra o Cruzeiro. Ao todo, os times já se enfrentaram 83 vezes, de acordo com as estatísticas do clube paulista. Foram 41 vitórias, 21 empates e 21 derrotas. Ou seja, os são-paulinos somam quase o dobro de triunfos que os cruzeirenses.

Na tabela do Brasileirão, o São Paulo chegou aos 32 pontos, a dois do líder Flamengo. Já o Cruzeiro, que soma sua segunda derrota seguida no torneio (perdeu para o Corinthians no meio de semana), estacionou nos 24 pontos, ainda próximo dos primeiros colocados na tabela.

Neste domingo, os dois times tiveram de administrar vários desfalques. O técnico Diego Aguirre não teve três peças: Arboleda, Militão e Hudson, todos suspensos. Com isso, escalou Araruna na lateral-direita, deixando Bruno Peres, novo contratado, do lado de fora por questões físicas. No meio, escalou Luan Santos, outro jogador revelado na base. Na zaga, continuou o rodízio de zagueiros e começou com Bruno Alves e Anderson Martins. Com isso, foi a quarta escalação diferente que o time utilizou nos quatro jogos após a parada da Copa do Mundo.

Sem Thiago Neves e Robinho, o Cruzeiro apostou em Mancuello na armação das jogadas. O técnico Mano Menezes vem aproveitando todo o elenco e realizando um rodízio para manter o clube vivo no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Copa Libertadores.

As alterações não prejudicaram o entrosamento das equipes. Jogo movimentado, lá e cá. O Cruzeiro foi mais incisivo e conseguiu tramar jogadas na intermediária do São Paulo, que, por sua vez, apostava nos contra-ataques. O time paulista sofreu com a pressão do adversário, que ficava perigosamente com mais tempo de posse de bola, mas conseguiu aproveitar a primeira grande chance que teve. Após grande lançamento de Reinaldo, o equatoriano Joao Rojas fez grande jogada, tabelou com Nenê e cruzou para Diego Souza marcar. Aos 26 minutos, ele marcou seu sexto gol no Campeonato Brasileiro.

A defesa do São Paulo, principalmente com Sidão, mostrou-se vulnerável. O goleiro errou duas saídas de bola que deixaram um clima de insegurança na zaga. O Cruzeiro explorava a troca de passes na entrada de área, mas não conseguia finalizar.

O goleiro do São Paulo conseguiu compensar as saídas erradas com uma grande defesa no início do segundo tempo após chute de Arrascaeta na pequena área. O técnico Mano Menezes continuou com postura ofensiva nas substituições. Quando colocou Raniel no lugar de Mancuello, ele decidiu apostar ainda mais no jogo aéreo colocando praticamente dois centroavantes. Aguirre respondeu tentando segurar o resultado: tirou Nenê e escalou Bruno Peres, que fez sua estreia. Com isso, montou um trio de volantes para proteger a zaga. Aos 21 minutos, Barcos tocou de calcanhar e Arrascaeta chutou rasteiro para fora.

A estratégia de Aguirre não funcionou e o Cruzeiro continuou próximo do empate. Aos 27, Arrascaeta foi derrubado por Anderson Martins na área. Pênalti. Na batida, Barcos acertou o travessão. A exemplo do que havia acontecido no primeiro tempo, o São Paulo foi cirúrgico ao aproveitar a única chance que teve. Em outra grande contra-ataque, Reinaldo achou Everton sozinho para fazer o segundo gol e calar o Mineirão.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO 0 x 2 SÃO PAULO

CRUZEIRO - Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Rafinha (David), Mancuello (Raniel) e Arrascaeta; Barcos. Técnico: Mano Menezes.

SÃO PAULO - Sidão; Araruna (Shaylon), Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Luan Santos (Lucas Kal), Liziero e Nenê (Bruno Peres); Rojas, Everton e Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre.

GOLS - Diego Souza, aos 26 minutos do primeiro tempo. Everton, aos 31 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Ariel Cabral, Edilson, Anderson Martins.

ÁRBITRO - Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).

RENDA - R$ 641.978,00.

PÚBLICO - 21.566 pagantes.

LOCAL - Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Fonte: NOTICIAS AO MINUTO

Veja tambem

21/08/2018 | ESPORTE / FUTEBOL

Cuiabá vence e está a 90 minutos da Série B

Com o resultado, o Cuiabá tem uma boa vantagem para o jogo de volta, no Acre

20/08/2018 | ESPORTE BRASILEIRÃO

Perdeu algum lance? Confira os resultados dos jogos do fim de semana

O São Paulo terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na liderança.

19/08/2018 | ESPORTE ENGENHÃO

No Rio, Atlético-MG vence Botafogo por 3 a 0 e se aproxima do G-4

O Atlético-MG construiu sua vitória sendo fatal nas jogadas ofensivas

19/08/2018 | ESPORTE GOLEADA

Agüero marca três, Gabriel Jesus quebra jejum e Man City faz 6 a 1

Último gol do brasileiro em uma competição foi na rodada final do Inglês da temporada passada

19/08/2018 | ESPORTE

Na volta do Maracanãzinho, Brasil perde para os Estados Unidos

A partida foi marcada também pela presença das campeãs olímpicas de 2008, que foram homenageadas pelos dez anos da conquista

17/08/2018 | ESPORTE NÃO DESISTIU

‘Desesperado’, Real Madrid quer pagar mais de R$ 1 bilhão por Neymar

O presidente do clube espanhol não ficou satisfeito com o time que tem em mãos após a saída de Cristiano Ronaldo

16/08/2018 | ESPORTE QUARTAS DE FINAL

Santos reverte placar, mas é eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis

O time mineiro vai encarar na semifinal o vencedor da partida entre Palmeiras e Bahia

16/08/2018 | ESPORTE / 1 X 0

Flamengo vence o Grêmio no Maracanã e vai à semi da Copa do Brasil

A vitória do Flamengo veio graças a uma falha do Grêmio e finalização precisa de Everton Ribeiro, no início do tempo

15/08/2018 | ESPORTE COPA DO BRASIL

Em boa fase, Cruzeiro defende vantagem contra Santos em crise

As equipes se enfrentam nesta quarta-feira pelas quartas de final da Copa do Brasil

14/08/2018 | ESPORTE COMPETIÇÃO

Flamengo e Grêmio decidem no Maracanã quem segue na Copa do Brasil

A Copa do Brasil é uma das três competições em que o Flamengo ainda está vivo neste ano

13/08/2018 | RAQUETE

Torneio estadual de tênis ocorre nesta semana em Cuiabá

Na 1ª Classe Pro, o campeão, o finalista e os semi-finalistas terão premiação em dinheiro; O torneio terá categorias Classes, Infanto-Juvenil e Tênis Kids

13/08/2018 | ESPORTE 1 A 0

Deyverson decide e Palmeiras vence Vasco na estreia de Felipão em casa

Na reestreia do treinador no antigo Palestra, o clube alviverde foi obrigado a fazer duas substituições por lesão (Gustavo Scarpa e Weverton)