Siga-nos nas redes sociais:

Globo embarga publicação de livro sobre corrupção na Fifa

O lançamento no país era previsto para maio, antes da Copa do Mundo, mas foi adiado. Há uma versão em português da obra, que é vendida em Portugal desde junho 10/01/2019 - 11:51:31

Lançado nos EUA em junho de 2018, o livro "Red Card: How the U.S. Blew the Whistle on the World's Biggest Sports Scandal" ("Cartão Vermelho: Como os EUA Revelaram o maior Escândalo Esportivo Mundial"), do jornalista Ken Bensinger, relata com detalhes o escândalo de corrupção da Fifa, revelado em 2015.

A exclusividade para a publicação no Brasil foi comprada pela Globo Livros, editora do Grupo Globo, em 2015, quando a obra ainda estava em produção. O lançamento no país era previsto para maio, antes da Copa do Mundo, mas foi adiado. Há uma versão em português da obra, que é vendida em Portugal desde junho.

"É muito estranho, porque eles compraram, me pagaram, uma pessoa da Globo mostrou a meu agente o manuscrito em português, e era para ser publicado em maio, em junho, em julho, e nunca foi publicado", afirma Ken Bensinger à reportagem.

Dona de direitos de TV de torneios da Fifa, a Globo é citada quatro vezes no livro. Em duas, o grupo aparece quando J.Hawilla é perfilado.

O empresário -morto em 2018- foi delator na investigação das autoridades americanas. Ele admitiu ter pago propina para dirigentes na compra de direitos de transmissão de torneios da Fifa e da CBF.

Ao contar a história de Hawilla, o livro cita que ele trabalhou na Globo, primeiro como repórter e depois como chefe do departamento de Esporte da emissora, nas décadas de 1970 e 1980.

Em outro trecho, Bensinger informa o quanto a Globo pagou à Fifa pelos direitos de TV das Copas do Mundo de 2010 e 2014. Segundo o autor, a emissora desembolsou 340 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,4 bilhão).

Na quarta referência à emissora, a obra reproduz o depoimento de Alejandro Buzarco, ex-homem forte da companhia de marketing argentina Torneos y Competencias, na Justiça dos Estados Unidos.

+ ‘Despetização’ de Onyx trava exonerações e nomeações na Casa Civil

Em novembro de 2017, ele afirmou que a Globo e o grupo mexicano Televisa pagaram propina a um dirigente da Fifa durante negociação para compra de direitos de transmissão da Copa do Mundo.

"Recentemente meu agente ligou para um responsável da Globo Livros, e eles disseram que meu livro menciona a Globo, mas não muito, só um pouco no final. Mas eles disseram que não querem publicar até o caso criminal ser encerrado", diz Bensiger.

As declarações sobre as supostas propinas pagas pela Globo foram amplamente noticiadas na época. A emissora divulgou uma nota à imprensa em que afirmou "veementemente" que "não pratica nem tolera qualquer pagamento de propina".

"Após mais de dois anos de investigação [o Grupo Globo] não é parte nos processos que correm na Justiça americana", disse a empresa em comunicado em novembro de 2017.

A reportagem procurou a Globo Livros em 20 de dezembro de 2018 e questionou a editora sobre as declarações de Bensinger e se havia uma previsão de publicação do livro no Brasil. A assessoria de imprensa informou que divulgaria uma nota sobre o caso -o que não ocorreu até a publicação desta reportagem.

Fonte: NOTICIAS AO MINUTO

Veja tambem

19/03/2019 | FIFA FUTEBOL FEMININO

Brasil quer sediar Copa do Mundo de futebol feminino em 2023

Próxima competição será realizada neste ano na França

18/03/2019 | ESPORTE

Viradão Esportivo atrai mais de 300 participantes em dois dias de atividade

O evento foi realizado no ginásio José Carlos Pasa e precisou ser fragmentado em duas datas (09 e 16 de março)

18/03/2019 | MAIS JOVEM

Destemido, menino desafiará profissionais no Circuito de Tênis de MT

A primeira rodada de partidas ocorrerá na quarta-feira (20), a partir das 17 horas, no Clube Monte Líbano, em Cuiabá

17/03/2019 | ESPORTE GAÚCHO

Inter fica com 10, Grêmio vence Gre-Nal de reservas e assegura 1º lugar

O gol de Leonardo, em bela jogada, garantiu ao Grêmio matematicamente o primeiro lugar na fase de classificação do estadual

17/03/2019 | MATO-GROSSENSE

Luverdense vence Mixto e assume quarta colocação no Mato-grossense

O Luverdense derrotou o Mixto, por 3 a 1, em partida válida pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Mato-grossense Eletromóveis Martinello.

17/03/2019 | ESPORTE REAL MADRID

Navas comemora volta de Zidane e diz: 'agora há alegria no vestiário'

Goleiro bancado pelo novo comandante, que ocupou a posição de Thibaut Courtois

15/03/2019 | ESPORTE NOVIDADE

Corinthians terá moeda digital e clube de vantagens para torcida

O modelo é semelhante aos criados recentemente por Atlético-MG e Fortaleza, que possuem, respectivamente, a Galocoin e a Leaocoin

15/03/2019 | ESPORTE CONFIRA OS JOGOS

Quartas da Champions terão Barça x United e Juve x Ajax

As partidas de ida acontecem nos dias 9 e 10 de abril

12/03/2019 | RAQUETE

Tenistas terão maior competição da história da modalidade em MT

Campeão dos rankings 2017 e 2018 (na 1ª Classe) supera as desvantagens da idade e quer tricampeonato; Inscrições abertas para o primeiro torneio de tênis de 2019

11/03/2019 | RECONQUISTA

Cuiabá Arsenal inicia treinos com treinador e quarterback americano

Governo do Estado anuncia que buscará forma de colaborar financeiramente com associações esportivas como o Cuiabá Arsenal

06/03/2019 | ESPORTE NO MINEIRÃO

Atlético-MG perde para o Cerro na estreia no Grupo E da Libertadores

Mineiros foram derrotados por 1 a 0

06/03/2019 | ESPORTE ALFINETOU

Presidente do Barcelona diz que Dembélé é melhor que Neymar

Presidente do Barcelona diz que Dembélé é melhor que Neymar