Siga-nos nas redes sociais:

Flamengo goleia Grêmio e está na final da Copa Libertadores

Rubro-negro vence por 5 a 0 e vive noite histórica no Maracanã 23/10/2019 - 22:41:48

O Flamengo fez história nesta quarta (23) no Maracanã ao derrotar o Grêmio por 5 a 0 e se classificar para a final da Copa Libertadores, onde enfrentará o River Plate, da Argentina.

Com uma grande exibição, o rubro-negro contou com gols de Bruno Henrique, Pablo Marí, Rodrigo Caio e Gabigol (duas vezes).

Essa é a segunda vez na história que o Flamengo chega a uma final de Libertadores. Na primeira, em 1981, o rubro-negro foi campeão ao derrotar o Cobreloa, do Chile, na decisão.

O jogo

Apoiado por sua apaixonada torcida, que lotou o estádio do Maracanã, o Flamengo se classificaria para a final com um empate sem gols, ou por uma vitória por qualquer placar após o empate em 1 a 1 no jogo de ida, realizado em Porto Alegre. Já o Grêmio precisava vencer ou alcançar um empate por qualquer placar acima de 1 a 1. O empate em 1 a 1 levaria para a disputa de pênaltis.

Mas neste jogo decisivo o técnico português Jorge Jesus queria a vitória, e para alcançar seu objetivo surpreendeu ao optar pela entrada de dois jogadores que retornavam de lesão no time titular, o lateral Rafinha e o meia uruguaio Arrascaeta.

Talvez por isso, por ter jogadores fora da forma ideal, mesmo jogando em casa o Flamengo não conseguiu iniciar a partida com o domínio apresentado na partida de ida em Porto Alegre. Assim, as jogadas se concentravam no meio de campo.

A primeira chance de gol clara surgiu aos 10 minutos, quando o atacante Gabigol cabeceou com perigo após cruzamento de Everton Ribeiro.

Mas a equipe carioca errava mais passes do que o natural, e em uma destas falhas o atacante Everton roubou a bola, avançou pela esquerda e cruzou para o meio da área, onde Maicon chegava para finalizar com perigo, mas Filipe Luís conseguiu cortar.

Aos 26 minutos o lateral Rafinha mostrou porque o técnico do Flamengo apostou na sua escalação como titular. Ele cruzou com perfeição para o atacante Bruno Henrique, que, por muito pouco, não abriu o placar.

A partir de então a equipe carioca começou a valorizar mais a posse de bola, dando poucas oportunidades ao time gaúcho.

E esse domínio se traduziu em chance aos 34 quando o uruguaio Arrascaeta recebeu na direita, avançou e chutou por cobertura, mas o goleiro Paulo Victor consegue defender.

Aos 39 o Flamengo chegou novamente com perigo. Gerson tocou em profundidade para Gabigol, que chutou forte para defesa do goleiro do Grêmio.

Primeiro gol

Mas aos 41 minutos não teve jeito. Everton Ribeiro rouba a bola, passa para Bruno Henrique, que puxou rápido contra-ataque e tocou para Gabigol, que chutou para defesa parcial de Paulo Victor. No rebote Bruno Henrique escorou para abrir o marcador.

Esse gol era uma prova de que, após um início igual, o Flamengo começava a se impor com o passar do tempo. E essa superioridade do time carioca ficou evidente com os números do jogo até o intervalo. Flamengo com 63% de posse de bola e 9 finalizações, enquanto o Grêmio tinha 37% de posse de bola e 2 finalizações.

Segundo tempo

E o rubro-negro começou o segundo tempo com velocidade máxima. E com 1 minuto ampliou para 2 a 0. Arrascaeta cobra escanteio, André corta e Gabigol pega de virada para marcar um golaço.

E o que estava bom ficou ainda melhor quando o atacante Bruno Henrique é derrubado pelo zagueiro Geromel dentro da área do Grêmio. O juiz argentino Patricio Loustau, com auxílio do árbitro de vídeo (VAR), marca pênalti para a equipe carioca.

Aos 10 minutos Gabigol vai para a cobrança e, com muita categoria, desloca o goleiro Paulo Victor para fazer 3 a 0.

Com desvantagem tão grande no marcador o técnico Renato Gaúcho partiu para o ataque com a entrada dos atacantes Pepê e Diego Tardelli.

Mas mesmo com estas mudanças, o Flamengo continuou mandando na partida. E o time carioca chegou ao quarto gol aos 21 minutos. Arrascaeta cobrou ótimo escanteio, e o zagueiro espanhol Pablo Marí subiu muito para deixar o seu.

E o rubro-negro queria mais. Aos 25 minutos Everton Ribeiro cobrou falta com perfeição para gol de cabeça do zagueiro Rodrigo Caio. Noite histórica no Maracanã.

Ao Grêmio, que ficou claramente abatido com o placar, só restou administrar a partida para evitar uma goleada mais elástica, enquanto o Flamengo diminuiu o ritmo satisfeito com a goleada.

Com isso, a vitória de 5 a 0 perdurou até o final, confirmando a classificação do time carioca para a final da Libertadores.

Final

O adversário do Flamengo na final da Copa Libertadores será o River Plate, que, mesmo perdendo por 1 a 0 na última terça para o Boca Juniors, se classificou, pois venceu a partida de ida por 2 a 0.

A final da Libertadores, entre Flamengo e River Plate, acontece no dia 23 de novembro no Estádio Nacional do Chile.

Ficha técnica:

FLAMENGO 5 X 0 GRÊMIO

Competição: Libertadores (semifinal).

Local: Maracanã, Rio de Janeiro.

Juiz: Patricio Loustau (Argentina).

Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson (Diego) e Arrascaeta (Piris da Motta); Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa e Bruno Henrique (Vitinho). Técnico: Jorge Jesus.

Grêmio: Paulo Victor; Paulo Miranda, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Matheus Henrique e Maicon (Diego Tardelli); Alisson (Thaciano), André (Pepê) e Everton. Técnico: Renato Gaúcho.

Gols: No primeiro tempo: Bruno Henrique (41). No segundo tempo: Gabriel (1), Gabriel (10), Pablo Marí (21) e Rodrigo Caio (25).

Edição: Fábio Lisboa

Foto Reprodução

Fonte: Ag Brasil

Veja tambem

12/07/2020 | ESPORTE

Fla-Flu no SBT é a prova da importância da TV para o futebol

Sem acordo com a Globo, FlaTV fechou parceria com emissora de Silvio Santos

06/07/2020 | ESPORTE

Ferj reage a anúncio da Rede Globo de não transmitir final da Taça Rio

Federação acusa emissora de distorcer decisão judicial

18/06/2020 | BASE NA CIÊNCIA

Parado desde março, tênis quer retomar atividades e faz manifestação em frente da prefeitura de Cuiabá

"Estamos pedindo socorro! Precisamos voltar ao trabalho para sustentar nossas famílias", comenta professor de tênis em manifestação em frente do Palácio Alencastro

19/05/2020 | ESPORTE

Federação Mato-grossense de Futebol fará reunião com os clubes para debater sobre o futuro da competição

A competição foi paralisada nas quartas de finais. Cuiabá, Operário, União, Sinop, Nova Mutum, Poconé, Dom Bosco e Luverdense classificaram para a segunda fase.

16/05/2020 | ESPORTE

Fifa definirá país-sede do Mundial de futebol feminino em 25 de junho

Brasil é um dos candidatos a receber competição

13/05/2020 | ESPORTE FÓRMULA 1

Carlos Sainz Jr. se torna favorito para substituir Vettel na Ferrari

Nesta quarta-feira, o espanhol foi apontado como reforço certo da Ferrari pela revista inglesa Autosport

13/05/2020 | ESPORTE COPA DO BRASIL

Corinthians: Andrade não perdoa Pato por cavadinha contra Grêmio

O caso aconteceu em 2013 e o time foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil

08/05/2020 | ESPORTE / REGRAS

Fifa autoriza cinco substituições por jogo até fim do ano

A medida temporária vale a partir do dia 1 junho para os campeonatos com término no dia 31 de dezembro deste ano

30/04/2020 | ANIVERSÁRIO DE 14 ANOS

EM ANIVERSÁRIO DE 14 ANOS, ARSENAL RELEMBRA GRANDES MOMENTOS

Tradicional time da baixada cuiabana completa no dia 30 de abril, quatorze anos de história

22/04/2020 | ESPORTE CAMPEONATO / ARSENAL

CUIABÁ ARSENAL BUSCA TÍTULOS NOS CAMPEONATOS VIRTUAIS

Em quarentena e fora dos campos, atletas e diretoria se dedicam em campeonatos virtuais organizados pelas ligas do esporte

06/03/2020 | INTEGRAÇÃO

Virada Esportiva é neste domingo (08) em Sinop

A Virada Esportiva ofertará a prática de vôlei de praia, basquete 3x3, handbeach, futebol de campo, aulas de ginástica, ginástica funcional, além de dança.

06/03/2020 | ABERTURA ESTADUAL

Torneio de tênis terá inscrições encerradas nesta sexta-feira (06)

Tenistas de todas as cidades, idades, gêneros e níveis técnicos podem participar do torneio de abertura do Circuito Estadual de Tênis 2020 de MT