Siga-nos nas redes sociais:

Federação de Futsal promoveu 631 jogos entre 44 cidades de MT em 2018

"Cinco anos atrás, quando assumimos a presidência da federação, encontramos um cenário que mais parecia terra arrasada por guerra", diz presidente 28/12/2018 - 17:02:14

A Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS) concluiu 2018 com a realização de quatro competições, a Taça Mato Grosso de Futsal, a Copa da Juventude, a Copa Centro América de Futsal e o MT Cup, em oito categorias por idade, do sub-07 ao adulto, nos gêneros masculino e feminino, e que promoveram 631 partidas, entre 279 equipes e 4.185 atletas representantes de 44 cidades. E com muitas histórias de superação por parte de técnicos, atletas e gestores.

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS), instituição responsável pelo fomento da modalidade em MT, Pedro Verão, que, junto ao diretor executivo, Márcio Alencar, assumiu a administração da entidade em 2013, os números apontam que o futsal cresceu e, atualmente, é uma das modalidades mais praticadas no estado. Segundo ele, mudanças que ocorreram devido ao esforço e a visão dos colaboradores, diretoria e oficiais de arbitragem.

"Em 2013, ao assumirmos a presidência da federação, encontramos um cenário que mais parecia terra arrasada por guerra. Não possuía endereço, telefone, site, colaboradores e, principalmente, não realizava competições. Em vista disso, começamos a mover a entidade com competições, com o projeto social 'Mais que Futsal', com cerca de 60 crianças em vulnerabilidade, firmamos parcerias e as mudanças aconteceram. Até termos as dimensões de hoje", conta Verão.

A Taça Mato Grosso de Futsal de 2018, nas categorias sub-07, sub-09, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20, masculino e feminino, teve a participação total de 121 equipes e fomentou 299 jogos em quatro cidades, Cuiabá, Água Boa, Alto Paraguai e Paranatinga. E um dos campeões, o Apec Primavera do Leste, na categoria sub-20 feminino, foi um dos exemplos de perseverança ao faturar três vice-campeonatos (2015, 2016 e 2017) e ser campeão em 2018.  

A Copa da Juventude, nas categorias A, B, C e D, masculino e feminino, contou com 102 equipes e efetuou 174 partidas; A Copa Centro América de Futsal, no adulto, masculino e feminino, teve participação de 50 times e gerou 144 jogos; E a 1ª edição do MT Cup de Futsal, no adulto, masculino e feminino, contou com seis equipes e promoveu outras 14 partidas. E, segundo a FMFS, todas terão novas edições em 2019 e também há previsão para um Interbairros e um Pixote.

"Não podemos deixar de destacar os inúmeros cursos de arbitragem que fizemos em vários municípios. Avançamos em todos os aspectos, especialmente quanto ao organizacional. Notadamente por planejarmos as nossas ações. Por fim, para além da consciência tranquila do dever cumprido, agradeço as equipes, atletas, colaboradores, árbitros, dirigentes e gestores públicos que acreditaram em nossos propósitos. Um próspero 2019 para todos", finaliza Pedro Verão.

Cidades Envolvidas

Água Boa, Alto Araguaia, Alta Floresta, Alto Paraguai, Apiacás, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campo Verde, Castanheira, Colíder, Confresa, Contriguaçu, Cuiabá, Diamantino, Feliz Natal, Guiratinga, Indiavaí, Ipiranga do Norte, Juara, Jangada, Juína, Nobres, Nova Canaã, Nova Mutum, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santo Antônio, São José do Xingu, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Querência e Várzea Grande.

A Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS) contou com o patrocínio da Unimed Cuiabá e a parceria da Rede Mato-grossense de Televisão (RMC), do Governo do Estado de Mato Grosso e de prefeituras municipais. Há mais informações sobre o futsal disponíveis no site (www.fmfs.com.br) e na página da federação no Facebook.

Fotografia e Texto: Junior Martins

Fonte: Redação

Veja tambem

19/06/2019 | ESPORTE ATUAÇÃO

Tite diz que Brasil sofreu com nervosismo: 'Temos de evoluir'

Tite disse que o time sentiu a pressão de conseguir superar a retranca adversária

18/06/2019 | TAÇA MATO GROSSO DE FUTSAL

Sinop sedia taça mato grosso de futsal a partir desta quinta

São 34 equipes, das quais 24 masculinas e 10 femininas, das mais diversas cidades marcarão presença no evento.

17/06/2019 | BOLA OVAL

Cuiabá Arsenal obtém vitória maiúscula em amistoso na Arena

Foi o primeiro jogo do ano, a primeira vitória com o novo uniforme e a preparação para o Campeonato Brasileiro 2019, que terá início dia 29 de junho

16/06/2019 | COPA FEMININA 2019

Resultados favorecem o Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino

Empate com Itália garante vaga nas oitavas de final

14/06/2019 | ESPORTE

Agnaldo Turra acaba de confirmar dispensa do técnico Giani de Freitas

Além do técnico, os jogadores que fizeram parte do elenco também foram dispensados.

14/06/2019 | ESPORTE CENTROAVANTE

Corinthians confirma renovação de Gustavo até o fim de 2022

Gustavo é o artilheiro da equipe nesta temporada, com dez gols marcados em 28 jogos

12/06/2019 | BOLA OVAL

Cuiabá Arsenal lança uniforme, faz workshop e terá amistoso neste fim de semana

Jogador do Miami Dolphins e ex-Cuiabá Arsenal, Durval Queiroz Neto (Duzão), fará parte do workshop e falará sobre a experiência vivida atualmente nos EUA

10/06/2019 | ESPORTE ESTRATÉGIA

Seleção brasileira aposta em Philippe Coutinho como referência

Neymar foi afastado do time após sofrer lesão

05/06/2019 | NACIONAL

Mato Grosso baterá recorde de representantes na Copa das Federações de Tênis

Pela primeira vez no histórico do estado no torneio, a delegação de tenistas contará com meninas na composição do grupo

03/06/2019 | ESPORTE TESTE

Fifa define o Catar como sede do Mundial de Clubes nos próximos anos

Os torneios serão realizados em dezembro deste ano e no mesmo mês de 2020

03/06/2019 | RESULTADO

Paulista e Cuiabano conquistam prêmios em internacional de Xadrez

O Contaud 2019 contou com a participação de atletas com idades entre cinco e setenta e nove anos

02/06/2019 | SÉRIE A

São Paulo fica no empate com o Cruzeiro

Tricolor terá de correr atrás do prejuízo, sábado, na Ressacada contra o Avaí