Siga-nos nas redes sociais:

Calendário de 2020 já gera impasse entre paulistas, cariocas e CBF

O calendário foi apresentado na tarde desta quinta (3), mas já causou controvérsias 04/10/2019 - 20:19:24

O calendário do futebol brasileiro foi apresentado na tarde desta quinta (3), mas já causa um impasse entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e as suas duas filiadas mais importantes e poderosas -a FPF (Federação Paulista de Futebol) e a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

A rota de colisão que se anuncia deve-se ao fato de que, para que o Brasileiro pudesse ser paralisado durante as Datas Fifa, a CBF subtraiu duas datas do Carioca e do Paulista, o suficiente para gerar insatisfação no Rio de Janeiro e em São Paulo. Pelo que foi apresentado pela CBF, esses estaduais terão de ser jogados em 16 datas, em vez das 18 imaginadas.

O plano, contudo, enfrentará resistência para ir adiante, já que as duas entidades deixarão na mão dos clubes o poder de decisão. Como os clubes de menor investimento dependem majoritariamente destas competições, estes certamente votarão por uma competição mais elástica. Caso este formato prevaleça, uma solução possível seria marcar jogos dos estaduais em datas reservadas para seleções nacionais.

"Nós, da Federação da Futebol do Estado do Rio de Janeiro, vamos sentar e analisar o calendário nacional divulgado. Mas adianto que o Campeonato Carioca, que, reitero, é decidido pelos clubes do Rio de Janeiro, vai ter 18 datas para a realização da competição", afirmou Rubens Lopes, presidente da Ferj.

"Sou defensor do campeonato regional, acho que diminuir o número de datas é ruim, a cada dia se criam mais barreiras e dificuldade para as equipes menores", acrescentou o presidente vascaíno Alexandre Campello.

Este ajuste sugerido pela CBF também teria impacto nos torneios organizados pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol ), que também teria de ceder duas datas para que o encaixe se realizasse. Para que isso ocorresse, a entidade sul-americana teria de espalhar menos os seus jogos, marcando rodadas de fases decisivas da Sul-Americana e da Libertadores para a mesma semana, por exemplo.

Apesar desta "generosidade", a Conmebol surge como uma grande vilã para a próxima temporada, visto que mais uma edição da Copa América poderá desfalcar times que tiverem jogadores convocados por nada menos que nove rodadas.

"Conseguimos respeitar as Datas Fifa neste calendário. Isto foi respeitado, conforme o compromisso de posse do nosso presidente Rogério Caboclo. A Copa América, além de ser uma competição que foi divulgada muito depois de ser pensado o calendário, seria inviável de contornarmos. O calendário é uma junção de compromissos contratuais de diversas esferas", ponderou Manoel Flores, diretor de Competições da CBF.

SÃO PAULO, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) 

© Reuters

Fonte: NOTICIAS AO MINUTO

Veja tambem

18/06/2020 | BASE NA CIÊNCIA

Parado desde março, tênis quer retomar atividades e faz manifestação em frente da prefeitura de Cuiabá

"Estamos pedindo socorro! Precisamos voltar ao trabalho para sustentar nossas famílias", comenta professor de tênis em manifestação em frente do Palácio Alencastro

19/05/2020 | ESPORTE

Federação Mato-grossense de Futebol fará reunião com os clubes para debater sobre o futuro da competição

A competição foi paralisada nas quartas de finais. Cuiabá, Operário, União, Sinop, Nova Mutum, Poconé, Dom Bosco e Luverdense classificaram para a segunda fase.

16/05/2020 | ESPORTE

Fifa definirá país-sede do Mundial de futebol feminino em 25 de junho

Brasil é um dos candidatos a receber competição

13/05/2020 | ESPORTE FÓRMULA 1

Carlos Sainz Jr. se torna favorito para substituir Vettel na Ferrari

Nesta quarta-feira, o espanhol foi apontado como reforço certo da Ferrari pela revista inglesa Autosport

13/05/2020 | ESPORTE COPA DO BRASIL

Corinthians: Andrade não perdoa Pato por cavadinha contra Grêmio

O caso aconteceu em 2013 e o time foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil

08/05/2020 | ESPORTE / REGRAS

Fifa autoriza cinco substituições por jogo até fim do ano

A medida temporária vale a partir do dia 1 junho para os campeonatos com término no dia 31 de dezembro deste ano

30/04/2020 | ANIVERSÁRIO DE 14 ANOS

EM ANIVERSÁRIO DE 14 ANOS, ARSENAL RELEMBRA GRANDES MOMENTOS

Tradicional time da baixada cuiabana completa no dia 30 de abril, quatorze anos de história

22/04/2020 | ESPORTE CAMPEONATO / ARSENAL

CUIABÁ ARSENAL BUSCA TÍTULOS NOS CAMPEONATOS VIRTUAIS

Em quarentena e fora dos campos, atletas e diretoria se dedicam em campeonatos virtuais organizados pelas ligas do esporte

06/03/2020 | INTEGRAÇÃO

Virada Esportiva é neste domingo (08) em Sinop

A Virada Esportiva ofertará a prática de vôlei de praia, basquete 3x3, handbeach, futebol de campo, aulas de ginástica, ginástica funcional, além de dança.

06/03/2020 | ABERTURA ESTADUAL

Torneio de tênis terá inscrições encerradas nesta sexta-feira (06)

Tenistas de todas as cidades, idades, gêneros e níveis técnicos podem participar do torneio de abertura do Circuito Estadual de Tênis 2020 de MT

26/02/2020 | FLAMENGO

Bruno Henrique está fora da decisão da Recopa Sul-Americana

Bruno Henrique sentiu muitas dores após marcar contra o Del Valle.

23/02/2020 | ESPORTE

União deixa escapar a vitória e fica no empate com o Sinop

Neste sábado de Carnaval, em pleno estádio Luthero Lopes, o Glorioso ficou no empate em 1 a 1.