Siga-nos nas redes sociais:

Poupança tem espaço para crescer no Brasil, diz especialista

O Dia Mundial da Poupança, celebrado hoje (31), foi criado para conscientizar a população global sobre a importância de preservar recursos para o futuro. 31/10/2018 - 10:00:37

A poupança da Caixa Econômica Federal fechou o ano passado com captação líquida de R$ 8 bilhões e um total de 74 milhões de poupadores. Para o educador financeiro Rogério Braga, membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), com uma população de mais de 207 milhões de pessoas, há um amplo caminho para que a poupança cresça ainda mais no país.

Para o especialista, os brasileiros ainda não têm o hábito de poupar. Ele aponta que um dos principais problemas da população brasileira atualmente é o consumo exagerado, o acúmulo de créditos, que levam ao descontrole financeiro.

O Dia Mundial da Poupança, celebrado hoje (31), foi criado para conscientizar a população global sobre a importância de preservar recursos para o futuro.

Passos para poupar

O primeiro passo para quem quer fazer uma poupança é estabelecer um sonho ou um objetivo de vida. “O maior segredo é estabelecer esse objetivo e começar a fazer um diagnóstico financeiro de vida. Começar a pegar aquele recurso, separar a parte dele para poupar no início, porque se deixar para o final do mês, vai faltar recurso”, indicou.

Conversar com a família em relação ao sonho coletivo é um segundo passo também importante. Braga aconselha que as pessoas coloquem todos os objetivos no papel. “Tem que ser disciplinado. A disciplina de seguir todo esse processo leva ao sucesso”, apostou.

Para o educador financeiro, o brasileiro tem o mau costume de ser imediatista, o que termina colocando alguma meta de futuro adiante da sua realidade.

Ele recomenda que as pessoas estabeleçam prazos e aprendam a gastar e a economizar. Esse é um processo diário, destacou. “Tem que usar os recursos em algo efetivamente necessário, e não supérfluo. “Poupar primeiro é sempre muito importante. O hábito de poupar deve ser feito antes de receber o salário e gastar no consumo”.

Braga acredita que com essas etapas, já pode haver uma mudança geral, uma nova visão sobre o hábito de poupar. “E, aí, a poupança se beneficia disso, porque ela é muito fácil, muito acessível a toda a população brasileira”.

Faz parte ainda do diagnóstico financeiro que as pessoas comecem a observar onde há excesso, como podem gastar melhor e onde podem economizar. Braga afirmou que muitas pessoas cometem o erro de gastar além do seu padrão de vida e, por isso, a conta nunca fecha e elas terminam sempre endividadas. O ideal é identificar onde gastar. “Gastar sem excessos, dentro da sua realidade, é fundamental”.

Fonte: Ag Brasil

Veja tambem

16/04/2019 | MPOSTO DE RENDA, RECEITA FEDERAL

A duas semanas do fim do prazo, 46,8% declararam Imposto de Renda

Fisco espera 30,5 milhões de formulários neste ano

15/04/2019 | IGP-10n INFLAÇÃO, FGV, PESQUISA

Inflação pelo IGP-10 cai de 1,4% em março para 1% em abril

Índice acumula 8,46% em 12 meses, diz FGV

14/04/2019 | DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Dia Mundial do Café homenageia bebida mais popular para o brasileiro

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo médio anual por pessoa é de seis kg de café cru e 4,8 kg de café torrado e moído.

12/04/2019 | APOSENTADORIA RURAL IPEA

Ipea: número de aposentadorias rurais é maior que população declarada

Estudo comparou dados de trabalhadores urbanos e do campo

11/04/2019 | PETROBRAS URÂNIO MONOPÓLIO DO GÁS

Governo vai rever monopólio da Petrobras no setor de gás, diz ministro

11/04/2019 | MERCADO FINANCEIRO

Bancos mantêm trajetória de aumento da rentabilidade, diz BC

A avaliação é do Banco Central (BC), no Relatório de Estabilidade Financeira, publicação semestral que descreve a evolução do Sistema Financeiro Nacional.

11/04/2019 | MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA

Ministro comemora 23 leilões nos primeiros 100 dias do governo

10/04/2019 | PAULO GUEDES, GÁS DE COZINHA

Governo quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha, diz Guedes

De acordo com o ministro, para conseguir essa redução, é preciso quebrar o monopólio do refino e da distribuição.

07/04/2019 | ESOCIAL

Empresa do Simples tem até terça para inscrever empregados no eSocial

Mais de 23 milhões de trabalhadores já estão cadastrados

06/04/2019 | AMBIENTE DE NEGÓCIOS, DOING BUSINESS

Governo quer reduzir tempo de abertura e fechamento de empresas

Objetivo é deixar o país com melhor ambiente de negócios

05/04/2019 | GOVERNO

Delegação americana visita frigoríficos de MS em junho, diz ministra

As inspeções nas unidades brasileiras devem ocorrer entre os dias 10 a 28 de junho, conforme a ministra Tereza Cristina, titular do Mapa

03/04/2019 | TRABALHO ESCRAVO

Atualização da lista suja do trabalho escravo tem 187 empregadores

Na lista constam empregadores que foram adicionados na relação entre 2017 e 2019.