Siga-nos nas redes sociais:

Nilson aposta na agricultura familiar e no turismo como soluções sustentáveis para a Chapada dos Guimarães

04/09/2018 - 17:03:20

O candidato ao Senado, Nilson Leitão (PSDB), enfrentou o frio na Chapada dos Guimarães neste domingo (02) para prestigiar o ato de filiação ao partido de lideranças políticas locais, entre eles Osmar Froner de Mello, vice-prefeito do Município. Durante o encontro realizado na casa da prefeita Thelma de Oliveira (PSDB), tratou especialmente de dois importantes pilares da economia local – agricultura familiar e turismo.    

Durante seu discurso, Leitão sugeriu à prefeita a implantação de um programa semelhante ao que implementou nos tempos em que era prefeito de Sinop, denominado 'Frutifica Sinop'. A ação tinha como finalidade o fomento à agricultura familiar, dando subsídios, insumos e suporte técnico aos pequenos produtores. Além disso, a Prefeitura firmou à época uma parceria com uma indústria local, responsável pela compra da produção. 

Ao elogiar a sugestão, Thelma lembrou dos benefícios conquistados através de emendas parlamentares de Nilson Leitão para o Município e destacou sua atuação na defesa da bandeira do agronegócio e do turismo. "Precisamos apostar em pessoas que tenham serviço prestado, resultado. E tenho certeza de que ele fará muito mais por Mato Grosso e por Chapada dos Guimarães no Senado Federal". 

O vice-prefeito Osmar, que deixou o PRP para se filiar ao PSDB neste domingo, lembrou que Nilson foi presidente da FPA - Frente Parlamentar da Agricultura - e que conhece o setor. "Chapada tem como base da economia o turismo e a agricultura familiar e nós precisamos desse apoio parlamentar, para alavancar o desenvolvimento deste dois setores. Por isso é que acredito que o Nilson está no momento certo e no lugar certo", constatou.

Seguindo a tônica da agricultura familiar, Leitão citou outras ações voltadas ao setor, como a destinação de emendas parlamentares para a aquisição de patrulhas mecanizadas para os pequenos produtores do Estado, a Lei do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - e das micro e pequenas empresas individuais, além da proposta apresentada em 2011 na Câmara Federal para a criação do Agente Comunitário de Agricultura Familiar. 

Além disso, Nilson explicou os motivos que o levaram a escolher um representante do turismo como seu primeiro suplente. "O Luís Carlos Nigro é um empresário respeitado pelo setor e foi secretário de Estado de Turismo. Como tal, trabalhou muito por Chapada, como a pavimentação da MT-020 que liga a cidade ao distrito de Água Fria, a recuperação da MT-251 que liga Chapada à Cuiabá, entre tantas outras obras", concluiu, comprometendo-se a fazer ainda mais pela cidade.

Por Hugo Fernandes

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

16/04/2019 | MPOSTO DE RENDA, RECEITA FEDERAL

A duas semanas do fim do prazo, 46,8% declararam Imposto de Renda

Fisco espera 30,5 milhões de formulários neste ano

15/04/2019 | IGP-10n INFLAÇÃO, FGV, PESQUISA

Inflação pelo IGP-10 cai de 1,4% em março para 1% em abril

Índice acumula 8,46% em 12 meses, diz FGV

14/04/2019 | DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Dia Mundial do Café homenageia bebida mais popular para o brasileiro

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo médio anual por pessoa é de seis kg de café cru e 4,8 kg de café torrado e moído.

12/04/2019 | APOSENTADORIA RURAL IPEA

Ipea: número de aposentadorias rurais é maior que população declarada

Estudo comparou dados de trabalhadores urbanos e do campo

11/04/2019 | PETROBRAS URÂNIO MONOPÓLIO DO GÁS

Governo vai rever monopólio da Petrobras no setor de gás, diz ministro

11/04/2019 | MERCADO FINANCEIRO

Bancos mantêm trajetória de aumento da rentabilidade, diz BC

A avaliação é do Banco Central (BC), no Relatório de Estabilidade Financeira, publicação semestral que descreve a evolução do Sistema Financeiro Nacional.

11/04/2019 | MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA

Ministro comemora 23 leilões nos primeiros 100 dias do governo

10/04/2019 | PAULO GUEDES, GÁS DE COZINHA

Governo quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha, diz Guedes

De acordo com o ministro, para conseguir essa redução, é preciso quebrar o monopólio do refino e da distribuição.

07/04/2019 | ESOCIAL

Empresa do Simples tem até terça para inscrever empregados no eSocial

Mais de 23 milhões de trabalhadores já estão cadastrados

06/04/2019 | AMBIENTE DE NEGÓCIOS, DOING BUSINESS

Governo quer reduzir tempo de abertura e fechamento de empresas

Objetivo é deixar o país com melhor ambiente de negócios

05/04/2019 | GOVERNO

Delegação americana visita frigoríficos de MS em junho, diz ministra

As inspeções nas unidades brasileiras devem ocorrer entre os dias 10 a 28 de junho, conforme a ministra Tereza Cristina, titular do Mapa

03/04/2019 | TRABALHO ESCRAVO

Atualização da lista suja do trabalho escravo tem 187 empregadores

Na lista constam empregadores que foram adicionados na relação entre 2017 e 2019.