Siga-nos nas redes sociais:

Em visita ao Ceasa/MT, Leitão reitera compromisso com a agricultura familiar

Atualmente o Ceasa/MT é responsável pelo abastecimento da maior parte das redes supermercadistas de Cuiabá, Várzea Grande e região. 14/09/2018 - 09:58:20

Em visita ao Centro de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa/MT) nesta quinta-feira (13), o candidato a senador Nilson Leitão (PSDB) recebeu as demandas dos cerca de 220 permissionários e 80 pequenos produtores rurais vinculados à sociedade. Mais do melhorias na estrutura do local de trabalho, os pedidos foram pela ampliação da representatividade do setor e por uma forte atuação no Senado Federal sobre os interesses do pequeno, médio e grande produtor rural. 

Atualmente o Ceasa/MT é responsável pelo abastecimento da maior parte das redes supermercadistas de Cuiabá, Várzea Grande e região. São mais de 100 toneladas de alimentos comercializados diariamente, entre hortifrúti, carnes e cereais. Com isso, a unidade emprega mais de 1,5 mil trabalhadores direta e indiretamente. "Acredito na agricultura familiar e no seu poder de transformação social. Digo sempre que o melhor programa social que existe é o emprego, que gera renda e a oportunidade das pessoas viverem com mais dignidade", observou Leitão. 

Conhecida como 'Baixinha', Marilda Giraldelli é presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá e aproveitou a presença de Leitão para defender, junto aos membros da associação, a ampliação da representatividade política do povo do campo e a luta por mais subsídios para o fortalecimento da agricultura familiar. ''Baixinha também apresentou algumas reivindicações referentes à melhorias no local. 

Inaugurado em 2015, o local funciona com sua capacidade plena. Logo, 'Baixinha' apresentou a necessidade da construção de um galpão para atender melhor os pequenos produtores. Além disso, ela cobrou a necessidade de instalação de rede de esgoto, visto que o local conta apenas com fossa céptica. "Precisamos também da construção de um centro de seleção de material orgânico e inorgânico, e um centro de reaproveitamento alimentar. Atualmente, atendemos mais de 70 instituições filantrópicas. E, com isso, poderemos ajudar mais pessoas carentes com alimentos", explicou.

Ao assumir compromisso de trabalhar em prol dos interesses do setor, Leitão lembrou do programa 'Frutifica Sinop', que implantou nos tempos em que era prefeito da cidade. A ação visava o fomento da agricultura familiar, dando subsídios e suporte técnico aos pequenos produtores. À época, a Prefeitura também firmou uma parceria com uma indústria local, que ficou responsável pela compra da produção. 

Na Câmara, Nilson destinou emendas parlamentares para a aquisição de patrulhas mecanizadas para os pequenos produtores do Estado. "A Lei do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] é minha, assim como das micro e pequenas empresas individuais. Também apresentei um projeto na Câmara Federal para a criação do Agente Comunitário de Agricultura Familiar. A proposta prevê a visita de técnicos às propriedades rurais dando suporte técnico e capacitando o agricultor", lembrou.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

20/01/2019 | ECONOMIA BLOCO COMERCIAL

Bolsonaro quer despolitizar Mercosul e reduzir taxa de importação

Não ficará no radar do Mercosul avançar em direção a uma moeda comum ou qualquer inovação que comprometa a independência dos países

19/01/2019 | BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO B3 IBOVESPA

Bolsa fecha semana em alta e índice de desempenho bate recorde

Dólar encerra período com valorização de 0,23%

18/01/2019 | MERCADO FINANCEIRO

Índices acionários chineses têm 3ª semana de ganhos com otimismo comercial

Os índices acionários chineses fecharam em alta nesta sexta-feira, registrando a terceira semana consecutiva de ganhos, impulsionados pelas expectativas de que Pequim e Washington possam fechar um acordo para encerrar a guerra tarifária entre os dois país

17/01/2019 | SUÍNOS

Suínos: Exportação e custo menor podem garantir ano mais positivo

Depois de atravessar um 2018 desafiador, o setor suinícola está mais otimista, à espera de uma recuperação em 2019

17/01/2019 | ECONOMIA PAGAMENTO

Pis/Pasep começa a ser pago hoje

A partir de hoje (17), trabalhadores da iniciativa privada podem procurar a Caixa Econômica Federal

17/01/2019 | ECONOMIA CONTAS

Estados fazem pressão por socorro federal

A sede do Ministério da Economia recebeu ontem uma romaria de governadores pedindo ajuda da União para equilibrar suas contas

16/01/2019 | PRODUÇÃO TOTAL DE PETRÓLEO E GÁS, BOED

Produção total de petróleo e gás da Petrobras atinge meta para 2018

A Petrobras identificou entre os principais destaques da produção em 2018 a entrada em operação de quatro novos sistemas de produção:

15/01/2019 | PREÇOS AGROPECUÁRIOS

Saiba como montar um desidratador de alimentos de baixo custo

A desidratação pode ser feita em frutas, plantas medicinais, ervas aromáticas, condimentos, legumes e tubérculos

14/01/2019 | Política Economia

Índices chineses fecham em queda com dados comerciais fracos

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,87 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,71 por cento.

13/01/2019 | ECONOMIA BRADESCO

Banco testa empréstimo online para quem não é correntista

A startup possui um aplicativo que permite que consumidores procurem empréstimo e outros serviços financeiros

12/01/2019 | ANÁLISE DE MERCADO

Puxados pelo agronegócio, só MT e mais cinco estados devem superar pior recessão da história

Mato Grosso está na lista dos seis estados brasileiros que devem superar os índices da maior recessão da história do País

11/01/2019 | BRASIL

Banco Mundial reduz projeção para PIB brasileiro em 2019

O Banco Mundial (Bird) reduziu as previsões de crescimento do Brasil de 2018 e para este ano