Siga-nos nas redes sociais:

CDL Sinop: "Em entrevista exclusiva Ari Daher conta sobre a historia"

De uma casinha de cachorro com traças e baratas à uma sede própria moderna. 16/05/2016 - 11:31:23

A Camara de Dirigente Logistas de Sinop, importante instituição de proteção de credito e representante de classe, de direitoprivado e sem fins lucrativos. Fundada em 22 de junho de 1983, ainda sob nome Club de Dirigentes Lojistas, funcionou na Av. dos Mognos, 908, (Atualmente Av. Julio Campos). Entretanto poucos meses depois foi abandonada.

Com o exponencial crescimento de Sinop, as cadernetas de clientela já não ofereciam segurança para operações de credito. Sendo necessário uma entidade que representasse a classe lojista e atuasse em defesa dos interesses comuns da classe. Em entrevista exclusiva ao Sinop em Foco, Ari Daher, segundo presidente da entidade nos conta como se deu o processo de reativação e consolidação da CDL Sinop.

A Reativação.

Com o aumento populacional e a chegada de novos empreendedores a proteção de crediário estava complicada, pois precisavam ligarpara CDL de Cuiabá e onerava as despesas empresariais.

Ari Daher relata como se deu a reativação da CDL Sinop. “Em 1987, uma loja de abrangência nacional instalou-se na Av. dos Mognos, Lojas Buri, o então gerente Rafael, me procurou relatando as dificuldades para vendas em credito, pois o gasto com telefonemas para Cuiabá era alto. Na época disse a ele que iria verificar u buscar uma solução.”

Após varias buscas e conversas Ari descobriu que a CDL que havia sido fundada em 1983, porém foi abandonada e os documento estavam com farmacêutico Luiz Borges, da Drogaria Econômica, que funcionava na Av. das Embaúbas.

Ari lembra “Perguntei a ele sobre os documentos do CDL, após pensar um pouco disse que lembrava onde estava. Entramos por um portão, fomos no fundo do quintal, onde havia uma casinha de cachorro. Dela tirou um saco plástico, com vários papeis roídos por traças, baratas, me deu o livro ata do CDL.”

No dia 02 de abril de 1987, Ari junto a alguns empresários marcaram uma reunião no restaurante O Colonial, naquela mesma noite instalaram a comissão provisória do CDL. Em 22 de abril de 1987 foi estabelecido o conselho diretor do CDL. “ Enfrentamos dificuldade para inclusão de filiados, pois havia sido fundado e não funcionou.”

O primeiro filiado foi a Mecânica Central, Ari lembra como foi este processo “Inicialmente não aceitou, ficou até nervosa, mas reconsiderou, e perguntou quem estaria a frente, quando disse que seria eu, ela me deu um voto de confiança e filiou-se ao CDL.”. Inicialmente o CDL funcionou em uma sala cedida pelo então presidente Ari Daher, e aos poucos, foram visitando os empresários, filiando novos membros.

Natal e CDL

O CDL foi responsável pela primeira decoração natalina de Sinop. “Lembro que o natal era muito sem graça, não havia decoração, propus que fizéssemos uma decoração natalina na Av. dos Mognos.” Comenta Ari. 

Com doações de fios, lâmpadas coloridas, bocais para lâmpadas, alguns doaram em dinheiro, o CDL fez a decoração com lâmpadas coloridas ao longo da Av. dos Mognos, desde a Av. dos Jacarandás até a praça Plineo Calegarri. Ari comenta “Era algo simples, fios e lâmpadas coloridas, mas focou muito bonito, foi algo diferente. Assim fizemos a primeira decoração natalina de Sinop.”

Sede propria

Ari lembra de uma historia inusitada, que deu origem ao sonho de uma sede própria, a aquisição de uma fotocopiadora “Compramos uma foto copiadora para servir toda comunidade, pagamos 200 mil, na época o dinheiro tinha muitos zeros, ela funcionou muito bem, ate que estragou, solicitamos o reparo, só que o reparo era quase o preço que pagos pela maquina.”, lembra Ari.

Entristecido pelo fato estava em frente o CDL, quando comentou com o proprietário da Foto Art, que fazia fotos e fotocopias, lhe fez uma proposta, ofereceu 700 mil pela maquina estragada “Não deixei ele falar duas vezes, disse a ele faça o cheque. Vendi a ele a maquina”.

Com o cheque em mãos Ari Daher convocou a diretoria para tratar da aquisição de um terreno para o CDL, os membros não entenderam por não ter dinheiro em caixa, “Mostrei a eles o cheque, e contei o caso da fotocopiadora, assim procuramos um terreno e compramos onde esta a sede atual da CDL Sinop.”

Com os terrenos, Ari procurou a Construtora Impacto, comentando sobre o projeto de construção da sede própria para a CDL, com a parte administrativa em baixo e um auditório no andar acima.

Alguns dias depois recebeu uma ligação de Hernani Pedroti, da construtora Impacto pedindo para que ele fosse ate a empresa. Ao chegar lá ficou surpreso, pois o projeto estava pronto “ É isso que você queria? Eu disse sim, ele bateu uns carimbos assinou o projeto e me deu. Na época questionei que não havíamos combinado o preço. Fui surpreendido por ele, me deu o projeto de presente, um presente de amigo.”

Passado um tempo, Ari convocou a diretoria e lançou o desafio para construção da sede proria. “Fomos arrecadando dinheiro com bingo, jantares, almoços, e doações, assim construímos a CDL e fomos expandindo, fruto de um sonho e desafio pessoal”. Em 25 de abril de 1.996 foi inaugurada a sede própria, um projeto moderno e flexível, foram ampliando reformando. Assim consolidou-se a CDL Sinop.

Afastamento

Após 17 anos afrente da CDL Sinop, seja como presidente ou vice-presidente, Ari Daher comentou sobre o afastamento da entidade, saída conturbada, com envolvimento politico. 

“Não vou citar nomes, porém na época o prefeito queria dominar todas as entidades representante de classes, como nunca fui manipulável nem subordinado de políticos, aproveitaram de um novo desafio meu para intervir judicialmente.” Comenta Daher.

Ari afirma que em sua época o regimento da CDL dispunha que apenas os 50 primeiros associados poderiam participar da diretoria. Foto que considerava injusto, pois se todos contribuem igualmente deveriam ter o mesmo direito.

“Para evitar um choque, propusemos um aumento de 50para 80 filiados, aprovado em assembleia geral e junto ao conselho consultivo, com finalidade de concorrerem duas chapas, prorrogamos o prazo eleitoral para adequação da nova regra.”

Judicialmente entraram pela anulação da ata que alterou o estatuto, recebi notificação judicial, nela Ari deveria fazer eleição no mesmo dia, e se obstruísse o processo deveria pagar multa de 10 mil reais. “Desde aquela data me afastei do CDL, mas consentimento de missão cumprida, considero uma libertação de espirito após muitos anos me doando pela entidade.” 

Fonte: Da redação

Veja tambem

07/02/2017 | PUBLICARAM IMAGENS

Casal passeia 16 dias com corpo de bebê falecida para registrar últimos momentos

Os pais receberam a permissão de ficar com o corpo da recém-nascida até seu funeral

03/02/2017 | QUE É ISSO

Cobra entra onde não devia e mulher vai parar no hospital

Americana precisou ir a emergência após seu animal de estimação ficar preso ao furo do alargador

02/02/2017 | MAIOR DO QUE CORAÇÃO DE MÃE

Carro é flagrado com nove ocupantes; três crianças estavam no porta-malas

Licenciamento tinha vencido e motorista estava com a CNH vencida. Família iria passar o dia na praia, em Florianópolis.

11/01/2017 | PAGAMENTO DIFERENTE

CURIOSO: Conheça onde a aula de direção pode ser paga com sexo

O governo holandês reafirmou a legalidade da prática, que tem causado controvérsia desde que passou a ser considerada legítima, em dezembro de 2015

02/01/2017 | VOCÊ JÁ PAROU PARA AVALIAR A CERVEJA?

Curiosidades sobre a cerveja. Veja se você concorda

Especialista fala se colarinho é necessário, se há diferença para o chope, se o tipo de copo e a cor da garrafa influenciam e se a bebida é sempre amarga

26/12/2016 | LEALDADE

Cão se junta à 'namorada' ferida em linha férrea e a protege de trens por dois dias

Panda não desgrudou de lucy. Quando humanos se aproximavam ele latia. Quando o trem apontava, ele baixava o corpo da

13/12/2016 | NASA TEMPESTADE SOLAR

Terra terá 6 dias de escuridão agora em dezembro, cuidado com boatos falsos… – 05.12.2016

A notícia, supostamente da NASA, está causando frissom e medo, e até os bíblicos de plantão estão usando como referência as escrituras e as profecias, para deleite de muitos ainda presos pelas crenças nas religiões. Vejamos como está sendo divulgado por a

11/12/2016 | INTERNACIONAL

Menina obrigada a casar aos 9 anos faleceu após a noite de núpcias com noivo de 40

Pois bem, essa menina de que estamos falando morreu recentemente na noite de núpcias por causa de uma hemorragia interna.

21/10/2016 | NÃO PODE MEXER

Pedra de jade de 174 toneladas descoberta em Mianmar não pode ser extraída

A pedra, de quase seis metros de comprimento, foi descoberta na semana passada por mineiros, enterrada a cerca de 60 metros de profundidade no interior de uma montanha no estado de Kachin, uma região do norte de Mianmar rica em jade

20/09/2016 | 200 REAIS DE CAUÇÃO

Restaurante no Rio cobra R$ 200 pelo uso de carregador portátil de celular

Estabelecimento diz que valor é um 'caução' caso não haja devolução. Procon diz que cobrança tem que ser informada com antecedência.

14/09/2016 | GALÁXIA

Telescópio Gaia revela mapa de Via Láctea com 1 bilhão de estrelas

Trata-se de mapa mais detalhado já produzido da Via Láctea. Satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), foi lançado há mil dias.

08/09/2016 | FAMOSOS

Aos 52 anos, Maurício Mattar namora amiga da filha

Os dois, que moram no Rio de Janeiro, têm mantido o relacionamento discreto