Siga-nos nas redes sociais:

Agricultor de Sinop faz greve de fome em frente ao TJMT após desapropriação

Clayton Arantes cobra celeridade em correção de decisão que o desapropriou. Essa é a segunda vez que ele acampa no Centro Político Administrativo. 25/05/2016 - 15:10:29

O produtor rural Clayton Arantes, de Sinop, a 503 km de Cuiabá, está fazendo greve de fome desde a manhã de terça-feira (24), em frente ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), para reivindicar a correção de uma decisão proferida pelo juiz Paulo Martini, condenado por vender sentenças. A sentença em questão determinou a desapropriação da fazenda, onde Clayton morava, em favor dos antigos donos. 

“Fui removido da minha terra. A única coisa que ganhei de 2011 até agora foram dois infartos. Não posso ficar esperando por um terceiro, que, segundo os médicos, seria o último. Isso é o que me motiva a cobrar”, conta o produtor, que trabalha atualmente como gerente de uma fazenda no estado de Goiás.

Em um ofício encaminhado ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Paulo da Cunha, Clayton alegou que não obteve a reintegração de posse da área em litígio, em decorrência de recursos protocolados no Tribunal; que foi retirado da terra que havia comprado e pago com sacrifício; que passa por dificuldades financeiras e que o advogado dele não atende mais as ligações dele.

Segundo o TJMT, o presidente do órgão, com base nesse pedido, acionou a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e determinou que o departamento do Tribunal Pleno intime pessoalmente o advogado dele para conhecimento das alegações do requerente.  

(Foto: Reprodução TVCA) (Foto: Thainá Paz/ G1)

Juiz alega ser vítima de perseguição  (Foto: Reprodução TVCA)

Em fevereiro deste ano, Paulo Martini foi exonerado do cargo neste ano pelo crime de corrupção passiva. O ex-magistrado cobrava para proferir decisões. Martini, que atuava na 1ª Vara Cível de Sinop, foi o primeiro juiz a ser demitido por decisão do Pleno do TJMT. Ele foi condenado a dois anos, sete meses e 15 dias de prisão em regime aberto, que foi convertida em penas restritivas de direito. Atualmente, ele atua como advogado naquela cidade. Na época do processo, o juiz alegou que o agricultor não tinha credibilidade para colocar em dúvida uma decisão dada por ele.

Acampado do lado oposto da rua do TJMT, Clayton está ingerindo apenas água. Essa já é a segunda greve de fome feita por ele em razão da decisão. Em 2011, ele também armou uma barraca e ficou acampado em frente ao Tribunal. No entanto, o protesto não surtiu efeito. Depois disso, o juiz foi exonerado.

 

Segundo Arantes, a greve de fome cobra celeridade do Judiciário. O trâmite do processo ainda não foi desfeito. Em abril de 2015, ele entrou com uma ação rescisória e obteve cinco votos a favor e apenas um contra no Pleno do Tribunal.

Fonte: Do G1 /MT

Veja tambem

07/02/2017 | PUBLICARAM IMAGENS

Casal passeia 16 dias com corpo de bebê falecida para registrar últimos momentos

Os pais receberam a permissão de ficar com o corpo da recém-nascida até seu funeral

03/02/2017 | QUE É ISSO

Cobra entra onde não devia e mulher vai parar no hospital

Americana precisou ir a emergência após seu animal de estimação ficar preso ao furo do alargador

02/02/2017 | MAIOR DO QUE CORAÇÃO DE MÃE

Carro é flagrado com nove ocupantes; três crianças estavam no porta-malas

Licenciamento tinha vencido e motorista estava com a CNH vencida. Família iria passar o dia na praia, em Florianópolis.

11/01/2017 | PAGAMENTO DIFERENTE

CURIOSO: Conheça onde a aula de direção pode ser paga com sexo

O governo holandês reafirmou a legalidade da prática, que tem causado controvérsia desde que passou a ser considerada legítima, em dezembro de 2015

02/01/2017 | VOCÊ JÁ PAROU PARA AVALIAR A CERVEJA?

Curiosidades sobre a cerveja. Veja se você concorda

Especialista fala se colarinho é necessário, se há diferença para o chope, se o tipo de copo e a cor da garrafa influenciam e se a bebida é sempre amarga

26/12/2016 | LEALDADE

Cão se junta à 'namorada' ferida em linha férrea e a protege de trens por dois dias

Panda não desgrudou de lucy. Quando humanos se aproximavam ele latia. Quando o trem apontava, ele baixava o corpo da

13/12/2016 | NASA TEMPESTADE SOLAR

Terra terá 6 dias de escuridão agora em dezembro, cuidado com boatos falsos… – 05.12.2016

A notícia, supostamente da NASA, está causando frissom e medo, e até os bíblicos de plantão estão usando como referência as escrituras e as profecias, para deleite de muitos ainda presos pelas crenças nas religiões. Vejamos como está sendo divulgado por a

11/12/2016 | INTERNACIONAL

Menina obrigada a casar aos 9 anos faleceu após a noite de núpcias com noivo de 40

Pois bem, essa menina de que estamos falando morreu recentemente na noite de núpcias por causa de uma hemorragia interna.

21/10/2016 | NÃO PODE MEXER

Pedra de jade de 174 toneladas descoberta em Mianmar não pode ser extraída

A pedra, de quase seis metros de comprimento, foi descoberta na semana passada por mineiros, enterrada a cerca de 60 metros de profundidade no interior de uma montanha no estado de Kachin, uma região do norte de Mianmar rica em jade

20/09/2016 | 200 REAIS DE CAUÇÃO

Restaurante no Rio cobra R$ 200 pelo uso de carregador portátil de celular

Estabelecimento diz que valor é um 'caução' caso não haja devolução. Procon diz que cobrança tem que ser informada com antecedência.

14/09/2016 | GALÁXIA

Telescópio Gaia revela mapa de Via Láctea com 1 bilhão de estrelas

Trata-se de mapa mais detalhado já produzido da Via Láctea. Satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), foi lançado há mil dias.

08/09/2016 | FAMOSOS

Aos 52 anos, Maurício Mattar namora amiga da filha

Os dois, que moram no Rio de Janeiro, têm mantido o relacionamento discreto