Siga-nos nas redes sociais:

Visconde do Rio Branco recebe treinamento sobre Irrigação

A dificuldade com a irrigação fez produtores e trabalhadores rurais procurarem o Sindicato de Produtores Rurais de Visconde do Rio Branco em busca de treinamento 27/09/2018 - 07:57:03

A dificuldade com a irrigação fez produtores e trabalhadores rurais procurarem o Sindicato de Produtores Rurais de Visconde do Rio Branco em busca de treinamento, que foi oferecido em parceria com o Senar nesta semana. Onze pessoas participaram do curso Operação de Sistemas Convencionais de Irrigação por Aspersão, que englobou teoria e prática, além de uma visita técnica a uma propriedade com milhares de pés de laranja com irrigação.

O objetivo foi ensinar como realizar a montagem e operação de sistemas convencionais de irrigação por aspersão de forma adequada, a fim de otimizar o uso da água, energia e fertilizantes, dentre outros insumos. “Participaram pequenos produtores, trabalhadores rurais e pessoas que têm interesse em trabalhar e prestar serviços nesta área que tem aumentado muito em nossa região”, disse o mobilizador Cléver José Cardoso.

Entre os temas abordados no treinamento, estão os desafios enfrentados pelos produtores irrigantes, que passa pela questão da falta d’água em muitas regiões do Brasil e a burocracia para obtenção da outorga de uso de água. De acordo com o consultor em recursos hídricos e instrutor do Senar, André Luiz Dias Caldas, há ainda o alto custo das principais fontes energéticas que acionam o conjunto motobomba (energia elétrica e diesel), o custo dos sistemas, a falta de conhecimento técnico sobre a quantidade, momento e forma correta de realizar a irrigação e escassez de mão-de-obra qualificada.

“Entre os benefícios que a irrigação promove, estão o aumento de produtividade - em média duas a quatro vezes maior do que a agricultura não irrigada, com incrementos de 62% na cultura da soja até quase 500% na cultura do feijão; aumento na qualidade dos produtos colhidos; possibilidade de cultivo em áreas que, sem o uso da irrigação, seria inviável (como em regiões áridas e semiáridas do Norte de Minas); possibilidade de mais de uma safra por ano; aumento da eficiência da adubação; redução da mão-de-obra; e fixação do homem no campo”, explicou André.

Na parte da prática, realizada no Sítio Cachoeirinha, os participantes puderam conhecer e manejar os principais componentes do sistema de irrigação por aspersão convencional (tubulações, conjunto motobomba, aspersores e demais acessórios). Na área cultivada com laranja, os alunos puderam visualizar peças e acessórios que não havia na outra propriedade.

Ao longo do curso, a maioria dos alunos demonstrou interesse em investir em sistemas de irrigação por aspersão convencional e gotejamento. Viabilidade técnica e econômica de instalações de sistemas de irrigação e quantidade e freqüência de irrigação para as principais culturas da região, cana-de-açúcar, milho, café, laranja, feijão e algumas hortaliças, foram temas que geraram dúvidas dos participantes. “Alguns citaram a vontade de fazer um sistema de irrigação por aspersão em suas hortas, em casa, para que pudessem cultivar hortaliças, algumas plantas medicinais e ornamentais”, contou o instrutor.

Além do treinamento de irrigação por aspersão, André destaca que o Senar Minas também desenvolve um importante trabalho ao oferecer capacitações em outros sistemas: irrigação localizada (gotejamento e microaspersão), pivô central e autopropelido.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

24/05/2019 | SOJA

SOJA: 19% das exportações do grão brasileiro passam pelos Portos do Paraná

Os Portos do Paraná responderam por 19% das exportações do complexo soja brasileiro em 2019

23/05/2019 | CAFÉ

Adido do USDA estima safra 2019/20 de café do Brasil em 59,3 mi sacas

A previsão representa um recuo de 8,5% em relação à safra recorde registrada em 2018/19.

22/05/2019 | ARROZ

Área brasileira de arroz, deverá ser 13,9% menor nesta safra

A cultura do arroz é essencial para a segurança alimentar e nutricional para mais da metade da população mundial, além de ser integrante do hábito alimentar da nossa população

21/05/2019 | MILHO

Milho segue com altas em Chicago após USDA divulgar atraso no plantio americano

18/05/2019 | CAFÉ

Comercialização da safra 2018/19 do Brasil está em 86%, aponta Safras & Mercado

A comercialização da safra de café do Brasil 2018/19 (julho/junho) chegou a 86% até o dia 13 de maio

17/05/2019 | SOJA

Importação chinesa de soja do Brasil cai a 72,8% do total exportado, aponta Cargonave

No primeiro quadrimestre do ano passado, a exportação total do Brasil, maior exportador global, havia atingido 29,74 milhões de toneladas, com os chineses tomando 23,08 milhões

16/05/2019 | Agricultura

Crescimento do setor agrícola ajuda manter município de Cláudia, afirma Sérgio Dalmaso

AGRONEGÓCIO

11/05/2019 | SOJA

RS finaliza colheita da soja

A colheita da soja está praticamente concluída no Rio Grande do Sul, restando apenas 3% da área cultivada com o grão

10/05/2019 | SOJA

Soja trabalha estável nesta 6ª feira em Chicago e espera novos números do USDA

09/05/2019 | BOVINOS DE CORTE

Expoagro Dourados terá julgamento de genética de qualidade da raça Nelore

O evento acontece entre 10 e 19 de maio, com julgamento de animais do dia 16 a 18 de maio

08/05/2019 | SUÍNO

Exportações de carne suína crescem 44,3% em abril

No quadrimestre, a alta é de 10,29%

07/05/2019 | SEM EXTINÇÃO

Secretário: Empaer deve R$ 130 milhões, mas patrimônio é maior

Agricultura Familiar faz levantamento sobre empresa e apresenta até 30 de maio dados ao governador